Gulbenkian lidera com ajuda das redes sociais
A Fundação Calouste Gulbenkian, ao disponibilizar no Flickr imagens da Biblioteca de Arte, tornou-se a instituição cultural portuguesa com mais referências na blogosferaA Fundação Calouste Gulbenkian demonstrou que, para se […]

Meios & Publicidade
Bauer Media Group adquire Clear Channel por €577,8 milhões
Ronald Acuña Jr. promove roupa interior da Nike
Meta vai vender espaço publicitário a agências de meios para posterior revenda
Trump diz que TikTok será vendido nos Estados Unidos antes de 5 de abril
Teresa Abecasis Burnay na presidência da Auto Regulação Publicitária
Nuno Markl divulga plano de saúde visual da MultiOpticas
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
AutoSport e AutoMais vendidos a José Caetano
Audiências semanais: TVI está de regresso à liderança
AVK adquire Pixel Light e consolida-se no audiovisual
A Fundação Calouste Gulbenkian, ao disponibilizar no Flickr imagens da Biblioteca de Arte, tornou-se a instituição cultural portuguesa com mais referências na blogosferaA Fundação Calouste Gulbenkian demonstrou que, para se captar as atenções do público que navega na internet, o mais importante é dominar as ferramentas da própria rede. Foi isso mesmo que o “E. Life Seara.com / Meios & Publicidade” comprovou, ao verificar que a Gulbenkian foi o centro cultural português mais falado na blogosfera durante o último ano.
A este resultado não é alheia a estratégia da fundação, que em Julho deste ano disponibilizou no Flickr – uma rede social de partilha de fotografias – mil imagens do espólio da Biblioteca de Arte da Gulbenkian. Neste mês, os comentários gerados na web dispararam para mais do dobro da média obtida anteriormente. Este resultado bastou para relegar o CCB para o segundo lugar do top. Apesar de muito comentados, os concertos, conferências e exposições do Centro Cultural de Belém não chegaram para “vencer” a estratégia mais interactiva da Gulbenkian.
A Casa da Música garantiu o terceiro lugar no ano do terceiro aniversário. E em Abril de 2008, altura das comemorações, a instituição superou todos os “adversários”. A Fundação de Serralves fecha o ranking dos centros culturais mais comentados na web. A acção Serralves em Festa foi a mais discutida pelos internautas, colocando a instituição em primeiro lugar durante o último mês de Junho. Apesar dos resultados, fica claro que a cultura e as acções levadas a cabo pelas principais instituições desta área não passam ao lado dos blogueiros e internautas ocasionais.
Joana Carravilla (directora de comunicação da Seara.com)
Total de referências: Centro Cultural de Belém 4100, Serralves 2809, Gulbenkian 5160 e Casa da Música 3635.
“E.Life Seara.com/Meios & Publicidade” é um barómetro de análise quinzenal que quantifica as marcas mais faladas na blogosfera portuguesa (incluiu blogues e caixas de comentários dos sites nacionais). É um projecto da autoria da empresa Seara.com e do jornal Meios & Publicidade.