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Agência brasileira usa imagem de Sócrates para ir a Cannes

A Heads Propaganda, de Curitiba, Brasil, vai levar a Cannes a campanha de imprensa para a Tesa, com as gafes de algumas figuras internacionais, entre as quais o primeiro-ministro português […]

Filipe Pacheco
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A Heads Propaganda, de Curitiba, Brasil, vai levar a Cannes a campanha de imprensa para a Tesa, com as gafes de algumas figuras internacionais, entre as quais o primeiro-ministro português […]

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tesajosesocrates.jpgA Heads Propaganda, de Curitiba, Brasil, vai levar a Cannes a campanha de imprensa para a Tesa, com as gafes de algumas figuras internacionais, entre as quais o primeiro-ministro português José Sócrates. Nas peças são vistos alguns políticos com a boca tapada por uma fita da Tesa, estando escritas por baixo algumas gafes que George W. Bush, Hugo Chavez ou Silvio Berlusconi cometeram publicamente. A frase destacada para Sócrates foi a utilizada num discurso que este, a propósito da lei da nacionalidade, deixou escapar “que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre”. A campanha, que foi concebida para divulgar a marca Tesa no Brasil em inícios de Janeiro, utilizou apenas figuras públicas brasileiras, com destaque para Lula e para a ministra do turismo brasileira. Contudo, a agência decidiu estender a campanha a figuras internacionais, pois é com essas peças que pretendem apresentar-se no festival de Cannes de Publicidade. “Decidimos juntar algumas asneiras que os políticos dizem e ligar isso com o produto. Começámos a procurar políticos e o primeiro que nos apareceu como óbvio foi o Bush por ser o campeão da ‘bobagem'”, explicou Paulo de Almeida, director de arte da campanha. A utilização destas personalidades nas peças justifica-se por serem “pessoas mais conhecidas dos jurados que vão estar presentes em Cannes”. No Brasil, a campanha local já foi distinguida pelo Prémio Colunistas do Brasil.

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Comunicação

Global reforça portefólio com três novos clientes

Contacto Atlântico, Sofitel Lisbon Liberdade e Future World Film Festival são as novas contas conquistadas pela Global, que será responsável pela estratégia de comunicação a seguir, para reforçar a notoriedade e consolidar a presença destas marcas no mercado nacional

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A Global começa 2025 com uma expansão do portefólio de clientes, com a conquista das contas da Contacto Atlântico, atelier de arquitetura especializado na reabilitação de edifícios históricos, do hotel Sofitel Lisbon Liberdade e do Future World Film Festival, novo festival internacional de cinema que terá lugar no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Estas entidades confiam à agência  de comunicação, relações públicas e estratégia digital a responsabilidade de conceber e implementar as respetivas estratégias de comunicação, com o objetivo de reforçar a notoriedade e consolidar a presença das marcas no mercado nacional.

“Estamos muito entusiasmados com este início de 2025 e com a oportunidade de aplicar o nosso vasto conhecimento em comunicação estratégica, em três projetos tão distintos e representativos de setores importantes da economia. A diversidade e a inovação destas entidades refletem a nossa capacidade de criar estratégias de comunicação personalizadas e de impacto”, refere Isabel Jorge de Carvalho, CEO da Global, acrescentando que “o nosso objetivo é fortalecer a presença de cada uma destas marcas em Portugal”.

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Control tem o amor na ponta da língua em campanha da WYcreative

O passatempo da Control para o Dia dos Namorados quer desafiar os portugueses a descobrir a sua linguagem no amor e a ganhar uma viagem ao México, através de desafios semanais relacionados com cada uma das ‘love languages’

A nova campanha digital da Control, criada pela WYcreative para o Dia dos Namorados, desafia os participantes a explorar as cinco ‘love languages’ e a ganhar uma viagem ao México para duas pessoas com tudo incluído. O passatempo ‘Amor na ponta da língua’ decorre numa ‘landing page’ durante seis semanas, com um desafio semanal relacionado com cada uma das ‘love languages’, durante as primeiras cinco semanas: palavras de afirmação, qualidade de tempo, receber presentes, atos de serviço e toque físico.

“As ‘love languages’ são sobre demonstrar o amor de diferentes formas e nada é mais prazeroso do que quando um casal consegue comunicar e compreender a forma como o outro ama”, argumenta Sérgio Lobo, diretor criativo executivo da WYcreative.

Para participar, é necessário adquirir um produto Control, fazer o ‘upload’ do talão de compra e completar o desafio relacionado com a ‘love language’ apresentada. Em cada semana será atribuído um prémio relacionado com a ‘love language’ em destaque. Na última semana do passatempo, os participantes são desafiados a demonstrar que já conhecem as cinco ‘love languages’, tendo a possibilidade de ganhar o prémio final: uma viagem ao México. O passatempo na ‘landing page’ dura até 23 de fevereiro.

“Celebrar o Dia dos Namorados é sempre um marco especial para a Control — é a nossa forma de reforçar a importância da conexão entre as pessoas. Sabemos que, por vezes, podem surgir falhas de comunicação nos relacionamentos, mas com a campanha ‘Amor na ponta da língua’ queremos fazer parte da solução e ajudar os casais a expressarem as suas emoções e a construírem relações mais saudáveis e divertidas”, refere Patrícia Nunes Coelho, diretora de marketing da Control Iberia.

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Ana Neves reforça equipa da Inventa

A consultora de patentes, que é mandatária da patente europeia EQE e agente oficial da propriedade industrial, é a mais recente contratação da Inventa, consultora especializada em proteção de marcas, patentes, direitos de autor e domínios

Ana Neves (na foto) é a nova contratação da Inventa, consultora especializada em proteção e internacionalização de marcas, patentes, direitos de autor e domínios.

A consultora de patentes, que é mandatária da patente europeia EQE e mandatária autorizada de marcas e design pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), também é agente oficial da propriedade industrial.

Mestre em regulação e avaliação de medicamentos e produtos de saúde pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e licenciada em engenharia química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Ana Neves tem um percurso profissional maioritariamente ligado às áreas da propriedade industrial na indústria farmacêutica e biofarmacêutica, desenvolvendo estratégias para a proteção de ativos de propriedade intelectual.

“A sua notável experiência e excelência profissional são acompanhadas por uma forte aliança com os nossos valores e compromisso, essenciais para a proteção da inovação”, salienta Tiago Reis Nobre, CEO da Inventa, citado em comunicado de imprensa.

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Continente investe €6 milhões em loja inteligente

Através de visão computacional, de algoritmos de inteligência artificial e de prateleiras sensorizadas com balanças, a tecnologia usada no novo supermercado de Leiria (na foto) permite a criação autónoma e em tempo real do carrinho virtual individual dos clientes

É anunciada como a maior loja inteligente do mundo e acaba de abrir em Leiria. Com uma área de cerca de 1.200 metros quadrados, o supermercado Continente Bom Dia Leiria São Romão representa o maior investimento da marca Continente Bom Dia em 2024, no total de €6 milhões, dos quais €1,5 milhões destinados à implementação da tecnologia Sensei, que visa simplificar as visitas à loja, através do conceito de ‘smart checkout’.

“Esta nova loja representa um marco significativo na inovação e na modernização do setor do retalho, combinando o apoio dos nossos colaboradores com a tecnologia Sensei para uma experiência de compra única”, salienta Luís Moutinho, CEO da MC, detentora da marca, citado em comunicado de imprensa.

O ‘smart checkout’, que representa uma experiência de compra alternativa aos meios tradicionais, recorre à visão computacional, a algoritmos de inteligência artificial e a prateleiras sensorizadas com balanças, para criar, de forma autónoma e em tempo real, o carrinho de compras virtual dos clientes.

À medida que avança na jornada de compra, o consumidor escolhe os artigos e coloca-os no carrinho ou no cesto, à semelhança do que faz habitualmente, com as compras a serem registadas numa fração de segundos. No final, quando se aproxima do ‘smart checkout’, não precisa de fazer qualquer procedimento, a não ser validar e liquidar os produtos selecionados.

“Os clientes que optam pelo ‘smart checkout’ terão de pesar os produtos de peso variável (fruta e legumes, por exemplo), nas balanças e dispositivos de ‘scanning’. A zona da peixaria inclui atendimento, com áreas de pedido e de entrega, sendo que, no modo ‘smart checkout’, a adição do artigo ao carrinho virtual é feita pelo colaborador”, explica a empresa.

Sendo o formato híbrido, os clientes continuam a poder optar pelas formas de saída comuns, como as caixas manuais, para quem prefere um atendimento personalizado, em alternativa aos ‘self checkouts’, com a vantagem de acelerar o processo.

“Mais do que eliminar filas, a nossa tecnologia transforma toda a experiência de compra e oferece ao Continente Bom Dia dados em tempo real para otimizar operações e aumentar a eficiência. Estou confiante de que esta nova loja marca um ponto de viragem e desafia o setor a explorar novas possibilidades, redefinindo o futuro do retalho”, refere Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei, citado no documento.

Por ocasião da abertura da loja, reforçando o apoio à comunidade local através da Missão Continente, foram doados cabazes de bens essenciais a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região, à Associação Bem Estar de Parceiros, à Fundação Vítor Reis Morais e à Instituição de defesa e proteção dos animais, Associação Zoófila de Leiria – Fiéis Amigos. As três instituições recebem também os excedentes diários do supermercado.

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McDonald’s e Publicis fazem cortes na diversidade. Costco contraria tendência

Algumas empresas estão a afastar-se dos conceitos de diversidade, equidade e inclusão (DEI) para evitar ressentimentos por parte de grupos conservadores, direcionando-se mais para as ideias de sustentabilidade e impacto

A McDonald’s, que nos últimos anos tem vindo a aumentar o foco na importância das políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), anuncia que está a pôr fim a algumas destas práticas, noticia o The Guardian. O Publicis Groupe, por seu lado, acaba de despedir quase metade da equipa de DEI, incluindo Geraldine White, diretora de diversidade da ‘holding’ desde 2021, avança a Ad Age. A Costco, que tinha reafirmado o compromisso com a diversidade, apresenta-se como uma exceção nesta tendência.

A McDonald’s justifica que o “cenário legal em mudança”, após decisões do Supremo Tribunal dos Estados Unidos e ações de outras empresas, leva a empresa a analisar as políticas que seguia em matéria de DEI. A cadeia de restauração rápida vai abandonar objetivos específicos – introduzidos em 2021 na sequência de ações judiciais que alegavam assédio sexual e discriminação racial – para aumentar a diversidade nos níveis de liderança

Vai também deixar de promover o programa que encoraja os fornecedores a implementar formação em diversidade e a representação de minorias na sua liderança, bem como suspender a participação em estudos externos, como o índice anual de inclusão no local de trabalho da Human Rights Campaign para funcionários LGBTQ+.

O clima político em mudança, incluindo a oposição de figuras como Donald Trump e de grupos conservadores, poderá ter influenciado as últimas decisões do Mc’Donald’s. Apesar das mudanças, a equipa de liderança sénior do McDonald’s declara, em carta aberta aos funcionários e franqueados, o compromisso com a inclusão, observando que 30% dos seus líderes nos Estados Unidos provêm de grupos sub-representados, em comparação com 29% em 2021. No entanto, a empresa não atinge o objetivo original de 35%, até ao final de 2024.

O Publicis Groupe, por seu lado, justifica a decisão de despedir quase metade da equipa de DEI, com 13 colaboradores, por estar a tentar “reorientar o rumo da equipa”, segundo a Ad Age. “O nosso compromisso para com a diversidade, a igualdade e a inclusão nunca foi tão importante nem tão determinado, e esse trabalho continua com as nossas equipas em toda a organização”, refere um porta-voz do Publicis Groupe.

Segundo a Ad Age, várias empresas estão a afastar-se do conceito de DEI, para evitar ressentimentos por parte dos conservadores, relançando essas equipas sem os termos diversidade ou equidade, mas como ‘equipas de impacto’, com um foco na sustentabilidade. Um executivo do Publicis Groupe, suspeita que a ‘holding’ poderá estar a fazer o mesmo e aponta como exemplo a contratação de Nannette LaFond-Dufour como diretora de impacto, em maio de 2024.

Duane La Bom, ex-vice-presidente de recursos humanos e diretor de diversidade da Epsilon, agência de marketing do Publicis, foi também despedido no final de 2024. Duane La Bom participou em projetos para a Epsilon, como o relatório anual sobre as disparidades salariais entre homens e mulheres e a parceria com o Thurgood Marshall College Fund. Em 2024, o orçamento do DEI da Epsilon foi reduzido e duas das quatro pessoas que trabalhavam sob a direção de Duane La Bom foram despedidas.

Na sequência dos despedimentos, alguns líderes do setor criticaram o Publicis nas redes sociais, sobretudo pela alegada hipocrisia, devido ao vídeo de Boas Festas divulgado no final de 2024, no qual Snoop Dogg, uma figura proeminente da comunidade negra, declara o Publicis como “a maior ‘holding’ do mundo”.

“Numa semana, o vosso CEO usa um capuz e cumprimenta o Snoop [Dogg] numa publicação nas vossas redes sociais e, literalmente, e quero dizer LITERALMENTE, na semana seguinte, fazem uma caminhada com a vossa equipa de DEI pela porta das traseiras”, escreve Walter Geer, diretor criativo de inovação da VML na América do Norte, numa publicação no LinkedIn. “As pessoas são rápidas a abraçar a cultura negra quando esta melhora a sua imagem ou serve os seus interesses. Aproveitam-se da nossa criatividade, do nosso estilo e da nossa influência para parecerem relevantes”, acrescenta Walter Greer.

As marcas retalhistas também têm estado sob pressão nesta matéria. Empresas como a Walmart, a Lowe’s, a Tractor Supply Co. e a Ford recuaram nas políticas de DEI em 2024, após protestos de ativistas. A Costco é uma das mais recente a enfrentar a pressão dos ativistas conservadores. O retalhista norte-americano foi recentemente analisado pelo National Center for Public Policy Research, grupo conservador que alega que a Costco está envolvida numa eventual discriminação contra empregados caucasianos, asiáticos, homens e heterossexuais.

Segundo a CNN, o grupo propôs que a Costco emitisse um relatório sobre os riscos financeiros dos objetivos de DEI. A empresa argumenta, numa declaração aos investidores em dezembro, que “um grupo diversificado de funcionários ajuda a trazer originalidade e criatividade às nossas ofertas, promovendo a ‘caça ao tesouro’ que os nossos clientes valorizam”.

Ao recusar-se a ceder à pressão dos ativistas, a Costco pode servir de exemplo a outras marcas que enfrentam pressões semelhantes. “A Costco está a dizer: ‘isto é bom para o negócio, mas estou a fazê-lo porque é benéfico para os meus clientes, para os meus empregados e para os acionistas'”, declara à Ad Age Leeatt Rothschild, fundador e diretor executivo da Packed with Purpose, empresa de brindes corporativos sedeada em Chicago.

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Morreu Oliviero Toscani, fotógrafo das campanhas provocadoras da Benetton

“Gostaria de ser lembrado pelo meu trabalho todo, não apenas por esta ou por aquela fotografia”, admitia o fotógrafo italiano ao Corriere della Sera, em agosto de 2024. ‘Padre e Freira’ (na foto) é uma das campanhas mais polémicas

Morreu Oliviero Toscani, fotógrafo das campanhas mais provocadoras da United Colors of Benetton. Tinha 82 anos e sofria de uma doença rara incapacitante.

Nascido em 1942 em Milão, o filho do fotógrafo Fedele Toscani estuda em Zurique, na Suíça. Inicia a carreira em produções fotográficas para revistas de moda, fotografando modelos como Monica Bellucci. Em 1982, assume a direção criativa das campanhas da United Colors of Benetton, função que desempenha até 2000.

É durante esse período que ganha projeção internacional, com muitas das fotografias usadas para as campanhas da marca de moda italiana a causarem polémica, como é o caso de ‘Padre e Freira’, usada na campanha de outono/inverno 1991/92, onde se vê um padre e uma freira a beijarem-se.

‘Bosnian Soldier’, fotografia de Oliviero Toscani, usada na campanha de primavera/verão 1994

A fotografia das roupas ensanguentadas de um soldado bósnio, uma das imagens fortes da campanha de primavera/verão de 1994, também deu que falar, tal como a que mostra as cruzes de um cemitério ou uma composição de preservativos (utilizadas na campanha de primavera/verão de 1991) ou a de um judeu a abraçar um palestiniano, em 1986.

“Gostaria de ser lembrado pelo meu trabalho todo, não apenas por esta ou por aquela fotografia, mas, sim, pelo meu compromisso com a fotografia”, admitia o fotógrafo italiano ao Corriere della Sera, em agosto de 2024, naquela que foi a última entrevista.

Apesar de não ter tirado duas das fotografias mais chocantes das campanhas da United Colors of Benetton, foi Oliviero Toscani que decidiu usá-las para promover a marca. A imagem de David Kirby rodeado da família antes de morrer vítima de sida, utilizada na campanha de primavera/verão de 1992, foi captada pela objetiva de Thérèse Frare. ‘Murder’, que mostra uma mãe prostrada ao lado de um cadáver ensanguentado, usada na mesma campanha, tem assinatura de Franco Zecchini/Magnum.

Em 2000, a polémica gerada por uma campanha que incluía imagens de prisioneiros norte-americanos no corredor da morte, leva ao fim da colaboração de Oliviero Toscani. “Exploro a roupa para levantar questões sociais”, justificava o fotógrafo na altura, em declarações à Reuters.

Em 2017, o fotógrafo volta a colaborar com a marca, mas em 2020 a administração da United Colors of Benetton cessa novamente a colaboração, na sequência das críticas públicas de Oliviero Toscani à queda de uma ponte em Génova, gerida pela Atlantia, uma das empresas do grupo Benetton.

O trabalho de Oliviero Toscani, que foi diagnosticado com amiloidose em 2022, foi exibido no Museum für Gestaltung, em Zurique, em 2024, numa exposição intitulada ‘Fotografia e Provocação’, onde estiveram patentes algumas das fotografias polémicas usadas para promover as coleções da United Colors of Benetton.

A imagem de David Kirby rodeado da família antes de morrer vítima de sida, usada na campanha de primavera/verão de 1992, foi captada pela objetiva de Thérèse Frare

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Faturação dos cinemas sobe para €73,2 milhões em 2024. Espetadores diminuem 3,8%

Dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual indicam que o aumento de 27,1% de espetadores em dezembro, face ao mesmo mês em 2023, não compensa as perdas de entradas nas salas, no total de 2024

A receita de bilheteira das salas de cinema nacionais mantém-se estável em 2024, totalizando €73,2 milhões, o que representa um aumento de 0,4% face aos €72,9 milhões em 2023, que se justifica com a subida do preço dos bilhetes. O número de espetadores, esse, desce 3,8% para 11,8 milhões de pessoas, segundo dos dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Em 2024, os Cinemas Nos representam 68,2% da quota de mercado em receitas de bilheteira da exibição em Portugal, seguindo-se a UCI com 10,7%, a Cineplace com 6,7% e a NLC com 5,6%, empresas que representam 91,2% do mercado nacional.

Na da distribuição cinematográfica, a Nos Lusomundo Audiovisuais lidera o mercado nacional, com uma quota de espetadores de 47,9%, seguindo-se a Cinemundo, com 29,2%. Os dois juntos representam 77,1% do total nacional.

Os dados do ICA indicam que os números positivos de dezembro, em que houve um aumento de 27,1% de espetadores face ao mesmo período em 2023 e uma subida de um terço da receita, que é o melhor resultado desde dezembro de 2018, não compensam as perdas de entradas nas salas, no total de 2024.

Os filmes norte-americanos foram vistos por 72,8% do total de espetadores e os europeus por 12,9%. A lista dos dez filmes mais vistos de 2024, por sua vez, é também composta por obras de origem norte-americana. ‘Divertida-mente 2’ lidera as audiências, com 1,3 milhões de espetadores, seguido por ‘Deadpool & Wolverine’, com 611 mil entradas, num top 10 dominado por filmes infantis.

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FEEDERS e MEO: A Identidade de uma Marca Transformada em Experiência Imersiva

A FEEDERS, atelier de arquitetura focado na criação de espaços efémeros de alto impacto, foi responsável pela conceção do projeto do MEO Lounge, MEO Access e MEO Camarote presidencial, no âmbito do rebranding do MEO Arena.

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Um desafio estimulante com o objetivo de traduzir a identidade visual vibrante e jovial da marca MEO numa experiência física imersiva e inesquecível. Este não foi apenas um exercício de design, mas também uma oportunidade de materializar a inovação e a modernidade que definem a marca.

A abordagem da FEEDERS começou por mergulhar nos elementos distintivos da identidade visual da MEO. As cores vibrantes e as linhas orgânicas, que comunicam energia e dinamismo, não foram apenas incorporadas esteticamente, mas transformadas em guias para orientar a experiência do utilizador. Cada escolha foi feita com o objetivo de criar espaços que capturassem a essência da marca e a transmitisse de forma tangível.

 

Elevar a Experiência do Espetáculo: Aspiracional e Exclusivo

O MEO Lounge, MEO Access e o MEO Camarote presidencial representam o lado aspiracional dos espetáculos. Os espaços foram concebidos como um local onde cada detalhe comunica exclusividade, conforto e sofisticação. O design do lounge e do camarote presidencial não é apenas um complemento, mas um intensificador da experiência do espetáculo. A iluminação inteligente, adaptável ao mood do evento, os materiais de toque contemporâneo e a conexão visual criada pelos elementos translúcidos oferecem um ambiente que valoriza o entretenimento como uma experiência holística.

Assistir a um concerto ou evento no camarote presidencial é, portanto, mais do que apenas estar presente; é vivê-lo de uma forma exclusiva e memorável, um reflexo do conceito da FEEDERS em criar momentos de ligação emocional e inspiração para os convidados.

 

 

Materiais que “Respiram” Tecnologia e Tendências

Como sublinha Duarte Silva, Partner da FEEDERS – “A escolha dos materiais foi um ponto central na concretização desta visão. Optámos pelo policarbonato e pela chapa metálica perfurada, que conferem ao espaço um caráter moderno e inovador. Estes materiais permitiram-nos explorar a permeabilidade visual, criando uma interação fluida entre o interior e o exterior do ambiente. Esta conexão visual não apenas reflete o espírito de inovação da MEO, mas também fortalece o vínculo com o seu público, proporcionando uma sensação de abertura e acolhimento”.

Outro elemento-chave foi o design da iluminação. Foi desenvolvido um sistema de iluminação inteligente e adaptável, capaz de transformar a atmosfera do espaço conforme as necessidades. Seja para um evento dinâmico ou um momento de descontração, a iluminação ajusta-se, destacando os materiais e moldando as emoções do ambiente. Esta flexibilidade reforça a funcionalidade e a estética do espaço, tornando-o versátil e envolvente.

 

 

Integração Total: A Conexão Entre Design e Engenharia

Uma das conquistas deste projeto foi a integração de todas as especialidades, numa colaboração exemplar entre a FEEDERS e a engenharia da MEO Arena. O sistema de luz decorativa desenvolvido para os espaços está diretamente ligado ao sistema central de controlo de luz dos espetáculos, criando uma interação harmoniosa entre os eventos no palco e a atmosfera dos espaços de receção.

Este nível de integração permite uma sincronia perfeita, onde a luz, o som e o ambiente dialogam de forma natural, ampliando a experiência sensorial do público.

O Pórtico MEO: Uma Entrada de Impacto

O projeto do Pórtico MEO resolve de forma magistral a entrada dos convidados. Este elemento arquitetónico, pensado para ser visualmente marcante, também desempenha uma função prática, organizando o fluxo de pessoas e criando uma transição fluida para os diferentes espaços. Mais do que uma entrada, o pórtico é um convite para uma experiência imersiva que começa no primeiro passo dentro da arena.

Um Projeto que Torna Tangível a Essência da Marca

O culminar deste projeto são 3 espaços que vão além do impacto visual e que incentivam a experiências memoráveis. Cada detalhe, desde os materiais à iluminação, contribui para criar um ambiente imersivo, onde a identidade da marca se manifesta de forma palpável. O MEO Lounge, MEO Access e o MEO Camarote presidencial tornam-se, assim, uma extensão natural da marca e espaços que acolhem e inspiram os seus utilizadores, reforçando a ligação emocional com a MEO e criando momentos únicos e inesquecíveis.

Este projeto é um exemplo claro de como design e arquitetura podem reforçar uma estratégia de marca, transformando espaços em experiências e criando um impacto que ressoa muito além do evento em si. A colaboração entre a FEEDERS e a MEO não apenas enriqueceu a identidade da marca, mas também elevou o padrão de como as empresas podem criar conexões mais profundas com o seu público.

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M&P ganha Prémio Cinco Estrelas 2025

Com uma classificação global de 82,6% na categoria Marketing, Comunicação e Gestão, o M&P vence com uma notoriedade espontânea de 28,7%, à frente das restantes quatro publicações no top 5: Marketeer (6,4%), Briefing (3,4%), PME Magazine (1,6%) e Imagens de Marca (1,3%)

O jornal Meios&Publicidade é o vencedor do Prémios Cinco Estrelas 2025, com uma classificação global de 82,6% na categoria Marketing, Comunicação e Gestão.

Com 28,7% de notoriedade espontânea, o Meios&Publicidade ganha de forma destacada, à frente das restantes quatro publicações referidas no top 5 da categoria Marketing, Comunicação e Gestão: Marketeer (6,4%), Briefing (3,4%), PME Magazine (1,6%) e Imagens de Marca (1,3%).

A distinção dos órgãos de comunicação social nos Prémios Cinco Estrelas é o resultado da avaliação de um total de 102.400 consumidores envolvidos no processo. Depois de nomeados pela população, os cinco meios de comunicação finalistas em cada categoria “foram avaliados seguindo a rigorosa, completa e comprovada metodologia do Prémio Cinco Estrelas, tendo sido o resultado desta avaliação que vos atribuiu o Prémio Cinco Estrelas”, explica a organização do Prémio Cinco Estrelas.

A cerimónia de entrega de prémios é a 7 de fevereiro no Pátio da Galé, em Lisboa.

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Uma entrevista com Pedro Baltazar, presidente da Nova Expressão, o novo jornal PT50 para profissionais da banca e os resultados do estudo de neuromarketing das campanhas de Natal (que destaca a Calzedonia) são alguns dos temas

Na edição 972 do M&P, Pedro Baltazar argumenta que “o negócio do Omnicom com o IPG dá o sinal de que o modelo de multinacional ou é maior ou não consegue as rentabilidades anteriores”.

Em entrevista ao M&P, o presidente da Nova Expressão faz o balanço da internacionalização e da reorganização interna de plataformas digitais na agência de meios que lidera. A evolução das agências e dos meios de comunicação e os novos formatos emergentes são outros dos temas abordados na entrevista.

Com conteúdos distintivos e parcerias estratégicas, a SIC quer diversificar a oferta, fortalecer a informação e lançar novos programas. “A liderança não é uma obsessão para a SIC”, declara ao M&P Ricardo Costa, novo diretor de conteúdos da Impresa.

A propósito do lançamento da nova grelha de programação da SIC, o M&P foi falar com Ricardo Costa, que desde 6 de janeiro é também administrador da Impresa,  Bernardo Ferrão, diretor de informação da SIC, também desde 6 de janeiro, e Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento da Impresa.

Há um novo jornal para profissionais da banca.  Fundado e dirigido por Cristina Dias Neves, o PT50 é detido pela Target Media, nova editora de publicações digitais para o setor profissional. Novo Banco e Millennium são os dois primeiros anunciantes.

O anúncio ‘Natal a meias’ da Calzedonia é o mais envolvente, entre as campanhas de Natal analisadas no estudo de neuromarketing da Wyperformance, desenvolvido em exclusivo para o M&P.

Aos 92 anos, a Sanjo vive uma fase de expansão com o lançamento de novos modelos e a aposta em marketing nas redes sociais. Em 2024 fatura €2,5 milhões, mais €200 mil do que em 2023.

Instagram ou Facebook? Como decidir onde investir? Escolher uma plataforma de redes sociais pelo conforto pessoal “é como fazer o menu de um restaurante só baseado nos nossos gostos, ignorando o que os clientes preferem”, escreve Inês Ramada Curto, codiretora executiva da Snack Content Portugal, na coluna Silicon Wood.

Na crónica Profissão: Idiota, Marco Pacheco, diretor criativo executivo da BBDO e escritor, escreve sobre “alguns pares de idiotas”.

Na rubrica de Portugal Para o Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Rosa Carriço, presidente global da Kérastase – a viver em Paris há cerca de 20 anos – é a responsável pela estratégia de reposicionamento internacional da marca de cuidados capilares, que acaba de comemorar 60 anos.

Especialistas em tecnologia e media e representantes de empresas tecnológicas e de instituições públicas reúnem no Parque Ciência e Inovação de Aveiro, para debater a transformação digital nos media. A conferência ‘Convergência entre Media e Tecnologia’ é uma iniciativa do Aveiro Media Competence Center (AMCC).

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