RFM lança rádios online
Amos80 é o novo projecto de rádio online da RFM que arranca no próximo dia 26, estando previsto até ao final do ano o lançamento de outros canais temáticos na internet.
Ana Marcela
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Amos80 é o novo projecto de rádio online da RFM que arranca no próximo dia 26, estando previsto até ao final do ano o lançamento de outros canais temáticos na internet. A informação foi avançada ao M&P por António Mendes, director de programas da estação do grupo Renascença. “Este projecto integra-se na estratégia de lançamento de rádios online sob o chapéu RFM”, explica o responsável, referindo que, além da Amos80, está na calha o lançamento em Setembro de uma rádio de música de dança (RFM Clubbing) e, em Outubro, a Oceano Pacífico, com base no programa emitido na RFM e apresentado por João Chaves.
As novas estações, refere António Mendes, inserem-se numa lógica de “super-segmentação das audiências da rádio e utilizam elementos que fazem parte do capital da marca RFM”. Emitindo em contínuo, as estações vão ter animadores que asseguram, ainda que não em directo, a animação ao longo do dia. Ana Colaço e Celestino Alves, vozes da RFM, intercalam a animação da Amos80, estando previsto ao nível de programação, além dos temas musicais, histórias que marcaram a década de 80. Com uma identidade visual criada pela Ogilvy Design, sob a supervisão criativa de Miguel Figueiredo, a Amos80 terá uma identidade que recupera o histórico sonoro da RFM, incluindo jingles antigos da estação. António Mendes recusa comparações com a M80, da Media Capital. “Este tipo de música é um capital RFM. A estação está muito ligada a este tipo de música e fazia sentido que um dos canais fosse sobre música dos anos 80, que temos vindo a abandonar com a evolução da RFM [on air]”, justifica António Mendes.
As equipas de animação para as duas outras estações ainda não estão fechadas, mas dever-se-á manter a lógica de dois animadores. O acesso às rádios online será feito a partir do site da RFM sendo que, ainda que não revele números concretos, nos objectivos para estes projectos está o “contribuir para aumentar as visitas ao site da RFM”. Nesta fase inicial o modelo de negócio passa pelo patrocínio exclusivo ao canal, adianta António Mendes, sendo incluídas referências ao investidor ao longo da emissão e no mediaplayer. O patrocinador ainda não está fechado. O director de programas da RFM não revela valores concretos de investimento nesta aposta, afirmando que o montante é “baixo” na medida em que se revestiu na compra de “software, hardware, largura de banda e recursos humanos da RFM”.
Prevista está uma acção de comunicação, em imprensa, rádio e internet, produzida pela Ogilvy e direcção criativa de João Espírito Santo, cujo valor de investimento o responsável não revelou