Estudo: Consumidores portugueses escolhem marcas de acordo com preço
Um estudo de mercado levado a cabo pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) junto dos 26.900 consumidores que frequentam supermercados de grandes cadeias, revela que 83% dos inquiridos privilegia a […]
Maria João Lima
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Um estudo de mercado levado a cabo pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) junto dos 26.900 consumidores que frequentam supermercados de grandes cadeias, revela que 83% dos inquiridos privilegia a compra, de produtos nacionais. No entanto, para a maioria dos consumidores, o preço continua a ser o factor decisivo no momento da compra. Se os preços dos produtos produzidos em Portugal não forem competitivos, o consumidor opta por produtos de origem estrangeira, conclui o estudo. Muitos consumidores referem ter dificuldade em identificar a origem dos produtos e sugerem que as empresas portuguesas tenham em atenção este facto. A análise permite concluir que os consumidores com menor poder de compra, que frequentam cadeias que praticam preços mais acessíveis, são os que revelam mais apetência por produtos produzidos em Portugal, porque acreditam que, indirectamente, estão a ajudar o país e a defender os seus postos de trabalho.Já a iniciativa “Compro o que é nosso”, da responsabilidade da AEP, é mais conhecida pelos consumidores do Norte do que pelos consumidores do Sul do país. Se for considerado o sexo e a faixa etária, a iniciativa tem tido maior receptividade junto das mulheres e junto das faixas etárias entre os 30 e os 50 anos.
O estudo realizou-se em 140 lojas das cadeias Auchan, Continente, Modelo, Feira Nova e Pingo Doce, entre 11 de Abril e 13 de Julho do ano corrente.