Obama associado à BMW e McCain à Ford
O estudo 2008 Presidential Image Power Survey, da agência Landor Associates em conjunto com a Penn, Schoen & Berland, pediu a 1002 indivíduos registados nos partidos democrata e republicano, e […]
Sofia Pires
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O estudo 2008 Presidential Image Power Survey, da agência Landor Associates em conjunto com a Penn, Schoen & Berland, pediu a 1002 indivíduos registados nos partidos democrata e republicano, e a independentes que associassem os candidatos a presidente e vice-presidente dos EUA a marcas. Os inquiridos associaram Barack Obama às marcas BMW, Google e Target enquanto John McCain foi comparado à Ford, Wal-Mart e AOL. Em declarações à Advertising Age, Mary Ellen Dugan, directora da Landor, refere que “a marca é por natureza uma percepção pessoal” e é aí “que o branding também se associa a estas eleições”.
Apesar destas diferenças, os inquiridos encontraram algumas semelhanças entre os candidatos e associaram ambos a marcas como iPod, Starbucks e MySpace. Scott Siff, vice-presidente executivo da Schoen & Berland, afirma que “a semelhança entre a estratégia de marketing dos candidatos indica que quem conseguir o melhor posicionamento pode muito bem ser o vencedor no dia 4 de Novembro”.
Aos inquiridos foi também pedido que falassem sobre os atributos de cada candidato. Obama é visto como encantador, compassivo, inteligente e unificador. John McCain é visto como forte, confiável e respeitável.O senador democrata Joe Biden, candidato a vice-presidente, é também visto como respeitável, forte e confiável. Aos olhos dos inquiridos, Sara Palin, a candidata republicana a vice-presidente, é também vista como unificadora além de ser considerada como confiável, uma pessoa com valores e é credível.
Obama e Palin são ambos comparados a marcas como Google e a revista People. Enquanto Joe Biden e John McCain são comparados às marcas AOL e Business Week.