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O que ganham as marcas com o futebol

No rescaldo da participação portuguesa no Euro 2008, alguns dos principais patrocinadores explicam os benefícios de estarem associados à selecção nacional e os proveitos das acções de promoção preparadas para […]

Filipe Pacheco
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O que ganham as marcas com o futebol

No rescaldo da participação portuguesa no Euro 2008, alguns dos principais patrocinadores explicam os benefícios de estarem associados à selecção nacional e os proveitos das acções de promoção preparadas para […]

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No rescaldo da participação portuguesa no Euro 2008, alguns dos principais patrocinadores explicam os benefícios de estarem associados à selecção nacional e os proveitos das acções de promoção preparadas para o eventoOespectro das marcas associadas à selecção portuguesa de futebol tem vindo a aumentar. A acrescentar aos patrocinadores históricos, como a Sagres e a Galp, a Hertz e o Modelo foram as mais recentes a entrar neste ‘campeonato’ dos patrocínios. Um reflexo da força e da popularidade que a selecção goza junto dos consumidores, principalmente nos momentos em que se realizam as grandes competições internacionais, como o Euro 2008. Aproveitando a onda de euforia, esbatida, é certo, com a derrota frente à Alemanha, os patrocinadores preparam ao pormenor, antes da competição, acções de comunicação a explorar todo o potencial da imagem da equipa nacional de futebol. Objectivo: colar a imagem de cada marca aos Ronaldos e aos Simões e, com isso, ganhar maior notoriedade junto dos consumidores.
A Coca-Cola, por exemplo, cuja ligação ao futebol se iniciou no campeonato do mundo realizado, em 1930, no Uruguai, começou o patrocínio regular à selecção nacional em 2003. Explorar a afinidade existente entre os adeptos e a equipa das quinas foram razões mais do que suficientes para avançar com o patrocínio. Até porque, como garante José Alberto Antunes, director de marketing da marca, “os portugueses gostam de ter a Coca-Cola como companheira nos seus momentos de felicidade, nos quais as emoções estão mais ao rubro, onde a paixão pelo facto de se ser português mais se sente”, acrescentando que “a nossa selecção e o futebol são em si uma celebração da alegria de ser português”.
A exultação em torno do espírito da selecção talvez tenha saído um pouco desvanecida após a derrota contra a Alemanha na Basileia, mesmo assim, as mais-valias da ligação ao futebol estão garantidas, uma vez que “são provenientes da afinidade que potenciamos continuamente com os consumidores”, ou seja, “dos valores partilhados entre a Coca-Cola e o futebol, como a festa, paixão, amigos, celebração e orgulho”, diz.
O balanço feito da parceria com a Federação Portuguesa de Futebol é bastante positivo. Citando um estudo da Mediaedge:cia, José Alberto Antunes realça os 34% alcançados na taxa de reconhecimento da marca, para comprovar a consolidação da ligação da marca ao futebol. Valor que se torna ainda mais relevante pelo facto da sua divulgação ter ocorrido “ainda antes da marca ter colocado no ar a sua campanha de apoio à selecção”, sublinha.
A comunicação da Coca-Cola assentou numa campanha de televisão, de ponto de venda, e acções de marketing realizadas no site da marca, onde os consumidores poderiam ganhar bilhetes, caso respondessem de forma original, em português, a algumas questões colocadas na língua dos adversários da selecção. A comunicação em televisão teve a assinatura da Santo de Buenos Aires, com adaptação portuguesa da McCann Madrid, e até ao final do Euro está prevista a difusão de 360 anúncios de dez segundos. Um investimento que, segundo José Alberto Antunes, “atesta a importância que a Coca-Cola dá ao apoio à selecção nacional”. A marca, para já, não está na posse dos resultados desta acção, ainda assim, diz acreditar que, à “semelhança das anteriores, os índices de recordação sejam muito elevados”.
A companhia não revela os valores investidos em acções de comunicação e em contratos de patrocínio que, para o responsável, não são encarados como um custo. E explica: “Sabemos que, seguramente, o retorno obtido cobre em larga medida o investimento. Patrocinamos a selecção portuguesa e o Euro não somente pela exposição da marca Coca-Cola, que já todos conhecem, mas porque o território emocional que gira em torno desta festa do futebol está intimamente ligado com o que é o ADN da Coca-Cola: festa, alegria e paixão. A Coca-Cola é indissociável da festa que é o futebol”. O caso da Hertz e da TMN
A ligação da Hertz à selecção é mais recente. Tendo a relação sido iniciada em Abril, a rent-a-car associou-se à Federação Portuguesa de Futebol com o objectivo de aumentar a sua visibilidade e criar “uma relação de proximidade com todos os portugueses, um público mais alargado, que têm uma ligação emocional a este desporto”, avança Duarte Guedes, administrador da Hertz.
Ainda que exista uma dificuldade assumida em quantificar o retorno do investimento, pela ligação recente à selecção, as vantagens de criar uma relação entre as duas entidades estão sobretudo relacionadas com “o carinho e o envolvimento que os portugueses têm pelas suas equipas e, em especial, pela selecção nacional”, afirma Duarte Guedes. Uma realidade que “acaba por se espelhar também nas marcas que lhes estão associadas”, confessa.
É, nas suas palavras, um “capital muito valioso”, que se traduz na “visibilidade que a FPF tem diariamente na imprensa”. Para a Hertz, a visibilidade que lhe é dada na imprensa através desta relação começou a ser encarada como um pilar estratégico na sua comunicação, até porque, a “alavancagem das associações secundárias da marca é actualmente fundamental na construção do valor da mesma, neste caso da Hertz”, considera Duarte Guedes.
A recente ligação com a Federação Portuguesa de Futebol não permite ainda à Hertz tirar ilações mais palpáveis acerca dos benefícios que esta relação trouxe para a notoriedade da empresa. Ainda assim, e para já, o administrador diz existir uma percepção favorável nos resultados da marca: “A visibilidade da marca e menção à mesma nos órgãos de comunicação social têm sido uma constante”, garante.
A aposta neste europeu assentou, de resto, sobretudo em acções below-the-line, promocionais e de comunicação na imprensa. Para já não existem números que apoiem uma avaliação sustentada do retorno destes investimentos, todavia, no caso concreto das acções promocionais, o administrador da Hertz reconhece que “apresentaram elevados índices de adesão”. A relação entre a Hertz e a FPF é para manter, pelo menos, nos próximos dois anos, fruto de um acordo contratual, cujos “valores são elevados”, o que, para Duarte Guedes, só vem demonstrar que a marca está a apostar forte numa parceria que, como salvaguarda, “estamos certos ser uma excelente aposta”.
Se há marca em Portugal que não sofre de défice de notoriedade é a TMN. A posição de relevo no mercado de telecomunicações e a presença permanente nos vários suportes de media, com as suas campanhas publicitárias, levam-na a ser uma das marcas nacionais mais reconhecidas. O que, nem por isso, faz com que a TMN deixe de aproveitar o facto do futebol ser dos espectáculos mais mediáticos à escala global para retirar daí os respectivos dividendos. A marca já é patrocinadora dos principais clubes portugueses, mas no caso do patrocínio à selecção nacional, a motivação “prende-se com a vontade de, por um lado, promover externamente o país e, por outro, associar emocionalmente a marca a uma causa que une naturalmente todos os portugueses”, afirma fonte oficial da marca.
Patrocinadora da selecção desde 1998, a operadora de telemóveis tem os benefícios potenciais dessa relação claramente definidos. De acordo com a empresa, patrocinar uma equipa como a selecção permite “desde logo uma maior associação da marca TMN aos valores e à atitude positiva associados à selecção nacional e ao ambiente familiar que se gera em todo o país”. Mas isto é só a tese inicial, pois a euforia que se gera normalmente em torno da equipa portuguesa garante resultados para as campanhas publicitárias que se sucedem nos momentos mais emblemáticos da equipa nacional. Grosso modo, a TMN classifica essas campanhas como “fortes” por toda a componente emocional à qual estes momentos estão associados. Assim não fosse e a marca não teria a oportunidade de “criar acções de dinamização em vários pontos do país, como a promoção de equipamentos e serviços da TMN através dos quais é possível aceder, em tempo real, a conteúdos referentes aos jogos e aos bastidores da Selecção”, revela fonte da marca.
Em concreto, para este europeu, a operadora do grupo PT pôs no ar campanha TMN dá voz à selecção. Com a participação de Nuno Gomes, Ricardo, Nani, João Quaresma e João Moutinho em situações que ultrapassam a realidade do futebol, a marca aproveitou a ocasião e apostou num conceito que permitisse a promoção de serviços, tarifários e equipamentos. Sem revelar os níveis de notoriedade alcançados nesta competição, a TMN apoia-se nas taxas de retorno do investimento de 1200% alcançadas no mundial de 2006 para justificar a aposta da marca no futebol. O balanço do BES
Outras das instituições que se revê em pleno nos valores e no espírito vivido em torno da selecção das quinas é o BES. Apostando nos últimos anos nos três maiores clubes portugueses, nomeadamente através da Taça BES, o banco partilha, pelo menos em atitude, do posicionamento da selecção nacional enquanto marca. Considerada por Paulo Padrão, director de comunicação do banco, como o “activo mais valioso desse portfólio de patrocínios”, a equipa nacional acaba por ser, para a instituição bancária, um “dos símbolos mais populares e transversais daquilo que se poderia designar pela ‘portugalidade moderna'”.
Independentemente dos resultados mais ou menos favoráveis da equipa recentemente eliminada do Euro, cuja final se realiza já no próximo domingo, o facto do seu território de imagem assentar “em valores de performance, competência, espírito de equipa e representatividade nacional”, justifica uma natural associação entre as duas entidades por via do patrocínio, considera Paulo Padrão. Apesar da relação ser ainda recente, desde 2003, se comparada com a da Sagres, cujo patrocínio vem desde 1993, a aposta não podia ser mais satisfatória, até porque, segundo o responsável, O BES é “já hoje a segunda marca mais associada à selecção depois da Sagres”.
Mas para que tal aconteça, não basta patrocinar. É necessário criar iniciativas diferenciadoras que potenciem essa relação. No caso do banco, diz Paulo Padrão, o “elevado grau de associação entre BES e selecção resulta de um conjunto de iniciativas diferenciadoras e de elevada visibilidade” realizadas nas três últimas grandes competições internacionais nas quais Portugal participou.
Em 2004, a face visível dessa relação foi uma das estrelas emergentes do futebol português, de seu nome Cristiano Ronaldo, através de uma campanha de publicidade que, de acordo com Paulo Padrão, “assinalou, de forma pioneira, a sua relevância na performance da selecção”.
Corridos dois anos, quando Portugal terminou o campeonato do mundo na quarta posição, o BES voltaria a dar novamente o seu apoio à selecção. Desta feita com A Mais Bela Bandeira do Mundo, que permitiu à FPF e ao BES entrarem no Guiness, ao juntarem mais de 20 mil mulheres que formaram a bandeira nacional no Estádio Nacional. Objectivo máximo: notoriedade e diferenciação capitalizando toda a popularidade que gira em torno da selecção nestes momentos.
Já para este campeonato da Europa a aposta foi no conceito sócio da selecção. A iniciativa arrancou a 14 de Maio e, através do site sócio da selecção, a adesão grátis ao cartão possibilitava a oferta de bilhetes mais baratos para os jogos ou a realização de sorteios de camisolas. Para o BES, esta acção de comunicação superou todas as expectativas, pois, de acordo com a marca as expectativas iniciais eram de 45 mil sócios e acabou por atingir rapidamente os 400 mil, valor que representa quase dez vezes mais o apontado desde o início do projecto. Com uma média de adesão diária de “cerca de 11 mil” sócios, o banco, de acordo com dados da Cision, teve, em Maio, um retorno do patrocíniode 15,5 milhões de euros, o valor mais elevado desde que a marca se associou ao futebol.
Já na relação custo/investimento, o BES foi a marca a atingir o menor rácio, de 98 pontos, seguido pela Galp, e pelo Modelo, segundo dados do MediaMonitor e Fonebus/Marktest.
Resultados à parte, o projecto sócio selecção reúne assim características que, para além do retorno que possa proporcionar, “têm um valor próprio para a marca na sua associação à selecção”, considera Paulo Padrão. Isto porque o projecto não foi pontual e pretende, acima de tudo, alavancar resultados a médio prazo, ou seja, “a base de sócios criada permite activar o patrocínio de forma recorrente ao longo do ano, e ao contrário da situação actual em que o patrocínio só é activado por altura da participação da equipa em fases finais das provas da UEFA e da FIFA, iremos fazê-lo já a partir de Setembro nos jogos de qualificação para o campeonato do Mundo de 2010”, explica o responsável. O autocarro da Galp
No caso da Galp, a ligação a este campeonato da Europa ficou marcada pela campanha ‘Euro’08 Ambition Bus’, desenvolvida pela BBDO, pelo apoio aos programas da SIC Os Incríveis e Clube Portugal e por uma campanha promocional nos postos Galp.
De acordo com a marca, a campanha da Galp Energia à selecção atingiu um nível de reconhecimento de 70%, valor que supera os 56% atingidos no europeu anterior, realizado em Portugal. Contudo, Isabel Calado, directora de marketing da Galp Energia, diz que as duas campanhas não são “comparáveis como se fossem duas realidades distintas”, até porque há “uma construção que se vai fazendo, uma história que vai, de certa forma, evoluindo. Estamos a falar de coisas semelhantes: a Galp Energia, a selecção, a vontade de vencer, a paixão dos adeptos”.
Mesmo sem revelar os valores do plano de comunicação para este Euro, a responsável garante que o investimento da Galp foi “bastante menor que o das outras marcas mais fortemente envolvidas no Euro 2008”. “Em termos de notoriedade e retorno, a Galp Energia consegue, com um investimento bastante menor, situar-se ao nível dos principais patrocinadores da selecção. O que significa que tivemos de compensar essa diferença com uma dose extra de criatividade e poder de mobilização”, explica.
Para Isabel Calado, o caso do autocarro da selecção é sintomático da criatividade que a marca colocou nas acções de comunicação e marketing: “Foi uma acção que superou as nossas expectativas sobretudo pela espontaneidade e vontade com que as pessoas aderiram à acção. De repente, toda a gente queria assinar o autocarro da selecção. Era uma forma dos adeptos poderem estar fisicamente com os jogadores, de expressarem o seu apoio, de fazerem parte daquela história”.
Uma iniciativa que atingiu logo outra projecção aquando do envolvimento de figuras públicas: “A partir desta adesão, e pelas primeiras pessoas que assinaram o autocarro, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, a acção multiplicou-se também através da cobertura nos media”, explica.
Também os programas da SIC, onde participaram Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo e Quaresma, contribuíram, segundo a responsável, para a notoriedade da marca ou não tivessem atingido shares de 30%, com “cada programa a ser visto por cerca de um milhão meio de pessoas”, diz.
Por fim, nas acções desenvolvidas nos pontos de abastecimento da Galp, Isabel Calado revela já terem existido “mais de um milhão de participações”, traduzidas na entrega de “218.117 mil prémios”: vales de pontos fast, que dão acesso a descontos em abastecimentos, litros de combustível e viagens para apoiar a selecção nacional.
A portugalidade da Sagres
A Sagres que se assume como o patrocinador histórico da equipa das quinas diz, pelas palavras de João Guerra, director da unidade de negócio de cervejas da Sociedade Central de Cervejas, que sendo uma marca cujos atributos nunca poderão ser dissociados da sua ‘portugalidade’. O balanço não podia ser melhor melhor, já que assegura a Sagres como a “marca que os portugueses mais associam à selecção nacional” nos vários estudos realizados sobre a relação entre os patrocinadores e a selecção nacional de futebol. E exemplifica, citando um estudo Publivaga, que “nas últimas nove semanas, durante todo o período pré-Euro e Euro, a Sagres tem liderado, largamente, em recordação espontânea na categoria de cervejas”. Já um estudo da Initiative, que avalia a notoriedade das marcas associadas ao Euro 2008, refere a Sagres como a que goza de maior notoriedade espontânea, com 32,5%, o que segundo o estudo, em muito se deve à longevidade da relação entre as duas entidades. A relação entre a marca e a selecção foi assim capitalizada através das acções Figo-Estás Convocado, em que a marca obteve cinco milhões de códigos inseridos pelos consumidores e cerca de 35 mil inscrições para jogarem ao lado de Luís Figo na Suíça, e da campanha Sagres-Para dar Sorte, que permitia coleccionar os cromos dos melhores momentos da selecção nos Euros anteriores, em que o “stock foi esgotado antes do timing previsto”, conclui João Guerra.

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Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações

A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses, permitindo-lhes recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação sobre os conteúdos que querem ver

O Instagram está a testar a possibilidade de os utilizadores reporem as suas recomendações, funcionalidade que permite recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação, em relação aos conteúdos que querem ver na página Explore, no Feed e no Reels. A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses.

Adam Mosseri, diretor do Instagram, publicou um vídeo na rede social em que refere que a nova funcionalidade não se destina a ser utilizada com frequência, sendo que foi concebida apenas para os casos em que se pretende uma renovação total. “Quero deixar claro que estamos a falar de uma mudança significativa”, enfatiza Adam Mosseri. A nova funcionalidade será lançada a nível mundial em breve, de acordo com o comunicado de imprensa do Instagram.

Caso um utilizador reponha o seu algoritmo, as recomendações de conteúdo vão começar a ser personalizadas novamente ao longo do tempo, com base nas publicações e contas com as quais o utilizador interage. É ainda dada a opção de rever a lista de contas que seguem, para deixarem de seguir contas que partilham conteúdos que já não lhes interessa.

“No início, vai tornar o Instagram muito menos interessante para o utilizador, porque vamos tratá-lo como se não soubéssemos nada sobre os seus interesses e vai demorar algum tempo a reaprendê-los. Por isso, não é algo que recomende que seja feito a toda a hora, mas caso o utilizador não se sinta bem com a sua experiência, isto fornece-lhe uma alternativa”, acrescenta o diretor do Instagram, no vídeo publicado no Instagram.

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TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia

Miguel Lobo (na foto, à dir.) mantém-se na liderança da operação nacional da TLC Worldwide e assume o cargo de CEO da TLC Worldwide Iberia. Philippe Dewerbe (à esq.) continua a liderar a empresa em Espanha e é o diretor executivo da TLC Worldwide Iberia

A TLC Worldwide está a fundir as operações em Espanha e Portugal, para formar um novo ‘cluster’ que reforça a presença e atuação na Península Ibérica, com a criação da TLC Worldwide Iberia. A fusão marca um momento da expansão e consolidação da agência e pretende fortalecer a oferta de soluções de ‘reward’ marketing e programas de fidelização.

A estrutura operativa e estratégica mantém-se em ambos os países, com escritórios em Madrid e Lisboa, mas a fusão irá criar um modelo de trabalho mais coeso entre ambas as agências, com a incorporação dos perfis ibéricos e das equipas especializadas. “Temos identificado inúmeras sinergias entre ambos os mercados e, ao combinar os pontos fortes das nossas equipas e direção, acreditamos que iremos alcançar níveis superiores de sofisticação e eficácia. Ao combinar o nosso conhecimento e experiência dos mercados espanhol e português, otimizamos os recursos e melhoramos a capacidade de desenhar e implementar campanhas e estratégias de marketing que se adaptam perfeitamente às necessidades das marcas em ambos os países”, enfatiza Miguel Lobo, CEO da TLC Worldwide Iberia.

Agora, as marcas que trabalham com a TLC Worldwide vão poder tirar partido de uma experiência mais fluida ao lançarem iniciativas a nível ibérico, beneficiando de uma coordenação mais precisa e de um aproveitamento superior dos recursos.

A equipa diretiva que estará na liderança deste ‘cluster’ conta com Miguel Lobo, que continua a liderar a operação nacional da TLC Worldwide, assumindo o cargo de CEO da TLC Worldwide Iberia. Philippe Dewerbe, por seu lado, continua a liderar a empresa em Espanha e será o diretor executivo da TLC Worldwide Iberia, com a responsabilidade de supervisionar a estratégia geral e garantir a fluidez da operação na região.

José Cerdeira assume a função de diretor de estratégia ibérica, focando-se em desenhar estratégias competitivas que potenciem o crescimento do ‘cluster’, alinhando os objetivos de negócio com as necessidades do mercado. Miguel Fernandes de Oliveira, por sua vez, fica com a direção de desenvolvimento do negócio ibérico, liderando a expansão comercial, fortalecendo as relações com os clientes atuais e explorando novas oportunidades para consolidar a presença da agência na região.

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El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata

No âmbito da campanha, de 18 a 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca Emidio Tucci, €1 reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado a esta associação, que o aplicará em ações de prevenção e combate ao cancro

O El Corte Inglés está a promover a campanha Novembro Azul, que pretende sensibilizar para o tema do cancro da próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Para assinalar o arranque da campanha, na semana em que se assinala o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, a 17 de Novembro, as fachadas do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia-Porto estão iluminadas de azul.

No âmbito da campanha, de 18 a 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca Emidio Tucci, nas lojas físicas e online, €1 reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado a esta associação, que o aplicará em ações de prevenção e combate ao cancro.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa e é, atualmente, o cancro mais frequente nos homens. Detetar a doença numa fase precoce é essencial, permitindo tratar com uma taxa de cura muito elevada.

Em outubro, o El Corte Inglés esteve iluminado de cor-de-rosa, no seguimento da campanha Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.

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Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes

“Estamos a consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação a nível nacional, trabalhando diferentes setores de atividade”, refere Diana Taveira, CEO da agência de comunicação e marketing de influência

A Milk&Black está a desenvolver a comunicação e a assessoria de imprensa de 11 novos clientes. Além da Fidelidade (seguros), da NAU Hotels & Resorts (hotelaria), do Palácio do Governador (hotelaria), do Monte Santo Resort (hotelaria), do Cascade Wellness Resort (hotelaria), do Senses (restauração), do Po Tat (restauração) e do Volta do Mar (restauração), também conquistou as contas de três marcas de moda internacionais, Merrell, Buffalo e Palladium, nos últimos dois meses.

Mitsubishi Motors, Fuso Trucks Portugal, Unicâmbio, Unimoney e Royal Canin são outras das insígnias que a agência de comunicação e marketing de influência está a comunicar desde o início do ano, juntando-se a uma lista que também inclui marcas como a New Balance, a WTF e a Segafredo e eventos como o Festival F e o Blissfest.

“Estamos a consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação a nível nacional. Acima de tudo, gostamos do desafio de trabalhar em diferentes setores e é um orgulho ver marcas nacionais e internacionais a integrar cada vez mais o nosso portefólio”, refere Diana Taveira, CEO da agência da Milk&Black, citada em comunicado de imprensa.

De acordo com o documento, a agência, fundada em 2016 por Diana Taveira e Diogo Dias, ex-apresentadores da MTV Portugal, conta atualmente com mais de 80 clientes ativos, entre contratos anuais, ações pontuais e campanhas. Além da assessoria de imprensa e do marketing de influência, a Milk&Black, que conta com uma equipa de 30 trabalhadores, gere redes sociais, produz conteúdos de fotografia e vídeo e organiza e promove eventos para marcas e empresas.

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Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)

Com criatividade da Born e produção da Mother, o filme publicitário está a ser divulgado nos canais digitais dos centros comerciais e nas redes sociais da influenciadora digital, integrado numa estratégia de amplificação que contempla múpis interiores e digital

A influenciadora digital Madalena Abecasis é a protagonista da campanha de Natal da Sonae Sierra. Apelando ao consumo consciente, refletido e planeado, o filme publicitário cruza a criatividade e o humor, apresentando dados reais sobre os comportamentos de consumo dos portugueses na época natalícia, obtidos através de um estudo da Sonae Sierra.

“A campanha ‘Pensa bem, oferece melhor’ demonstra a estratégia de marketing dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra em aliar ‘insights’ de consumo a uma abordagem criativa e emocional, potenciando o ‘engagement’ com o público-alvo e reforçando os valores da marca. Esta iniciativa integra uma comunicação omnicanal e contribui para uma mensagem de sustentabilidade e reflexão no ato de consumo”, explica Joana Moura e Castro, diretora de marketing ibérica da Sonae Sierra, citada em comunicado de imprensa.

A informação obtida no estudo permitiu identificar perfis de comportamentos típicos nos 18 centros comerciais abrangidos. Os cinco estereótipos mais comuns foram interpretados por Madalena Abecasis no filme publicitário, com criatividade da Born e produção da Mother.

Além dos consumidores que dependem de instruções de terceiros para escolher presentes, o anúncio retrata os que os escolhem com base nos seus próprios gostos, os que priorizam a estética para os ‘unboxings’ das redes sociais, os que deixam as compras para a última hora e os que compram qualquer coisa, sem refletir, porque, se o destinatário não gostar, pode sempre trocar.

“De acordo com os dados do estudo, 42% dos portugueses não utilizam os presentes que recebem e três milhões recebem presentes de que não gostam, o que confirma que as pessoas não dedicam o tempo necessário a pensar naquilo que o outro gostaria de receber. Além disso, cerca de dois milhões de portugueses só fazem as suas compras de Natal em dezembro”, refere a Sonae Sierra no documento.

A campanha é divulgada nos canais digitais dos centros comerciais da empresa em vídeo, com declinações em ‘key visuals’ e múpis interiores. Até ao Natal, é amplificada através de ativações e de conteúdos interativos, no digital, nos sites e nas redes sociais dos centros comerciais, em newsletters e através de marketing de influência, nas redes sociais de Madalena Abecasis.

A intenção é promover comportamentos de compra mais conscientes, que evitem deslocações adicionais, para trocas desnecessárias, aos centros comerciais geridos pela empresa, como o Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.

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Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)

No filme de Natal da marca de cafés, o empresário e ex-futebolista inglês joga à bola com um boneco de neve. Para os eletrodomésticos norte-americanos (na foto) prepara a refeição da consoada para a família

David Beckham é o rosto da campanha de Natal global multimeios da Nespresso. Produzido pela Studio 99, produtora audiovisual criada pelo ex-futebolista e empresário inglês em parceria com Nicola Howson e David Gardner em 2019 para produzir documentários desportivos, o filme publicitário mostra o antigo desportista a jogar à bola com um boneco de neve num dia de inverno.

Divulgado em televisão, digital e redes sociais, o ‘spot’ promove a nova cápsula de café Peanut and Roasted Sesame, uma das edições especiais da Nespresso para o Natal de 2024, além da máquina Vertuo Creatista e da caneca Vertuo Mug, outro dos produtos que a insígnia suíça comercializa.

Enquanto saboreia a bebida, David Beckham, que é embaixador da Nespresso desde novembro de 2023, observa a paisagem pela janela e, ao aperceber-se da presença de um boneco de neve inacabado com uma expressão triste, decide inverter a situação. Depois de o finalizar, recorrendo a uma cápsula de café para lhe criar um nariz, utiliza-o como guarda-redes.

Além do anúncio da Nespresso, David Beckham também é a estrela do filme publicitário natalício da SharkNinja, que marca a estreia da marca de eletrodomésticos norte-americana nas campanhas multimeios globais. Enquanto prepara a refeição da consoada para a família, o ex-desportista vai utilizando alguns dos novos lançamentos da insígnia.

Divulgado em digital e em televisão em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Escandinávia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Médio Oriente e Estados Unidos, o anúncio é amplificado através de publicações nas redes sociais e painéis digitais em praças centrais de Nova Iorque, Los Angeles, Miami e Londres.

As receitas natalícias preferidas de David Beckham, que é o embaixador global da SharkNinja, estão disponíveis num site dedicado. Para além de aumentar a notoriedade da marca a nível internacional, a contratação do ex-futebolista e empresário inglês pretende potenciar as vendas da insígnia globalmente.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

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Amazon lança concorrente ao Temu e Shein

Os produtos comprados na Amazon Haul são entregues em uma ou duas semanas. Em Portugal, a Amazon está a disponibilizar o Rufus, assistente virtual alimentado com IA generativa, que responde a perguntas sobre produtos e apresenta recomendações

A Amazon tem uma nova experiência de compras para os consumidores dos Estados Unidos, que consiste na venda apenas de produtos que custam 20 dólares (€19) ou menos, para competir com as ofertas de retalhistas como Temu e Shein. A Amazon Haul está disponível apenas através do smartphone e apresenta-se com preços competitivos, em produtos como vestuário, eletrónica e equipamento de cozinha.

“Todos os artigos têm um preço inferior a 20 dólares (€19), sendo que a maioria tem um preço igual ou inferior a dez dólares (€9,50) e alguns artigos custam apenas um dólar (€0,95)”, segundo avança a empresa em comunicado de imprensa. Os clientes também vão poder usufruir de descontos, quando adicionam mais artigos a uma única encomenda, com 5% de desconto em encomendas de 50 dólares (€47,50) ou mais e 10% de desconto em encomendas de 75 dólares (€71,24) ou mais, à semelhança das práticas das plataformas concorrentes.

A contrapartida da nova aposta da Amazon são os prazos de entrega, diferentes dos da Amazon Prime. Em vez disso, os produtos comprados na Amazon Haul chegam a casa do consumidor, por norma, em uma ou duas semanas, à semelhança do que acontece com a Temu e outras plataformas semelhantes.

A empresa liderada por Andy Jassy salienta que os utilizadores devem gastar pelo menos 25 dólares (€23,75) para receberem o envio gratuito, mesmo que subscrevam o serviço Prime. Caso contrário, o custo de envio é de 3,99 dólares (€3,79). São, no entanto, oferecidas devoluções gratuitas em todas as compras efetuadas na Amazon Haul acima de três dólares (€2,85) dentro de 15 dias após a entrega.

Em paralelo, em Portugal, a Amazon já está a disponibilizar o Rufus, assistente virtual alimentado por inteligência artificial generativa, através da aplicação da Amazon, por enquanto apenas em versão ‘beta’ e para clientes selecionados. Este assistente de compras virtual pretende melhorar a experiência de compra online, permitindo aos utilizadores interagirem com a plataforma de maneira mais eficiente, conseguindo responder a perguntas relacionadas com produtos e apresentar recomendações.

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Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024

A campanha ‘Drawn to Equality’ (na foto), também distinguida com duas Pratas, rendeu à Dentsu Creative o único Ouro que a criatividade portuguesa trouxe da cerimónia. ‘Surfing Through the Odds’ ganhou Prata e Bronze. ‘League of All Leagues’ foi reconhecida com Bronze

A criatividade portuguesa conquistou seis prémios na edição de 2024 dos Clio Sports Awards, em Nova Iorque. A campanha ‘Drawn to Equality’, que a Dentsu Creative criou para a Visa, ganhou três galardões. Além de Ouro na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, foi reconhecida com Prata na subcategoria Fan Engagement, da categoria Social Good, e com Prata na subcategoria Partnerships & Sponsorships, da categoria Brand x Media.

A campanha ‘Surfing Through the Odds’ da Betclic, que apresenta um documentário criado pela Coming Soon e produzido pelos Shutterstock Studios, para combater a desigualdade de género e racial através do surfe, em São Tomé e Príncipe, também recebeu dois galardões. Na subcategoria Sports Betting, da categoria Partnerships & Sponsorships, teve direito a Prata. Na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, conquistou Bronze.

‘League of All Leagues’ rendeu à Judas o segundo Bronze que veio para Portugal. A campanha, que promove a Liga Portugal Betclic, foi distinguida na subcategoria Gameday/In-Game Experience, da categoria Use of Partner or Sponsor. ‘League of All Leagues’ também ficou em ‘shortlist’, na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, à semelhança de ‘Bet On Her’ da FunnyHow para a Betclic, na subcategoria Public Relations, da categoria Public Relations.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto

“Uma marca consistentemente inovadora e atrativa aumenta mais rapidamente o seu alcance junto dos compradores e conquista a sua preferência”, diz Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca

As marcas de fabricante estão a contribuir para o crescimento do negócio dos retalhistas de sortido curto, avança um estudo da Kantar desenvolvido em parceria com a Centromarca. De acordo com a análise, a estabilização da inflação, a redução das taxas de juro e o aumento da taxa de emprego também estão a impulsionar o consumo fora de casa e os serviços de entrega ao domicílio.

“O consumo fora de casa tem vindo sempre a crescer acima do consumo para casa, nos últimos trimestres. No entanto, a percentagem do gasto que os portugueses dedicam ao consumo dentro de casa perdeu espaço, com uma diminuição de 1,2 pontos percentuais, face ao terceiro trimestre de 2023”, informa a Centromarca em comunicado de imprensa.

Além do tamanho das cestas ter diminuído, a maioria das categorias de produtos de grande consumo também regista um decréscimo em valor, nos primeiros nove meses do ano. No caso das bebidas, a redução atinge os 5%. No das limpezas caseiras, a quebra ronda os 3%. A venda de produtos de alimentação animal caiu 2%.

“No mesmo período, os números mostram também um avanço das marcas de distribuidor sobre as de fabricante, ainda que as segundas mantenham a maior quota de mercado, com 52,5% em valor. Apesar do decréscimo da quota, as marcas de fabricante contribuíram positivamente para o desempenho de alguns retalhistas de sortido curto”, refere o estudo.

Entre julho e setembro, o consumo em casa recuperou ligeiramente, com a dimensão da cesta de compras das famílias portuguesas a crescer, apesar da desaceleração da dinâmica de crescimento que as marcas próprias dos retalhistas registavam até então.

“Num contexto que se mantém desafiante, apesar dos números animadores da economia e dos mais recentes dados do mercado, as marcas continuam a ter de reforçar a relação com os consumidores, atrair novos públicos e reter compradores habituais. Uma marca consistentemente inovadora e atrativa aumenta mais rapidamente o seu alcance junto dos compradores e conquista a sua preferência”, afirma Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, citado no documento.

O estudo da Kantar mostra ainda que 66% das marcas que conquistam novos compradores registam crescimento em volume de vendas. “As marcas que não recrutaram consumidores nos últimos dois anos decresceram 14,5% em valor entre janeiro e setembro de 2024, quando comparado com o período homólogo. Já as que conquistaram novos ‘targets’ em 2023 e 2024 cresceram 14,3% no mesmo período”, refere ainda a análise.

Segundo o estudo, as marcas que angariaram mais clientes viram a fidelidade dos consumidores aumentar 57% e a taxa de repetição de compra subir 54%. “Recrutar consumidores em vários retalhistas pode ser difícil para as marcas, mas a diversificação dos locais de venda revela-se bastante vantajosa e fundamental para atingir o maior número de compradores possível”, defende Marta Santos, diretora de clientes e de análises da Kantar.

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Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce

A startup portuguesa está a lançar uma ferramenta gratuita, que permite às empresas de comércio eletrónico calcular e compensar automaticamente a pegada carbónica dos produtos, aumentando a transparência e a confiança junto dos consumidores

A ZeroPact, startup portuguesa de tecnologia focada na sustentabilidade, está a lançar uma solução alimentada por inteligência artificial que permite às marcas de comércio eletrónico integrar o cálculo e a compensação da pegada carbónica dos seus produtos, permitindo aumentar a transparência e a confiança junto dos consumidores.

A startup fundada por João Morgado, Luís Branco e João Matos ganhou o El Corte Inglés Retail Challenge, concurso de inovação no retalho que teve lugar durante a Web Summit, tendo agora a possibilidade de iniciar um teste piloto com o El Corte Inglés, reforçando a aplicabilidade da tecnologia em grandes marcas e antecipando-se às novas regulamentações do Digital Product Passport (DPP) previstas para 2027.

De acordo com o Barómetro Mastercard 2023 – Perceção da Sustentabilidade em Portugal, os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas, sendo que 80% dos portugueses dão importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores e que 52% já deixaram de comprar um produto devido à má reputação ambiental de uma marca.

“Estes números mostram a urgência das empresas em adotar práticas transparentes e alinhadas com as expectativas de um consumidor mais consciente”, sustenta João Morgado, CEO da ZeroPact, em comunicado de imprensa.

A análise da Mastercard revela ainda que 87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhecem a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estarem familiarizados com o conceito.

“Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”, argumenta João Morgado.

De acordo com o CEO da startup, a ZeroPact tem planos de expansão para toda a Europa, focando-se em mercados europeus estratégicos devido à legislação emergente que, até 2027, obrigará as empresas a adotarem passaportes digitais de produtos e práticas de sustentabilidade mais rigorosas.

A tecnologia da ZeroPact já está disponível em vários sites portugueses, como Otherwise, Jakshoes, DCK, NAE-Vegan, 38 graus, Cool Mood Community, Arisca, Wheat&Rose, Le-mot, Mineral Fashion Store, Bordaleiras, Chulé, Pera Lima, Tribu, Cura, entre outros.

“A aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o setor como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade”, enfatiza Vasco Marques Pinto, gestor de relações externas do El Corte Inglés.

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