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“Queremos criar um movimento pavloviano”

A Sagres quer associar os momentos da Liga de Futebol ao consumo de cerveja. Para isso constituiu uma equipa multidisciplinar: Fischer, McCann, Partners, Elec3city, Arena e Cunha Vaz & AssociadosNuno […]

Maria João Lima
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“Queremos criar um movimento pavloviano”

A Sagres quer associar os momentos da Liga de Futebol ao consumo de cerveja. Para isso constituiu uma equipa multidisciplinar: Fischer, McCann, Partners, Elec3city, Arena e Cunha Vaz & AssociadosNuno […]

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Maria João Lima
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A Sagres quer associar os momentos da Liga de Futebol ao consumo de cerveja. Para isso constituiu uma equipa multidisciplinar: Fischer, McCann, Partners, Elec3city, Arena e Cunha Vaz & AssociadosNuno Teles, director de marketing geral da Central de Cervejas explicou, em entrevista ao M&P, os passos dados no concurso que levou à escolha de quatro agências para trabalhar a Liga Sagres que a marca de cervejas patrocina a partir da próxima época. Quotas de mercado, quotas de inovação e a presença na área da música foram outros dos temas da conversa. Meios & Publicidade (M&P): O que pediram às agências no concurso?
Nuno Teles (NT): Pedíamos uma ideia criativa e a sua aplicação em tv, imprensa, outdoor; a declinação da ideia para os suportes de jogo; o logo da Liga, o hino, o genérico e a activação em 75 mil pontos de venda. Depois dávamos exemplos de como gostaríamos que fosse implementado. Tivemos reuniões com todas as agências passando este desejo. M&P: Todas que inicialmente eram quatro, não era?
NT: Eram sete. O briefing foi passado a McCann, Fischer, Partners, Elec3city, Fuel, Normajean e Euro RSCG. M&P: Mas inicialmente não eram só a Euro RSCG, McCann, Fischer e Partners?
NT: Não. Foram sempre estas sete. M&P: E depois passaram a quatro?
NT: Sim, era impraticável trabalhar com tantas. Fizemos uma primeira apresentação da parte das várias agências e depois com essa apresentação fizemos uma reunião mais uma vez com a Liga. Temos um steering committee com todos os parceiros que intervêm neste projecto, que vai além da equipa de marketing tradicional interna. Envolvemos a Arena, a agência de relações públicas [Cunha Vaz & Associados],… Envolvemos todos os parceiros que vão trabalhar, uma equipa multifuncional.
M&P: O que fizeram com as propostas?
NT: Analisámos cada um dos aspectos apresentados por cada uma das agências. Fizemos um estudo de mercado online para obter feedback de consumidores para suportar o processo de decisão. Sabíamos que tínhamos agências de qualidade superior e queríamos ter a certeza que conseguíamos captar tudo o que de extraordinário essa agências nos iriam propor. De facto os resultados são muito bons. Os resultados do logótipo propostos variam entre 6 e 6.91. Temos um logótipo da Partners. Fizemos estudos para a assinatura, para o hino, o genérico, a activação de televisão e de outros meios, a aplicação do logo em vários suportes. M&P: E a escolhida foi?
NT: A McCann como o brand equity, a Partners como uma proposta de activação, a utilização natural da nossa agência Fischer, a agência da marca, e a Elec3city no below the line que sai um bocadinho fora deste plano mas que tem toda a lógica estar a ser contemplada uma vez que nós temos aqui toda uma componente de praticidade promocional, activação,…
A Arena em meios e a Cunha Vaz em relações públicas. É a equipa multinacional que trabalha neste projecto ambicioso. M&P: Porque avançaram para o patrocínio da Liga de Futebol?
NT: O objectivo de avançarmos para a Liga tem a ver com o facto de desde 2004 termos aumentado significativamente a nossa quota de mercado. Curiosamente, também aumentando a concentração nas duas principais marcas de mercado, que tinham cerca de 80% em 2004 e agora têm cerca de 90%. Este é um aspecto importante e é relativamente único na Europa. Temos agora 42,5% de quota e em 2004 tínhamos 34,7. São 8 pontos a mais em quatro anos. Isso quer dizer que conseguimos aumentar a presença da marca Sagres para o mesmo nível, praticamente, da nossa marca concorrente, tendo já a liderança em alguns meses em super e hipermercados. Esse crescimento deve-se também ao facto de termos expandido a marca Sagres naquilo que é a marca lager para toda aquela franja de cervejas à refeição, cervejas sem álcool,… Lançámos um conjunto de edições limitadas, como a Chopp e a Lima Light que estão mais talhadas para o Verão. Tudo isso fez com que a marca lager aumentasse e a inovação também.
A Deco considerou-nos agora a marca com melhor qualidade. Fomos a marca de confiança dois anos seguido com as Selecções do Readers Digest, em 2007 e 2008. Temos uma série de evidências que nos dão a certeza que a marca realmente deu um pulo grande. O passado é importante, mas o futuro é muito mais. Esta passagem para a Liga em cima da Selecção Nacional foi muito mais à procura daquilo que nos poderia servir para crescer no futuro. M&P: Quem está mais forte em termos de inovação?
NT: Nós medimos as quotas de inovação daquilo que não estava no mercado há mais de três anos. Temos cerca de 55% de quota de inovação contra 45% do nosso concorrente. No fundo são as duas únicas marcas com inovação em cerveja. Isso é algo interessante porque estando nós a dois pontos da liderança em termos de marca no mercado nacional, temos 42,5 contra 45% de quota, liderar já o mercado de inovação é um bom sinal porque quer dizer que no futuro vamos conseguir ter a liderança do mercado nacional. Porque no fundo a quota actual é a consequência da inovação de há dois ou três anos. É um indicador que seguimos com muita regularidade. Em termos de brand equity a Sagres está muito mais próxima dos consumidores. M&P: E como se comporta a Mini?
NT: Temos também o fenómeno da Mini. Vendemos cerca de 400 milhões de Minis todos os anos. É muitíssimo forte e conseguimos ter cerca de 70% de quota de mercado. O segmento Mini vale cerca de 18% do mercado total de cervejas.
M&P: Por isso é que este ano voltaram a apostar nela?
NT: A Mini foi lançada em 1972 e desde sempre foi uma aposta da Central de Cervejas. Nunca foi pilar estratégico de comunicação, mas sim pilar estratégico de oferta ao consumidor. De repente começámos a aperceber-nos que há um benefício muito forte que tem a ver com o ser fresca até à última gota. Havendo esse benefício fazia todo o sentido focarmo-nos na sua comunicação junto do consumidor final. Tendo esta base sólida quisemos ver como poderíamos crescer para o futuro. Desde 93 temos a Selecção Nacional. Temos o Benfica e temos o Sporting. Temos uma presença fortíssima em tudo o que tem a ver com o futebol. Dado o historial, qualquer evento na área do futebol será associado a Sagres. Se olharmos para aquilo que mais contribui para a activação do consumo e da preferência de uma marca no universo das cervejas, veremos que temos duas iniciativas: música e futebol. Nós temos também uma presença forte na música, estivemos presentes no Rock in Rio que é o evento mais forte. Nenhum outro evento conseguiu ter tanta gente a beber cerveja e a ouvir música. Decidimos focar-nos numa área, e essa área claramente tem a ver com o consumo regular de cerveja ao longo do ano, numa ocasião em que eu vejo futebol. Essa é a mais valia que a Liga traz ao nosso plano de marketing: conseguir ir para uma ocasião nova de consumo e fortalecer o hábito regular de consumo de cerveja e também a preferência de equity. Há uma componente forte de construção de equity associado a este plano de activação que para nós é o aspecto mais importante. M&P: Quem passou o briefing do concurso?
NT: O briefing foi dado pela Sagres em conjunto com a Liga às agências. Nesse briefing identificávamos (com todo o apoio que tínhamos da Havas Sport, a nossa agência que nos ajuda a coordenar tudo o que tem a ver com a parte desportiva) que o adepto é o ponto central, é quem nós queremos privilegiar no futebol. E queríamos dar cor a uma coisa que estava a preto e branco: a imagem. Precisávamos do novo advertising a 360º, criar awareness e queríamos um conceito de comunicação diferenciador para a Liga Sagres. Queríamos reforçar o equity da Liga Sagres. Os insights eram que o futebol é o principal driver de socialização. A Liga é a competição mais importante em Portugal presente na vida dos portugueses 365 dias por ano, mesmo não havendo jogos existe uma série de notícias à volta disso, é o icebreaker número um de qualquer tribo, classe social ou idade. É um território maioritariamente masculino. Basicamente permite activar em três locais distintos: em casa, nos cafés e nos estádios. O futebol é nesta perspectiva bastante holístico porque não estamos a falar só de um determinado tipo de canal de distribuição. O nosso target audience é maioritariamente masculino, de todas as idades.
Eles neste momento pensam que o futebol está associado à marca Sagres através da Selecção, que a Liga tinha um parceiro e nós queremos rebaptizar essa Liga. M&P: Como querem ser percepcionados?
NT: Em resposta ao nosso advertising gostávamos que eles percepcionassem Sagres e Liga como um todo e que houvesse uma associação directa entre os momentos de consumo Sagres e a Liga Sagres. Queremos criar um movimento pavloviano, quando eu ouvisse ou visse futebol me apetecesse ter uma Sagres na mão e beber uma cerveja. A rotina e a frequência podem trazer isso. Temos oito jogos todos os fins de semana, 30 semanas por ano. São 240 jogos por ano em 11 cidades do Continente e regiões autónomas. M&P: Quem é que está a trabalhar convosco na activação da Sagres com a Selecção?
NT: Nós temos o nosso próprio departamento de sponsoring que faz toda esta área de activação de marca. E temos um parceiro específico para a área de below the line. M&P: O que podemos esperar da Liga Sagres?
NT: Tanto nós como a Liga temos vontade de fazer algo que seja dramaticamente inovador e que vá marcar os próximos anos à semelhança daquilo que fizemos em 93 com a Selecção Nacional e continuamos a fazer hoje. Veja-se por exemplo a activação que estamos a fazer este mês em que temos 43% de recordação espontânea da marca Sagres, com cerca de 25% da nossa marca concorrente. Quando a nossa marca concorrente esperou os últimos dois meses para colocar toda a inovação que poderia ter este mês, inclusive até ao ponto de darem os parabéns à Selecção Portuguesa. Temos os nossos concorrentes a dar-nos os parabéns. É uma constante desde 2004. Nós lançámos a Bohemia, eles lançaram a Abadia, nós lançámos a Sagres Zero, eles a Super Bock Sem Álcool, nós fizemos a Selecção e agora há a evidência de eles estarem a querer apropriar-se da Selecção, fizemos a Mini Pressão, eles fazem a Super Bock Xpress. Temos aqui um conjunto de situações saudáveis em mercados concorrenciais. M&P: Mas na música eles entraram primeiro, ou não?
NT: O Super Bock Super Rock não tem 15 anos… O apoio à Selecção tem. Quem arrancou com toda a parte de activação no futebol foi a Sagres. Eles fizeram uma investida na música assim como nós fizemos no futebol. Mas veja-se, por exemplo, a garrafa que eles têm no mercado é uma garrafa retornável que nós fizemos em 2003. M&P: Quando vamos começar a ver sair trabalho das agências?
NT: Isso agora… M&P: Vamos esperar que acabe o Euro?
NT: Agora o grande foco é o Euro e a Selecção Nacional porque é uma actividade crucial para nós. Acho que todos os nossos parceiros, quer da Liga quer da Selecção, têm uma garantia de ter alguém dedicado e profissionalizado para atacar esta área do futebol. Este mês é para a Selecção. Temos um pack na rua com cromos destacáveis da garrafa para colocar numa caderneta. É uma iniciativa com muita força. Queremos dar fôlego e oxigénio a esta iniciativa.
Estamos a trabalhar há cerca de seis meses no lançamento da Liga. É uma maratona, não é um sprint, dada a importância que lhe falei no início. A Liga está para a Central de Cervejas como o segundo caso de consistência ao longo do tempo, só comparável com a Selecção, em 93. E o resultado não foi em 94. Nós estamos 15 anos depois constantemente a tirar proveito. É a capacidade de estar no terreno que dita o sucesso que temos tido com a selecção e que certamente vai ditar o sucesso que vamos ter com a Liga. M&P: Quando vão ter o primeiro evento?
NT: Será a 7 de Julho com o sorteio da Liga. É o nosso primeiro grande evento. Contamos aí dar já algum pormenor. Já temos vindo a trabalhar com todos os nossos parceiros há muito tempo. Está a ser preparado com muita calma. Temos reuniões semanais com o steering committee. A marca Sagres e a Liga têm um plano estratégico, com o consumidor por base. M&P: O contrato é válido por quatro anos. A ideia é renovar?
NT: O objectivo é que seja renovado. O objectivo é que seja um casamento para a vida como está a ser com a Selecção. Queremos privilegiar as relações de longo prazo. Estamos a semear muita coisa para vir a colher no futuro. As marcas precisam disso, não podem andar a oscilar de A para Z e de Z para A. M&P: Na música estiveram no Rock in Rio. O que se segue?
NT: Mais uma vez o Rock in Rio mostrou excelência e profissionalismo na organização. Conseguiu ter cerca de 350 mil pessoas, conseguimos montar 16 beer drives, montar e vender cerca de 150 mil litros de cerveja, o que é muito bom. Queremos fazer da música também um suporte táctico para a marca. Achámos por bem fazer escolhas e ter uma noção do que mais contribui para o equity da marca Sagres. E o que mais contribui é sem margem de dúvidas o futebol.

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Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações

A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses, permitindo-lhes recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação sobre os conteúdos que querem ver

O Instagram está a testar a possibilidade de os utilizadores reporem as suas recomendações, funcionalidade que permite recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação, em relação aos conteúdos que querem ver na página Explore, no Feed e no Reels. A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses.

Adam Mosseri, diretor do Instagram, publicou um vídeo na rede social em que refere que a nova funcionalidade não se destina a ser utilizada com frequência, sendo que foi concebida apenas para os casos em que se pretende uma renovação total. “Quero deixar claro que estamos a falar de uma mudança significativa”, enfatiza Adam Mosseri. A nova funcionalidade será lançada a nível mundial em breve, de acordo com o comunicado de imprensa do Instagram.

Caso um utilizador reponha o seu algoritmo, as recomendações de conteúdo vão começar a ser personalizadas novamente ao longo do tempo, com base nas publicações e contas com as quais o utilizador interage. É ainda dada a opção de rever a lista de contas que seguem, para deixarem de seguir contas que partilham conteúdos que já não lhes interessa.

“No início, vai tornar o Instagram muito menos interessante para o utilizador, porque vamos tratá-lo como se não soubéssemos nada sobre os seus interesses e vai demorar algum tempo a reaprendê-los. Por isso, não é algo que recomende que seja feito a toda a hora, mas caso o utilizador não se sinta bem com a sua experiência, isto fornece-lhe uma alternativa”, acrescenta o diretor do Instagram, no vídeo publicado no Instagram.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia

Miguel Lobo (na foto, à dir.) mantém-se na liderança da operação nacional da TLC Worldwide e assume o cargo de CEO da TLC Worldwide Iberia. Philippe Dewerbe (à esq.) continua a liderar a empresa em Espanha e é o diretor executivo da TLC Worldwide Iberia

A TLC Worldwide está a fundir as operações em Espanha e Portugal, para formar um novo ‘cluster’ que reforça a presença e atuação na Península Ibérica, com a criação da TLC Worldwide Iberia. A fusão marca um momento da expansão e consolidação da agência e pretende fortalecer a oferta de soluções de ‘reward’ marketing e programas de fidelização.

A estrutura operativa e estratégica mantém-se em ambos os países, com escritórios em Madrid e Lisboa, mas a fusão irá criar um modelo de trabalho mais coeso entre ambas as agências, com a incorporação dos perfis ibéricos e das equipas especializadas. “Temos identificado inúmeras sinergias entre ambos os mercados e, ao combinar os pontos fortes das nossas equipas e direção, acreditamos que iremos alcançar níveis superiores de sofisticação e eficácia. Ao combinar o nosso conhecimento e experiência dos mercados espanhol e português, otimizamos os recursos e melhoramos a capacidade de desenhar e implementar campanhas e estratégias de marketing que se adaptam perfeitamente às necessidades das marcas em ambos os países”, enfatiza Miguel Lobo, CEO da TLC Worldwide Iberia.

Agora, as marcas que trabalham com a TLC Worldwide vão poder tirar partido de uma experiência mais fluida ao lançarem iniciativas a nível ibérico, beneficiando de uma coordenação mais precisa e de um aproveitamento superior dos recursos.

A equipa diretiva que estará na liderança deste ‘cluster’ conta com Miguel Lobo, que continua a liderar a operação nacional da TLC Worldwide, assumindo o cargo de CEO da TLC Worldwide Iberia. Philippe Dewerbe, por seu lado, continua a liderar a empresa em Espanha e será o diretor executivo da TLC Worldwide Iberia, com a responsabilidade de supervisionar a estratégia geral e garantir a fluidez da operação na região.

José Cerdeira assume a função de diretor de estratégia ibérica, focando-se em desenhar estratégias competitivas que potenciem o crescimento do ‘cluster’, alinhando os objetivos de negócio com as necessidades do mercado. Miguel Fernandes de Oliveira, por sua vez, fica com a direção de desenvolvimento do negócio ibérico, liderando a expansão comercial, fortalecendo as relações com os clientes atuais e explorando novas oportunidades para consolidar a presença da agência na região.

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El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata

No âmbito da campanha, de 18 a 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca Emidio Tucci, €1 reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado a esta associação, que o aplicará em ações de prevenção e combate ao cancro

O El Corte Inglés está a promover a campanha Novembro Azul, que pretende sensibilizar para o tema do cancro da próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Para assinalar o arranque da campanha, na semana em que se assinala o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, a 17 de Novembro, as fachadas do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia-Porto estão iluminadas de azul.

No âmbito da campanha, de 18 a 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca Emidio Tucci, nas lojas físicas e online, €1 reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado a esta associação, que o aplicará em ações de prevenção e combate ao cancro.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa e é, atualmente, o cancro mais frequente nos homens. Detetar a doença numa fase precoce é essencial, permitindo tratar com uma taxa de cura muito elevada.

Em outubro, o El Corte Inglés esteve iluminado de cor-de-rosa, no seguimento da campanha Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.

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Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes

“Estamos a consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação a nível nacional, trabalhando diferentes setores de atividade”, refere Diana Taveira, CEO da agência de comunicação e marketing de influência

A Milk&Black está a desenvolver a comunicação e a assessoria de imprensa de 11 novos clientes. Além da Fidelidade (seguros), da NAU Hotels & Resorts (hotelaria), do Palácio do Governador (hotelaria), do Monte Santo Resort (hotelaria), do Cascade Wellness Resort (hotelaria), do Senses (restauração), do Po Tat (restauração) e do Volta do Mar (restauração), também conquistou as contas de três marcas de moda internacionais, Merrell, Buffalo e Palladium, nos últimos dois meses.

Mitsubishi Motors, Fuso Trucks Portugal, Unicâmbio, Unimoney e Royal Canin são outras das insígnias que a agência de comunicação e marketing de influência está a comunicar desde o início do ano, juntando-se a uma lista que também inclui marcas como a New Balance, a WTF e a Segafredo e eventos como o Festival F e o Blissfest.

“Estamos a consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação a nível nacional. Acima de tudo, gostamos do desafio de trabalhar em diferentes setores e é um orgulho ver marcas nacionais e internacionais a integrar cada vez mais o nosso portefólio”, refere Diana Taveira, CEO da agência da Milk&Black, citada em comunicado de imprensa.

De acordo com o documento, a agência, fundada em 2016 por Diana Taveira e Diogo Dias, ex-apresentadores da MTV Portugal, conta atualmente com mais de 80 clientes ativos, entre contratos anuais, ações pontuais e campanhas. Além da assessoria de imprensa e do marketing de influência, a Milk&Black, que conta com uma equipa de 30 trabalhadores, gere redes sociais, produz conteúdos de fotografia e vídeo e organiza e promove eventos para marcas e empresas.

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Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)

Com criatividade da Born e produção da Mother, o filme publicitário está a ser divulgado nos canais digitais dos centros comerciais e nas redes sociais da influenciadora digital, integrado numa estratégia de amplificação que contempla múpis interiores e digital

A influenciadora digital Madalena Abecasis é a protagonista da campanha de Natal da Sonae Sierra. Apelando ao consumo consciente, refletido e planeado, o filme publicitário cruza a criatividade e o humor, apresentando dados reais sobre os comportamentos de consumo dos portugueses na época natalícia, obtidos através de um estudo da Sonae Sierra.

“A campanha ‘Pensa bem, oferece melhor’ demonstra a estratégia de marketing dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra em aliar ‘insights’ de consumo a uma abordagem criativa e emocional, potenciando o ‘engagement’ com o público-alvo e reforçando os valores da marca. Esta iniciativa integra uma comunicação omnicanal e contribui para uma mensagem de sustentabilidade e reflexão no ato de consumo”, explica Joana Moura e Castro, diretora de marketing ibérica da Sonae Sierra, citada em comunicado de imprensa.

A informação obtida no estudo permitiu identificar perfis de comportamentos típicos nos 18 centros comerciais abrangidos. Os cinco estereótipos mais comuns foram interpretados por Madalena Abecasis no filme publicitário, com criatividade da Born e produção da Mother.

Além dos consumidores que dependem de instruções de terceiros para escolher presentes, o anúncio retrata os que os escolhem com base nos seus próprios gostos, os que priorizam a estética para os ‘unboxings’ das redes sociais, os que deixam as compras para a última hora e os que compram qualquer coisa, sem refletir, porque, se o destinatário não gostar, pode sempre trocar.

“De acordo com os dados do estudo, 42% dos portugueses não utilizam os presentes que recebem e três milhões recebem presentes de que não gostam, o que confirma que as pessoas não dedicam o tempo necessário a pensar naquilo que o outro gostaria de receber. Além disso, cerca de dois milhões de portugueses só fazem as suas compras de Natal em dezembro”, refere a Sonae Sierra no documento.

A campanha é divulgada nos canais digitais dos centros comerciais da empresa em vídeo, com declinações em ‘key visuals’ e múpis interiores. Até ao Natal, é amplificada através de ativações e de conteúdos interativos, no digital, nos sites e nas redes sociais dos centros comerciais, em newsletters e através de marketing de influência, nas redes sociais de Madalena Abecasis.

A intenção é promover comportamentos de compra mais conscientes, que evitem deslocações adicionais, para trocas desnecessárias, aos centros comerciais geridos pela empresa, como o Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.

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Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)

No filme de Natal da marca de cafés, o empresário e ex-futebolista inglês joga à bola com um boneco de neve. Para os eletrodomésticos norte-americanos (na foto) prepara a refeição da consoada para a família

David Beckham é o rosto da campanha de Natal global multimeios da Nespresso. Produzido pela Studio 99, produtora audiovisual criada pelo ex-futebolista e empresário inglês em parceria com Nicola Howson e David Gardner em 2019 para produzir documentários desportivos, o filme publicitário mostra o antigo desportista a jogar à bola com um boneco de neve num dia de inverno.

Divulgado em televisão, digital e redes sociais, o ‘spot’ promove a nova cápsula de café Peanut and Roasted Sesame, uma das edições especiais da Nespresso para o Natal de 2024, além da máquina Vertuo Creatista e da caneca Vertuo Mug, outro dos produtos que a insígnia suíça comercializa.

Enquanto saboreia a bebida, David Beckham, que é embaixador da Nespresso desde novembro de 2023, observa a paisagem pela janela e, ao aperceber-se da presença de um boneco de neve inacabado com uma expressão triste, decide inverter a situação. Depois de o finalizar, recorrendo a uma cápsula de café para lhe criar um nariz, utiliza-o como guarda-redes.

Além do anúncio da Nespresso, David Beckham também é a estrela do filme publicitário natalício da SharkNinja, que marca a estreia da marca de eletrodomésticos norte-americana nas campanhas multimeios globais. Enquanto prepara a refeição da consoada para a família, o ex-desportista vai utilizando alguns dos novos lançamentos da insígnia.

Divulgado em digital e em televisão em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Escandinávia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Médio Oriente e Estados Unidos, o anúncio é amplificado através de publicações nas redes sociais e painéis digitais em praças centrais de Nova Iorque, Los Angeles, Miami e Londres.

As receitas natalícias preferidas de David Beckham, que é o embaixador global da SharkNinja, estão disponíveis num site dedicado. Para além de aumentar a notoriedade da marca a nível internacional, a contratação do ex-futebolista e empresário inglês pretende potenciar as vendas da insígnia globalmente.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Amazon lança concorrente ao Temu e Shein

Os produtos comprados na Amazon Haul são entregues em uma ou duas semanas. Em Portugal, a Amazon está a disponibilizar o Rufus, assistente virtual alimentado com IA generativa, que responde a perguntas sobre produtos e apresenta recomendações

A Amazon tem uma nova experiência de compras para os consumidores dos Estados Unidos, que consiste na venda apenas de produtos que custam 20 dólares (€19) ou menos, para competir com as ofertas de retalhistas como Temu e Shein. A Amazon Haul está disponível apenas através do smartphone e apresenta-se com preços competitivos, em produtos como vestuário, eletrónica e equipamento de cozinha.

“Todos os artigos têm um preço inferior a 20 dólares (€19), sendo que a maioria tem um preço igual ou inferior a dez dólares (€9,50) e alguns artigos custam apenas um dólar (€0,95)”, segundo avança a empresa em comunicado de imprensa. Os clientes também vão poder usufruir de descontos, quando adicionam mais artigos a uma única encomenda, com 5% de desconto em encomendas de 50 dólares (€47,50) ou mais e 10% de desconto em encomendas de 75 dólares (€71,24) ou mais, à semelhança das práticas das plataformas concorrentes.

A contrapartida da nova aposta da Amazon são os prazos de entrega, diferentes dos da Amazon Prime. Em vez disso, os produtos comprados na Amazon Haul chegam a casa do consumidor, por norma, em uma ou duas semanas, à semelhança do que acontece com a Temu e outras plataformas semelhantes.

A empresa liderada por Andy Jassy salienta que os utilizadores devem gastar pelo menos 25 dólares (€23,75) para receberem o envio gratuito, mesmo que subscrevam o serviço Prime. Caso contrário, o custo de envio é de 3,99 dólares (€3,79). São, no entanto, oferecidas devoluções gratuitas em todas as compras efetuadas na Amazon Haul acima de três dólares (€2,85) dentro de 15 dias após a entrega.

Em paralelo, em Portugal, a Amazon já está a disponibilizar o Rufus, assistente virtual alimentado por inteligência artificial generativa, através da aplicação da Amazon, por enquanto apenas em versão ‘beta’ e para clientes selecionados. Este assistente de compras virtual pretende melhorar a experiência de compra online, permitindo aos utilizadores interagirem com a plataforma de maneira mais eficiente, conseguindo responder a perguntas relacionadas com produtos e apresentar recomendações.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024

A campanha ‘Drawn to Equality’ (na foto), também distinguida com duas Pratas, rendeu à Dentsu Creative o único Ouro que a criatividade portuguesa trouxe da cerimónia. ‘Surfing Through the Odds’ ganhou Prata e Bronze. ‘League of All Leagues’ foi reconhecida com Bronze

A criatividade portuguesa conquistou seis prémios na edição de 2024 dos Clio Sports Awards, em Nova Iorque. A campanha ‘Drawn to Equality’, que a Dentsu Creative criou para a Visa, ganhou três galardões. Além de Ouro na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, foi reconhecida com Prata na subcategoria Fan Engagement, da categoria Social Good, e com Prata na subcategoria Partnerships & Sponsorships, da categoria Brand x Media.

A campanha ‘Surfing Through the Odds’ da Betclic, que apresenta um documentário criado pela Coming Soon e produzido pelos Shutterstock Studios, para combater a desigualdade de género e racial através do surfe, em São Tomé e Príncipe, também recebeu dois galardões. Na subcategoria Sports Betting, da categoria Partnerships & Sponsorships, teve direito a Prata. Na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, conquistou Bronze.

‘League of All Leagues’ rendeu à Judas o segundo Bronze que veio para Portugal. A campanha, que promove a Liga Portugal Betclic, foi distinguida na subcategoria Gameday/In-Game Experience, da categoria Use of Partner or Sponsor. ‘League of All Leagues’ também ficou em ‘shortlist’, na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, à semelhança de ‘Bet On Her’ da FunnyHow para a Betclic, na subcategoria Public Relations, da categoria Public Relations.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto

“Uma marca consistentemente inovadora e atrativa aumenta mais rapidamente o seu alcance junto dos compradores e conquista a sua preferência”, diz Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca

As marcas de fabricante estão a contribuir para o crescimento do negócio dos retalhistas de sortido curto, avança um estudo da Kantar desenvolvido em parceria com a Centromarca. De acordo com a análise, a estabilização da inflação, a redução das taxas de juro e o aumento da taxa de emprego também estão a impulsionar o consumo fora de casa e os serviços de entrega ao domicílio.

“O consumo fora de casa tem vindo sempre a crescer acima do consumo para casa, nos últimos trimestres. No entanto, a percentagem do gasto que os portugueses dedicam ao consumo dentro de casa perdeu espaço, com uma diminuição de 1,2 pontos percentuais, face ao terceiro trimestre de 2023”, informa a Centromarca em comunicado de imprensa.

Além do tamanho das cestas ter diminuído, a maioria das categorias de produtos de grande consumo também regista um decréscimo em valor, nos primeiros nove meses do ano. No caso das bebidas, a redução atinge os 5%. No das limpezas caseiras, a quebra ronda os 3%. A venda de produtos de alimentação animal caiu 2%.

“No mesmo período, os números mostram também um avanço das marcas de distribuidor sobre as de fabricante, ainda que as segundas mantenham a maior quota de mercado, com 52,5% em valor. Apesar do decréscimo da quota, as marcas de fabricante contribuíram positivamente para o desempenho de alguns retalhistas de sortido curto”, refere o estudo.

Entre julho e setembro, o consumo em casa recuperou ligeiramente, com a dimensão da cesta de compras das famílias portuguesas a crescer, apesar da desaceleração da dinâmica de crescimento que as marcas próprias dos retalhistas registavam até então.

“Num contexto que se mantém desafiante, apesar dos números animadores da economia e dos mais recentes dados do mercado, as marcas continuam a ter de reforçar a relação com os consumidores, atrair novos públicos e reter compradores habituais. Uma marca consistentemente inovadora e atrativa aumenta mais rapidamente o seu alcance junto dos compradores e conquista a sua preferência”, afirma Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, citado no documento.

O estudo da Kantar mostra ainda que 66% das marcas que conquistam novos compradores registam crescimento em volume de vendas. “As marcas que não recrutaram consumidores nos últimos dois anos decresceram 14,5% em valor entre janeiro e setembro de 2024, quando comparado com o período homólogo. Já as que conquistaram novos ‘targets’ em 2023 e 2024 cresceram 14,3% no mesmo período”, refere ainda a análise.

Segundo o estudo, as marcas que angariaram mais clientes viram a fidelidade dos consumidores aumentar 57% e a taxa de repetição de compra subir 54%. “Recrutar consumidores em vários retalhistas pode ser difícil para as marcas, mas a diversificação dos locais de venda revela-se bastante vantajosa e fundamental para atingir o maior número de compradores possível”, defende Marta Santos, diretora de clientes e de análises da Kantar.

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Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce

A startup portuguesa está a lançar uma ferramenta gratuita, que permite às empresas de comércio eletrónico calcular e compensar automaticamente a pegada carbónica dos produtos, aumentando a transparência e a confiança junto dos consumidores

A ZeroPact, startup portuguesa de tecnologia focada na sustentabilidade, está a lançar uma solução alimentada por inteligência artificial que permite às marcas de comércio eletrónico integrar o cálculo e a compensação da pegada carbónica dos seus produtos, permitindo aumentar a transparência e a confiança junto dos consumidores.

A startup fundada por João Morgado, Luís Branco e João Matos ganhou o El Corte Inglés Retail Challenge, concurso de inovação no retalho que teve lugar durante a Web Summit, tendo agora a possibilidade de iniciar um teste piloto com o El Corte Inglés, reforçando a aplicabilidade da tecnologia em grandes marcas e antecipando-se às novas regulamentações do Digital Product Passport (DPP) previstas para 2027.

De acordo com o Barómetro Mastercard 2023 – Perceção da Sustentabilidade em Portugal, os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas, sendo que 80% dos portugueses dão importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores e que 52% já deixaram de comprar um produto devido à má reputação ambiental de uma marca.

“Estes números mostram a urgência das empresas em adotar práticas transparentes e alinhadas com as expectativas de um consumidor mais consciente”, sustenta João Morgado, CEO da ZeroPact, em comunicado de imprensa.

A análise da Mastercard revela ainda que 87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhecem a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estarem familiarizados com o conceito.

“Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”, argumenta João Morgado.

De acordo com o CEO da startup, a ZeroPact tem planos de expansão para toda a Europa, focando-se em mercados europeus estratégicos devido à legislação emergente que, até 2027, obrigará as empresas a adotarem passaportes digitais de produtos e práticas de sustentabilidade mais rigorosas.

A tecnologia da ZeroPact já está disponível em vários sites portugueses, como Otherwise, Jakshoes, DCK, NAE-Vegan, 38 graus, Cool Mood Community, Arisca, Wheat&Rose, Le-mot, Mineral Fashion Store, Bordaleiras, Chulé, Pera Lima, Tribu, Cura, entre outros.

“A aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o setor como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade”, enfatiza Vasco Marques Pinto, gestor de relações externas do El Corte Inglés.

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