Bareme Rádio: Segmento mantém-se em queda
As audiências de rádio mantêm a tendência descendente, com uma quebra de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda assim, a RFM reforçou a liderança nas audiências, subindo dos 12,7% alcançados no segundo trimestre do ano passado para 14% em igual período deste ano, o que representa uma variação positiva de 10,24%.
Maria João Morais
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
As audiências de rádio mantêm a tendência descendente, com uma quebra de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.Ainda assim, a RFM reforçou a liderança nas audiências, subindo dos 12,7% alcançados no segundo trimestre do ano passado para 14% em igual período deste ano, o que representa uma variação positiva de 10,24%. Segundo dados divulgados pelo Bareme – Rádio (estudo realizado pela Marktest), as restantes emissoras do grupo Renascença também apresentaram um crescimento em audiência acumulada de véspera (AAV), sendo que o canal Renascença se mantém na segunda posição, subindo para os 10,2%, valor que mostra uma variação positiva de 6,25% face ao período homólogo. Também a Mega FM cresce quer em relação ao primeiro trimestre de 2007 (15,38%), quer face ao ano anterior (7,14%), fixando-se em 1,5% de AAV.
A maior queda foi protagonizada pelo Rádio Clube, que desceu 39,13% em audiência relativamente ao primeiro trimestre do ano passado e perdeu uma posição no ranking, para o nono lugar. A estação que foi reformulada no início deste ano, mantém a tendência de quebra face à vaga anterior de 36,36% fixando a sua AAV nos 1,4%.
A Antena 3 é a segunda estação que mais cai face à vaga anterior, ao descer de 3,8% no primeiro trimestre deste ano para 2,9% no segundo. A quebra foi, assim, de 23,68% face à vaga anterior e de 19,44% relativamente ao período homólogo.
Quanto à Rádio Comercial, embora mantenha a terceira posição no top das rádios mais ouvidas, regista também uma quebra acentuada, passando de 7,6% de audiência no segundo trimestre de 2006 para os 6,2% em período igual este ano, o que representa uma variação homóloga negativa de 18,42%.
A Antena 1 beneficiou das quedas da Cidade FM (-11,54% relativamente a igual período do ano anterior) e da TSF (-8,33% face à vaga homóloga), para subir do sexto para o quarto lugar no top das rádios mais ouvidas. Em termos de audiências, o crescimento da rádio pública foi de 11,11% em relação ao ano passado, ao fixar-se nos 5% de AAV.
A Best Rock FM apresenta uma descida de 11,11% quando o seu desempenho é comparado com a vaga anterior, mas regista uma subida de 14,29% em relação ao período homólogo. Com 0,8% de audiência, mantem-se na décima posição.
A fechar a tabela encontramos a Antena 2 que regista no último trimestre a mesma audiência alcançada no segundo trimestre de 2006 (0,6%), embora descendo face à vaga anterior, apresentando uma variação negativa de 14,29%.