Estudo aponta marketing viral como pouco eficaz
Um estudo recente da Jupiter Research revela que apenas 15% das campanhas de marketing viral atingiram o objectivo de levar os consumidores a promover a mensagem que tinha sido planeada […]

João Neves
Wise Pirates quer contratar 50 profissionais
Associação sem fins lucrativos? A E-goi dá-te um plano 100% gratuito (com IA e automação de marketing)
Poster Mostra transforma Marvila numa galeria a céu aberto
67% dos ‘marketers’ estão a rever estratégias nas redes sociais
Pingo Doce abre restaurante em Portugal com pagamento por IA
O que pode ler no M&P 978
M&P 978: Agências fora de Lisboa e do Porto faturam milhões + Entrevista Pedro Castro (Multilem) + O pistáchio e as cuecas do coelho
Vileda entrega marketing à Oitenta8
Message in a Bottle comunica rebranding da Estoril Living
KOR Creatives estabelece parceria com Universidade do Algarve
Um estudo recente da Jupiter Research revela que apenas 15% das campanhas de marketing viral atingiram o objectivo de levar os consumidores a promover a mensagem que tinha sido planeada pelos marketeers.
Intitulado “Marketing Viral: Levando a mensagem às massas”, o relatório concluiu que a técnica mais usada para estimular o comportamento viral foi focar o público com influência. O Media Post, que cita o estudo, acrescenta ainda que “cerca de 55% dos marketeers ouvidos ponderam abandonar esta táctica no próximo ano”.
De acordo com os dados da Jupiter Research, os utilizadores da internet mais propícios de reencaminhar mensagens publicitárias são os “relativamente mais velhos”, comparativamente aos grupos mais jovens. Enquanto os últimos utilizam com maior frequência as redes sociais, os consumidores maduros mostraram dar um uso superior ao e-mail e ao vídeo. Significa, portanto, que “o marketing viral está a alienar das campanhas o público-alvo tradicional para os seus produtos e marcas”. Por outro lado, ao apostar nas “social networks', esquece que estes canais têm quebras de utilização muito abruptas, que comprometem a transmissão das mensagens.