Bloco de Esquerda quer proibir publicidade ao álcool no desporto
O Bloco de Esquerda vai insistir no Parlamento na proposta de lei que pretende proibir a publicidade ao álcool no desporto, projecto que se estende a marcas de bebidas alcoólicas […]
Filipe Pacheco
Madalena Pereira é a nova diretora de marketing da JLL
SJ preocupado com futuro do Público
Tolerância à publicidade no ‘streaming’ está a aumentar
Há otimismo na comunicação social, apesar dos desafios políticos e tecnológicos
George Clooney protagoniza anúncio da Nespresso, com Eva Longoria, Camille Cottin e Kim Go Eun (com vídeo)
BBDO Portugal faz campanha em Times Square (com vídeo)
Leo Burnett e Publicis Worldwide fundem-se e nasce a Leo
Elon Musk autonomiza nova ‘app’ para consumidores. Compra do TikTok desmentida
Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica
Oppo entrega comunicação estratégica à Team Lewis
O Bloco de Esquerda vai insistir no Parlamento na proposta de lei que pretende proibir a publicidade ao álcool no desporto, projecto que se estende a marcas de bebidas alcoólicas ou marcas associadas. Como refere a Lusa, a proposta que o BE vai apresentar em plenário abrange todas as ligas desportivas, as sociedades e clubes desportivos. Refira-se que esta medida já havia sido apresentada no período que antecedeu o Euro 2004, sendo que na altura a proposta de restrição apenas abrangia as bebidas alcoólicas, deixando de fora as marcas associadas. Nessa ocasião o projecto foi chumbado, com os votos contra do PSD/CDS-PP, os partidos que apoiavam o governo maioritário de centro-direita, a abstenção do PS e os votos a favor do PCP. Exemplos de casos abrangidos seriam o da Taça da Liga/Carlsberg Cup, cuja primeira edição da prova terminou no último fim-de-semana, com o Vitória de Setúbal a sair vencedor sobre o Sporting Clube de Portugal, e o patrocínio da Sagres à selecção nacional de futebol.
Em declarações à agência noticiosa, o deputado do BE José Soeiro, recusou existir “uma perspectiva proibicionista em relação ao álcool”, acrescentando que o que os bloquistas pretendem é “impedir a associação de marcas de bebidas alcoólicas ao fenómeno desportivo”. O deputado disse ainda que é objectivo do partido combater a “esperteza saloia das empresas, sobretudo as cervejeiras, que criaram bebidas sem álcool da mesma marca para contornar a lei”.