Obama associado à BMW e McCain à Ford
O estudo 2008 Presidential Image Power Survey, da agência Landor Associates em conjunto com a Penn, Schoen & Berland, pediu a 1002 indivíduos registados nos partidos democrata e republicano, e […]

Sofia Pires
Jovens reclamam mais. Correio e Comunicações entre as maiores queixas
Boutique dos Relógios assinala mudança de hora com campanha humorística
Puma lança anúncio criado por agentes de IA
Meta estreia aba para amigos. Mark Zuckerberg quer regresso ao Facebook original
Diogo Morgado promove Sotogrande em campanha internacional criada por produtora algarvia
China rejeita oferta de Trump de reduzir taxas em troca de acordo sobre TikTok
TTouch nomeia Benedita Guedes de Carvalho para sócia
Veollia é patrocinador oficial do Millennium Estoril Open
Negócio de publicidade online da Amazon cresce e desafia Google
Conheça as 6 principais tendências no marketing de influência em 2025
O estudo 2008 Presidential Image Power Survey, da agência Landor Associates em conjunto com a Penn, Schoen & Berland, pediu a 1002 indivíduos registados nos partidos democrata e republicano, e a independentes que associassem os candidatos a presidente e vice-presidente dos EUA a marcas. Os inquiridos associaram Barack Obama às marcas BMW, Google e Target enquanto John McCain foi comparado à Ford, Wal-Mart e AOL. Em declarações à Advertising Age, Mary Ellen Dugan, directora da Landor, refere que “a marca é por natureza uma percepção pessoal” e é aí “que o branding também se associa a estas eleições”.
Apesar destas diferenças, os inquiridos encontraram algumas semelhanças entre os candidatos e associaram ambos a marcas como iPod, Starbucks e MySpace. Scott Siff, vice-presidente executivo da Schoen & Berland, afirma que “a semelhança entre a estratégia de marketing dos candidatos indica que quem conseguir o melhor posicionamento pode muito bem ser o vencedor no dia 4 de Novembro”.
Aos inquiridos foi também pedido que falassem sobre os atributos de cada candidato. Obama é visto como encantador, compassivo, inteligente e unificador. John McCain é visto como forte, confiável e respeitável.O senador democrata Joe Biden, candidato a vice-presidente, é também visto como respeitável, forte e confiável. Aos olhos dos inquiridos, Sara Palin, a candidata republicana a vice-presidente, é também vista como unificadora além de ser considerada como confiável, uma pessoa com valores e é credível.
Obama e Palin são ambos comparados a marcas como Google e a revista People. Enquanto Joe Biden e John McCain são comparados às marcas AOL e Business Week.