Portugal vai seguir conceito Europe’s West Coast
A campanha promocional da imagem de Portugal no estrangeiro, apresentada, ontem, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, foi resumida por Manuel Pinho, ministro da Economia, nos seguintes termos: “O oeste […]
Filipe Pacheco
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A campanha promocional da imagem de Portugal no estrangeiro, apresentada, ontem, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, foi resumida por Manuel Pinho, ministro da Economia, nos seguintes termos: “O oeste está associado à descoberta e à inovação”. E é nesse sentido que o conceito de Portugal Europe's West Coast, criado por Pedro Bidarra, da BBDO, pretende diminuir o défice existente em relação à percepção da imagem do país no exterior. A ideia que, aliás, sobressaiu desta apresentação foi a de que Portugal é cada vez mais reconhecido no exterior, sendo disso exemplo os nomes que dão a cara por esta campanha, como José Mourinho, Mariza, Cristiano Ronaldo ou a artista Joana Vasconcelos, cujo trabalho é amplamente elogiado no plano internacional. Porém, e como foi reconhecido António Mexia, um dos presentes no painel de oradores da apresentação de ontem, esta campanha é positiva na medida em que associa o país “à liderança e inovação”, características, aliás, fundamentais para competir nas sociedades de “fusão típicas da globalização”. Mas o presidente do conselho de administração da EDP sublinhou que tão importante como projectar a imagem do país no exterior é combater os preconceitos existentes a nível interno. “Espero que seja uma campanha de mudança cultural cá dentro e, nesse sentido, desejo que tenha tanto sucesso cá dentro como lá fora. Mostra exemplos concretos em que somos líderes, mas isso só acontece se todos cooperarmos”, sublinhou.
Euro RSCG Biss Lancaster na comunicação e concurso de meios a caminho
A campanha engloba três fases. A que arranca a 13 de Dezembro, dia da assinatura do Tratado Reformador, estará presente, a nível nacional, em outdoors de grande dimensão, em Lisboa e no Porto. Já no plano externo contará também com inscrições de imprensa em órgãos como o The Economist, a Time, o Le Monde, o El País ou El Mundo, sendo que as cidades consideradas como prioritárias para a divulgação foram Paris, Berlim, Londres e Madrid, como foi referido por Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal, à margem da apresentação. Para esta fase foram investidos três milhões de euros repartidos pela Aicep e pelo Turismo de Portugal. A este propósito, explicou Luís Patrão que foi necessário rentabilizar os custos e, para tal, procurou-se colocar a “campanha em mais meios, mas cujos targets sejam os mais relevantes”. E, nesse âmbito, a OMD foi a agência escolhida, em concurso, para planear os meios.
Numa segunda fase, prevista para o primeiro trimestre de 2008, os conteúdos serão mais vocacionados para o turismo, adiantou ainda Patrão. Já a última fase da campanha privilegiará os mercados europeus, procurando, aí sim, atrair investimento estrangeiro. Luís Patrão, elucidou que, relativamente ao planeamento de meios, será aberto de novo um concurso. Por fim, adiantou que também foi contratada, por um ano, a Euro RSCG Biss Lancaster, para fazer o trabalho de relações públicas de Portugal no exterior. A agência foi escolhida num concurso que envolveu quatro consultoras multinacionais, e cujos montantes envolvidos no negócio não quiseram ser adiantados pelo presidente do Turismo de Portugal.