Rádio mantém comissão de agência em 2008
Os três principais grupos de rádio irão manter a comissão de agência no próximo ano nos 5%. A informação foi avançada ao M&P pelos responsáveis comerciais do Grupo Renascença, Media Capital Rádios e TSF.
Ana Marcela
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria campanha para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Os três principais grupos de rádio irão manter a comissão de agência no próximo ano nos 5%. A informação foi avançada ao M&P pelos responsáveis comerciais do Grupo Renascença, Media Capital Rádios e TSF. “Neste momento consideramos que seria mais oportuno concentrarmo-nos noutras questões prioritárias, como a integração das novas tecnologias nas propostas comerciais, e que não era oportuno alterarmos a comissão de agência”, justifica Renata Silva, directora comercial da Intervoz, empresa do grupo Renascença, grupo que detém a RFM (líder de audiência segundo o Bareme), Renascença e a Mega FM. Uma medida que a responsável considera que deverá ser bem recebida no mercado. “Sempre que baixámos [a comissão de agência] o mercado revela algum desconforto, por isso acho que deverá ser bem recebida”, diz.Pedro Castel-Branco, director-geral da Starcom MediaVest, quando questionado sobre o eventual impacto que esta decisão poderá vir a ter nas decisões de investimento dos anunciantes, considera que a mesma “não deverá ter grande impacto no investimento, o que traz é alguma estabilidade”. “Normalmente, quando há mexidas nas comissões de agência há uma maior pressão negocial no sentido de obter melhores valores. Portanto, é uma forma das rádios manterem as condições anteriores”, sintetiza.
Desde 2004, altura em que estava fixada nos 15%, que a comissão de agência em rádio tem vindo a descer gradualmente até atingir em 2007 os 5%. Além de rádio, outdoor e cinema (com 15%) são os meios onde a comissão de agência ainda se mantém. Na televisão, a comissão atingiu o valor zero em 2006, sendo que na imprensa os valores variam entre os zero (para os grupos de media mais relevantes) e os 15% para títulos de nicho e regionais.