Questionada originalidade da nova imagem da Optimus
A Optimus afirmou sexta-feira, em comunicado, que “não tem fundamento” qualquer semelhança entre a nova imagem da marca e o logotipo da Nokia Trends Lab. A marca reagia assim a insinuações anónimas chegadas às redacções que davam conta da afinidade entre as duas identidades visuais.
Filipe Pacheco
TLC funde operações em Portugal e Espanha com TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
A Optimus afirmou sexta-feira, em comunicado, que “não tem fundamento” qualquer semelhança entre a nova imagem da marca e o logotipo da Nokia Trends Lab. A marca reagia assim a insinuações anónimas chegadas às redacções que davam conta da afinidade entre as duas identidades visuais. “Enquanto o mercado reage com falsas acusações, a Optimus esforça todos os esforços no cliente em dar resposta às suas necessidades”, rematava a empresa num esclarecimento enviado às redacções.
No entanto, a Nokia Trends Lab não foi a única imagem a ser comparada à da Optimus. Na internet surgiram também comentários que estabeleciam um paralelo entre a marca EDP 5D, lançada em Setembro de 2006, e a imagem da Optimus. Rui Morais, director criativo da Mola Ativism, agência que criou esta marca para a EDP, referiu ao M&P que, ao serem utilizadas as bolhas nas duas imagens, revelam-se “semelhanças gráficas”, salvaguardando, contudo, que “o conceito criativo é diferente”.
Também o tipo de letra agora adoptado pela Optimus foi comparado em blogues ao da Novodesign, empresa que deu origem à Brandia. Contactado pelo M&P, Carlos Coelho, ex-responsável máximo pela empresa, referiu que “é uma constatação concreta. São muito semelhantes”. Embora acredite que “não fosse essa a intenção”, acrescenta, no entanto, que “talvez uma marca merecesse outra atenção para que esse tipo de coisas fosse evitado. Isso requer um trabalho original, que implica mais tempo e mais investimento”. A Optimus recusou-se a tecer qualquer comentário sobre eventuais semelhanças com a EDP 5D e o lettering da Novodesign.