RTP lança rádio online
Lusitânia é o nome da primeira rádio “estratégica” lançada no seio do grupo RTP. O canal focado na música portuguesa terá emissão exclusiva na plataforma online através do site radiolusitania.rtp.pt. […]
Maria João Morais
Audiências semanais: RTP1, SIC, TVI e ‘Outros’ em queda
LG tem novas soluções de publicidade para a hotelaria
Só um terço dos portugueses tem em conta impacto ambiental nas decisões de compra
Ivity aposta em design “sino-matográfico” para a marca Braga (com vídeo)
FCH-Católica lança pós-graduação adaptada à nova realidade da publicidade
Plataformas de pesquisa com IA estão a mudar a forma como as marcas são retratadas online
CCPJ repudia incentivo à criação de setores informativos sem jornalistas
Kiehl’s responde a queixas com campanha provocatória
A coragem de quem dá a cara e o sangue para batalhar um preconceito
O que pode ler na edição 973 do M&P
Lusitânia é o nome da primeira rádio “estratégica” lançada no seio do grupo RTP. O canal focado na música portuguesa terá emissão exclusiva na plataforma online através do site radiolusitania.rtp.pt. A rádio, que vai emitir 24 horas por dia, recorda o “património musical português”, estando focada não na música actual, mas na “memória”, explica ao M&P Jorge Alexandre Lopes, programador executivo da internet no grupo RTP. Contudo, esta é apenas a primeira rádio de um projecto de que deverá estender-se no futuro a novos canais temáticos disponibilizados via web, que o responsável se escusou a adiantar. Dado o cariz de serviço público da RTP, era “espectável” que a primeira das rádios temáticas promovesse a música portuguesa, justifica Jorge Alexandre Lopes. Para além da música, o canal vai começar por retransmitir conteúdos de outros canais da RDP, como Viva a Música, Alma Lusa ou Portugália, constantes do arquivo da rádio pública, mas pretende evoluir para a inclusão de conteúdos próprios. O target da nova rádio, que o programador admite estar “acima dos 40 anos” não é motivo de preocupação, uma vez que a Lusitânia pretende “extravasar os limites territoriais”, sendo o objectivo chegar aos “portugueses espalhados por todo o mundo”. Em termos de ouvintes, o responsável adianta que “chegar aos 60 mil num ano” seria positivo.Para além das rádio estratégicas, estações temáticas lançadas com um cariz definitivo, o grupo vai continuar a promover o lançamento de “rádios de oportunidade”, criadas consoante as necessidades da actualidade. A próxima a entrar em funcionamento vai emitir durante o mês de Junho, inteiramente dedicada à cobertura do Euro 2008.
A aposta no alargamento dos conteúdos na plataforma internet surge no momento em que se inicia o processo de reconversão tecnológica das rádios do grupo, cuja conclusão está prevista para o final de 2008. Jorge Alexandre Lopes admite que “estaria mais confortável se a aposta se iniciasse já com a reconversão concluída”, mas adianta que o processo que agora se inicia é “imparável”.