Consultora propõe testes de neuromarketing em Portugal
A QSP – Consultadoria de Marketing celebrou um acordo com a Mind Lab Internacional, empresa liderada pelo neurocientista David Lewis, oferecendo às empresas o acesso a técnicas de estudos de […]
Rodrigo Leite
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
A QSP – Consultadoria de Marketing celebrou um acordo com a Mind Lab Internacional, empresa liderada pelo neurocientista David Lewis, oferecendo às empresas o acesso a técnicas de estudos de neuromarketing. O managing partner da QSP, Rui Ribeiro, afirmou ao M&P que estes testes podem ser feitos em qualquer localidade do país, dependendo do cliente e do tipo de técnicas que vão ser utilizadas. Sem querer divulgar preços, Rui Ribeiro afirmou que “depende do pedido, porque há mais que uma técnica e é difícil dizer um preço, mas posso dizer que não serão tão elevados quanto o mercado espera”.
O neuromarketing permite a detecção e análise de actividade no cérebro de forma não-evasiva, a fim de compreender a maneira de pensar e sentir das pessoas. “Estes estudos começaram através de testes de publicidade, agora até nos aeroportos há para medir o stress, assim como nas grandes superfícies, para medir o que as pessoas querem mais”, afirmou Rui Ribeiro, sublinhando que estas técnicas não substituem as técnicas de marketing. “Estes estudos devem ser complementados com estudos mais tradicionais”, concluiu.
O acordo entre a Mind Lab Internacional e a QSP é válido para Portugal, Espanha e para os países de língua oficial portuguesa. A aplicação das técnicas de neuromarketing pode trazer vantagens para os clientes, como analisar os níveis de stress e a reacção física das pessoas em várias situações ou saber quais são os produtos ou situações em que as pessoas têm reacções, positivas ou negativas, entre outros.São sete as técnicas mais utilizadas pela Mind Lab Internacional nestes testes de neuromarketing: Electroencéfalograma – Medição de actividade cerebral em tempo real e em qualquer lugar, condutância da pele, óculos com câmara de vídeo, monitorização visual, alterações da frequência cardíaca e pressão arterial, tensão muscular e análise de stress na voz. As técnicas já foram utilizadas nos EUA e Inglaterra por empresas como a Hewlett Packard em estudos sobre o stress ou efeitos de cor, a Proctor & Gamble em estudos de aromas e produtos de barbear e a 20th Century Fox em análise de trailers e estudos de posicionamento de outdoors, entre outras.