RFM lança rádios online
Amos80 é o novo projecto de rádio online da RFM que arranca no próximo dia 26, estando previsto até ao final do ano o lançamento de outros canais temáticos na internet.

Ana Marcela
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Amos80 é o novo projecto de rádio online da RFM que arranca no próximo dia 26, estando previsto até ao final do ano o lançamento de outros canais temáticos na internet. A informação foi avançada ao M&P por António Mendes, director de programas da estação do grupo Renascença. “Este projecto integra-se na estratégia de lançamento de rádios online sob o chapéu RFM”, explica o responsável, referindo que, além da Amos80, está na calha o lançamento em Setembro de uma rádio de música de dança (RFM Clubbing) e, em Outubro, a Oceano Pacífico, com base no programa emitido na RFM e apresentado por João Chaves.
As novas estações, refere António Mendes, inserem-se numa lógica de “super-segmentação das audiências da rádio e utilizam elementos que fazem parte do capital da marca RFM”. Emitindo em contínuo, as estações vão ter animadores que asseguram, ainda que não em directo, a animação ao longo do dia. Ana Colaço e Celestino Alves, vozes da RFM, intercalam a animação da Amos80, estando previsto ao nível de programação, além dos temas musicais, histórias que marcaram a década de 80. Com uma identidade visual criada pela Ogilvy Design, sob a supervisão criativa de Miguel Figueiredo, a Amos80 terá uma identidade que recupera o histórico sonoro da RFM, incluindo jingles antigos da estação. António Mendes recusa comparações com a M80, da Media Capital. “Este tipo de música é um capital RFM. A estação está muito ligada a este tipo de música e fazia sentido que um dos canais fosse sobre música dos anos 80, que temos vindo a abandonar com a evolução da RFM [on air]”, justifica António Mendes.
As equipas de animação para as duas outras estações ainda não estão fechadas, mas dever-se-á manter a lógica de dois animadores. O acesso às rádios online será feito a partir do site da RFM sendo que, ainda que não revele números concretos, nos objectivos para estes projectos está o “contribuir para aumentar as visitas ao site da RFM”. Nesta fase inicial o modelo de negócio passa pelo patrocínio exclusivo ao canal, adianta António Mendes, sendo incluídas referências ao investidor ao longo da emissão e no mediaplayer. O patrocinador ainda não está fechado. O director de programas da RFM não revela valores concretos de investimento nesta aposta, afirmando que o montante é “baixo” na medida em que se revestiu na compra de “software, hardware, largura de banda e recursos humanos da RFM”.
Prevista está uma acção de comunicação, em imprensa, rádio e internet, produzida pela Ogilvy e direcção criativa de João Espírito Santo, cujo valor de investimento o responsável não revelou