Reveladas as 37 Superbrands de 2008

A organização do Superbrands divulgou as 37 marcas distinguidas na edção de 2008, dos prémios que têm como objectivo promover o reconhecimento de marcas nos domínios do mercado, longevidade, goodwill, […]

Maria João Lima

Reveladas as 37 Superbrands de 2008

A organização do Superbrands divulgou as 37 marcas distinguidas na edção de 2008, dos prémios que têm como objectivo promover o reconhecimento de marcas nos domínios do mercado, longevidade, goodwill, […]

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A organização do Superbrands divulgou as 37 marcas distinguidas na edção de 2008, dos prémios que têm como objectivo promover o reconhecimento de marcas nos domínios do mercado, longevidade, goodwill, fidelização e aceitação. Na área das bebidas destacam-se a Absolut, Grant’s, Licor Beirão, Pedras Salgadas, Super Bock, Vitalis, Delta e Nespresso. Na área de media, as marcas distinguidas são Diário de Noticias, Jornal de Noticias, Metro e Sábado. CTT, Nokia, Optimus, Portugal Telecom e Vodafone destacam-se no que toca às comunicações, enquanto na área alimentar as escolhidas são o Bom Petisco, Limiano, Nestlé, Modelo e Continente. Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Montepio e Unibanco são as marcas em destaque no sector da banca. Entre as marcas apuradas pelo conselho Superbrands e depois votadas pelos consumidores estão também EDP, Galp, Halibut, Médis, Puma, Remax, Securitas, Sport Lisboa e Benfica, TAP Portugal, X-Box e Xerox. A distinção Superbrands está presente em 88 países. Na edição deste ano, o apuramento das marcas premiadas deixou de ser exclusiva do conselho Superbrands com a introdução da votação por parte do consumidor. O conselho vota 1.300 marcas e estabelece uma primeira triagem que resulta numa shortlist de 500 marcas. Estas são votadas posteriormente por 25 mil consumidores que comprovaram o brand equity de cada marca. Segundo a organização, no dia 7 de Maio haverá um evento no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, para lançar oficialmente o livro das Superbrands 2008, que este ano está na quarta edição.

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Wise Pirates quer contratar 50 profissionais

IA generativa e ‘machine learning’, gestão de estúdio de imagem e som, marketing, computação e software, criatividade, experiência, inovação imersiva, dados e gestão de ativos digitais são algumas das posições em aberto

A Wise Pirates quer contratar 50 profissionais em 2025, para as áreas de pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial generativa e engenharia de ‘machine learning’, gestão de estúdio de fotografia, som e vídeo, e inovação, entre outras. O objetivo é acelerar o crescimento das empresas parceiras desta agência de marketing digital, consultoria digital e tecnológica e integração tecnológica.

A agência, que já conta com 120 funcionários, procura também profissionais nas áreas de marketing, IT, engenharia de computação, desenvolvimento de software, inteligência artificial, criatividade, experiência, inovação imersiva, dados e gestão de ativos digitais, em que a engenharia de dados será um elemento central em todos os projetos.

“Estamos a investir no futuro da experiência, que usa o melhor da tecnologia e do digital e, para tal, queremos apostar no talento nacional. Estas novas contratações vão permitir-nos continuar a inovar e a entregar soluções que fazem a diferença para os nossos clientes, e para o ecossistema das empresas e parceiros em Portugal”, explica Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates, citado em comunicado de imprensa.

As posições nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial (IA) generativa e engenharia de ‘machine learning’ dirige-se a profissionais com experiência em LLMs, micro-LLMs e agentes de IA. “O foco estará no desenvolvimento de soluções inovadoras para marketing, tecnologia e outras indústrias, combinando pesquisa, desenvolvimento e produção de software, para soluções de impacto global. O profissional deverá ter experiência em frameworks como TensorFlow, PyTorch e LangChain, além de conhecimento em MLOps e infraestruturas de cloud como Google Cloud, Azure ou AWS”, avança a Wise Pirates em comunicado.

Para a posição de engenheiro de ‘machine learning’, a Wise Pirates procura profissionais com competências em modelagem de dados, transformação de dados não estruturados e implementação de soluções escaláveis para o ecossistema digital.

O gestor de estúdio de fotografia, som e vídeo, e de inovação, além das competências técnicas, terá que explorar tecnologias como AR/VR, captação com drones e IA aplicada ao audiovisual, com o foco em ‘mix reality’ em ligação com as novas jornadas de experiência e sua expansão, em particular para marcas de bens de consumo embalados ou retalho, entretenimento, turismo, educação, desporto ou serviços. O objetivo é produzir conteúdos de alto impacto para redes sociais, websites e outras plataformas digitais.

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Associação sem fins lucrativos? A E-goi dá-te um plano 100% gratuito (com IA e automação de marketing)

Iniciativa quer levar tecnologia de marketing digital a organizações sem fins lucrativos — sem qualquer custo.

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A E-goi, plataforma portuguesa de automação de marketing omnicanal e inteligência artificial, lançou o E-goi Apoia, um plano gratuito que coloca tecnologia de ponta ao serviço de ONGs e associações sem fins lucrativos.

Com esta iniciativa, a E-goi pretende democratizar o acesso a ferramentas de comunicação e marketing digital avançadas — muitas vezes inacessíveis por falta de orçamento — para que estas organizações possam ampliar o seu impacto social de forma eficaz e sustentável.

O plano inclui funcionalidades como:

  • envio de email marketing e webpush para até 50 mil contactos

  • automação de campanhas

  • 100 SMS por mês,

  • formulários e landing page

  • ferramentas de inteligência artificial

  • gestão de redes sociais

  • captação de leads via WhatsApp

  • suporte técnico especializado.

Segundo Iúri Ferreira, Project Owner do projeto, o objetivo é garantir que “quem já trabalha diariamente para transformar o mundo tenha acesso às ferramentas necessárias para comunicar, mobilizar e crescer”.

Um exemplo de como a tecnologia pode fazer a diferença é a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, com mais de 30 anos de atuação no setor. A coordenadora de comunicação, Marisa David, conta que utilizam a E-goi há mais de dez anos para enviar mensagens segmentadas por email e SMS, o que tem fortalecido a relação com os diferentes públicos da organização. “É isto que transforma uma base de dados em pessoas”, afirma.

A meta da E-goi é apoiar o máximo de organizações sem fins lucrativos, reforçando o seu compromisso com a transformação social através da tecnologia.

Para mais informações e adesão, acesse: E-goi Apoia

Sobre a E-goi

A E-goi é a tecnologia de automação de marketing omnichannel para marcas B2C com grandes audiências no retalho, e-commerce e serviços, que liga o mundo físico ao online, com maior rapidez e ROI garantido pela importância e proximidade que tem com cada cliente, potenciadas pelas suas soluções de IA.

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Poster Mostra transforma Marvila numa galeria a céu aberto

O projeto celebra dez anos de criatividade e pelo quinto ano consecutivo tem como parceira a histórica marca de vinho do Porto Sandeman

O projeto Poster Mostra regressa para uma edição especial e desafia os artistas a dar vida às ruas de Marvila, com posters de grandes dimensões, transformando o bairro numa autêntica galeria a céu aberto. E pelo quinto ano consecutivo, a iniciativa tem como parceira a histórica marca de vinho do Porto Sandeman.

Bruno Pereira, curador e diretor criativo do Poster e de Departamento, destaca a missão de dar nova vida às paredes do bairro lisboeta: “parece que foi ontem que aquelas paredes desertas chamaram por nós. Celebremos uma década de criatividade e arte numa Marvila que se tornou uma galeria ao ar livre”, refere, citado em comunicado de imprensa.

Antes da exposição de rua vão ser lançadas duas ‘Open Call’, que decorrem entre 15 de abril e 15 de maio, com o objetivo de revelar o talento de todos os que queiram dedicar-se à liberdade de expressão artística. Qualquer pessoa pode concorrer, independentemente de ter ou não formação artística, da idade ou nacionalidade, bastando apresentar propostas que possam ser aplicadas ao formato de Poster.

Também é possível concorrer à ‘Open Call Sandeman’ , inspirando-se no património iconográfico da marca.
Todos os trabalhos enviados para ambas as ‘Open Call’ serão expostos no Marvila 8, cuja inauguração se integra na programação do dia 21 de junho.

Os resultados das duas ‘Open Call’ serão revelados no dia 26 de maio, através das redes sociais do Poster Mostra e nas redes sociais da marca Sandeman.

Ao longo das últimas nove edições, as ‘Open Calls’ do Poster Mostra receberam mais de duas mil participações, provando a relevância do projeto na cena artística e urbana.

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67% dos ‘marketers’ estão a rever estratégias nas redes sociais

Menor eficácia das campanhas, devido às mudanças constantes de algoritmos, subida dos preços da publicidade e dificuldades de segmentação com o aumento das restrições de privacidade são alguns dos problemas

A maioria dos ‘marketers’ (67%) está a rever as estratégias para as redes sociais. De acordo com o estudo ‘The Pulse of Performance Advertising: Diminishing Returns’, realizado pela Qualtrics, em parceria com a Taboola, 69% dos profissionais estão a testar novos formatos para fazer face à diminuição de interações com as publicações, às mudanças de algoritmos e ao aumento dos preços das campanhas em redes sociais como o Instagram, o TikTok, o Facebook e o X.

“Promover marcas, empresas, produtos e serviços nestas plataformas é cada vez mais desafiante. À medida que os orçamentos para campanhas digitais aumentam, 75% dos anunciantes afirmam que o acréscimo de gastos não se traduz em melhores resultados”, refere o estudo, elaborado a partir de um inquérito a 307 ‘marketers’.

Na opinião de 66% dos profissionais do marketing, a redução de interações dos consumidores nas redes sociais prende-se com a saturação das audiências, com 58% dos inquiridos a apontar o cansaço que os utilizadores sentem das plataformas.

Entre as causas apontadas para a menor eficácia das campanhas estão também as mudanças regulares de algoritmos e a subida dos preços dos espaços publicitários nas redes sociais, apontados por 47%, sendo que 36% dos inquiridos também mencionam as dificuldades de segmentação que as restrições de privacidade têm vindo a causar.

“Os profissionais de marketing de desempenho estão a rever as estratégias, indo além das redes sociais, com mais de 50% dos ‘marketers’ a expandir-se para canais adicionais. Muitos também procuram soluções através da diversificação e da experimentação, com 67% a redefinir as estratégias de segmentação de audiências”, salienta o estudo, que revela que 55% estão a virar-se para novas plataformas sociais.

“Embora as redes sociais continuem a absorver uma parte significativa dos orçamentos de publicidade das marcas, a sua eficácia começa a apresentar sinais de desgaste. Num contexto que exige uma grande agilidade, a diversificação para outros canais pode ajudar a reduzir a dependência de um único canal e gerar novas oportunidades de crescimento”, recomenda o estudo.

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Pingo Doce abre restaurante em Portugal com pagamento por IA

No espaço Comida Fresca do Alegro Sintra, os clientes têm ao seu dispor cinco caixas de pagamento ‘self checkout’, com inteligência artificial, desenvolvida pela ‘startup’ Retail Robotics Solutions

O Pingo Doce anuncia a abertura do primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial (IA). No novo espaço Comida Fresca do Alegro Sintra, os clientes têm ao seu dispor cinco caixas de pagamento ‘self checkout’, com inteligência artificial, desenvolvida pela ‘startup’ Retail Robotics Solutions, Na prática, o sistema reconhece a comida que o cliente leva no tabuleiro, através do reconhecimento de imagem, de acordo com o comunicado da retalhista.

Para o diretor de IT do Pingo Doce, José Esteves, a tecnologia desempenha um papel relevante nos restaurantes Comida Fresca. “Iniciámos este projeto há cerca de um ano com o foco principal em melhorar a experiência dos clientes durante o processo de pagamento nos nossos restaurantes. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento, e consequente diminuição dos tempos de espera”.

O sistema identifica a comida através da forma,  cor e textura. E quanto mais for usado, melhor fica, como explica Dimitri Rodin, CEO da Retail Robotics Solutions. A IA aprende com cada nova utilização, tornando-se mais rápida e mais precisa a cada interação. “A IA tornou-se uma das tendências globais mais influentes. Estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução”, conclui.

O espaço de restauração do Pingo Doce do Alegro Sintra foi totalmente renovado, contando com com uma capacidade de 342 lugares sentados.

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O que pode ler no M&P 978

No Lado B, a rubrica Fatal, Banal, Genial apresenta o Insteroid, carro elétrico da Hyundai que é inspirado na estética dos videojogos. O chocolate do Dubai e o impacto das tarifas nos investimentos publicitários são outros dos temas na última página do jornal

Na edição 978, o M&P revela como é que as agências de comunicação, marketing, publicidade e design, fora de Lisboa e do Porto, trabalham grandes clientes, faturam milhões e conquistam prémios. Joaquim Henriques, CEO da Oonify, na Nazaré, por exemplo, revela ter faturado €1 milhão em 2024, a crescer 38%.

Estar longe dos centros de decisão aumenta a criatividade, porém, tem desvantagens.

Em entrevista Pedro Castro, CEO da Multilem, empresa que começa em 1986 a fazer ‘stands’ para feiras e que hoje dedica-se a experiências de marca, revela que no início vislumbra a possibilidade de crescer, mas nunca imagina uma multinacional nos quatro continentes.

Na rubrica De Portugal Para O Mundo, Bernardo Caupers, diretor de marketing de ‘sweet baked goods and snacks’ da Bimbo Canadá, partilha a experiência de viver e trabalhar em Ontário.

Na Opinião, Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, argumenta que o chocolate do Dubai existe desde 2021, mas é a aposta de outras marcas em replicar a receita e investir em marketing de influência que gera esta ‘corrida ao ouro’.

José Bomtempo, sócio e diretor criativo executivo da Bar Ogilvy, sugere que, assim como reconhecemos as campanhas disto e daquilo, o civismo merece igual reconhecimento no imaginário coletivo português.

Na coluna Silicon Wood, Pedro Filipe-Santos, codiretor executivo e sócio da Snack Content Portugal, escreve sobre a geração (os Zillenials) que conhece a frustração de esperar que um vídeo carregue no YouTube em 240p, mas agora fica impaciente se um TikTok demora mais de cinco segundos a começar.

O dossier especial é dedicado às apostas online, que estão entre a expansão digital e os desafios regulatórios, com os operadores a defenderem uma comunicação responsável.

No Lado B, última página do jornal, a rubrica Fatal, Banal, Genial apresenta o Hyundai Insteroid, o novo protótipo elétrico da Hyundai que é inspirado na estética dos videojogos e em tudo idêntico aos carros dos jogos de corrida, para cativar a geração Z. Revelado a 1 de abril, pode até parecer mentira, mas está a ser apresentado até 13 de abril, no Salão da Mobilidade de Seul.

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Vileda entrega marketing à Oitenta8

Além da seleção de influenciadores digitais multiplataforma, a agência de marketing também é responsável pela adaptação de tendências à marca do grupo Freudenberg, após ter ganho o concurso lançado pela Vileda

A Oitenta8 ganhou o concurso lançado pela Vileda para gerir a área de marketing de influência da multinacional.
Para além da consultoria estratégica, criatividade e gestão de projetos, a agência de marketing fica ainda responsável pela seleção de influenciadores digitais multiplataforma e pela adaptação de tendências à estratégia comunicacional da marca do grupo Freudenberg.

“Poder trabalhar em estratégias que amplificam e dinamizam estes seus pilares, atualizando ao máximo as mensagens da marca, é o tipo de colaboração ativa com que nos identificamos. É com uma enorme satisfação que agora trabalhamos em conjunto, com uma equipa extremamente dinâmica e recetiva a novas ideias e conceitos criativos, fazendo jus à assinatura de inovação permanente da marca”, explica Marta Albuquerque, fundadora e diretora executiva da Oitenta8, citada em comunicado de imprensa.

O contrato assinado com a consultora, que não trabalha com mais de três marcas em simultâneo por opção estratégica, também abrange a gestão de projetos comunicacionais, de forma a corresponder à planificação e execução de mensagens, campanhas publicitárias e ações de comunicação da marca.

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Message in a Bottle comunica rebranding da Estoril Living

A Estoril 8023, empresa que explora hotéis como o Valverde Sintra Palácio de Seteais (na foto) e o Holiday Inn Braga, adota uma nova designação na sequência da contratação de Carolina Afonso como diretora de marketing e digital

A Message in a Bottle é a agência escolhida para comunicar o rebranding da Estoril Living, nova designação da Estoril 8023, empresa hoteleira que explora os hotéis Valverde (Valverde Lisboa Hotel & Garden, Valverde Sintra Palácio de Seteais e Valverde Santar Hotel & Spa), além do Holiday Inn Braga, do InterContinental Cascais-Estoril e do futuro Marriott Residence Inn Lisboa.

“A transição para Estoril Living é mais do que uma mudança de nome. Representa a nossa visão de futuro, onde a excelência e a inovação andam de mãos dadas, criando experiências únicas para os nossos hóspedes e investindo em soluções que proporcionam valor a longo prazo para os nossos parceiros e investidores”, explica Pedro Mendes Leal, CEO da Estoril Living, citado em comunicado de imprensa.

A mudança de designação acontece após a contratação de Carolina Afonso, ex-CEO do Gato Preto em Portugal e Espanha, como diretora de marketing e digital da empresa. O rebranding da Estoril Living reforça a estratégia de expansão robusta, que contempla a introdução de novos conceitos hoteleiros, como o Marriott Residence Inn Lisboa, no Campo Pequeno, ainda em 2025.

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KOR Creatives estabelece parceria com Universidade do Algarve

“Esta parceria estratégica com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve permite-nos contribuir para a formação de profissionais mais preparados, conscientes e criativos”, diz Pedro Águas (na foto), CEO da KOR Creatives

A KOR Creatives, agência de comunicação sediada em Faro, estabeleceu uma parceria estratégica com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (FEUAlg), com o objetivo de promover a ligação entre o ensino académico e o mercado profissional nas áreas do marketing e marketing digital.

“Acreditamos que o futuro dos estudantes se constrói com base na partilha de conhecimento, na experimentação e no contacto direto com o mercado. Esta parceria com a FEUAlg permite-nos contribuir para a formação de profissionais mais preparados, conscientes e criativos”, afirma Pedro Águas, CEO da KOR Creatives.

Esta colaboração prevê a realização de várias iniciativas, como seminários e workshops, direcionadas a alunos do mestrado em Gestão de Marketing. A primeira ação decorreu no passado dia 27 de março, na KOR Academy, com o workshop Produção e Edição de Vídeo para Redes Sociais, conduzido por Eva Sanches, agente da KOR Creatives e embaixadora do Mestrado em Gestão de Marketing da FEUAlg.

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