Bus cria nova imagem da Paróquia do Estoril
A Bus Consulting foi a empresa escolhida para criar a nova identidade da Paróquia do Estoril, e respectivas sub-marcas. “Quando nos contactaram, os nomes dos espaços estavam já definidos. São […]
Maria João Lima
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A Bus Consulting foi a empresa escolhida para criar a nova identidade da Paróquia do Estoril, e respectivas sub-marcas. “Quando nos contactaram, os nomes dos espaços estavam já definidos. São nomes de santos. Nesse contexto tentámos encontrar um símbolo que identificasse os santos e surgiu a auréola”, explicou ao M&P Susana Aires, directora criativa da Bus Consulting. A auréola foi colocada em cima do “o” que faz lembrar a cabeça de uma pessoa. Em termos de cores foi usado o dourado da auréola e o castanho, cor associada a Santo António. “O objectivo desta mudança de identidade era adoptar uma imagem mais actual”, explicou ao M&P Rosarinho Líbano Monteiro, vice-presidente do Centro Paroquial do Estoril. A imagem existente, da sua autoria, fora criada quando a direcção tomou posse há quatro anos. Mas agora, com a abertura de um novo centro na Senhora da Boa Nova os responsáveis consideraram que estava na altura de criar uma imagem de raiz. O novo centro terá uma escola profissional, um centro comunitário e uma igreja que se juntarão ao centro paroquial do Estoril (creche, jardim de infância, apoio domiciliário e centro de dia) e ao clube de seniores.A nova imagem será dada a conhecer aos paroquianos no dia 23, numa missa que será celebrada no local onde estão a nascer as novas infra-estruturas. O trabalho foi feito em pró-bono pela Bus Consulting.Susana Aires sublinhou que o marketing religioso começa a dar os primeiros passos. “A Igreja Católica sofreu um rombo de seguidores e o marketing pode ajudar a inverter a situação e a vender o produto”, diz a profissional, esclarecendo que está a usar terminologia de marketing. Há vários mecanismos de comunicação que podem ajudar, sem mexer nos dogmas e credos da religião, acrescenta. E dá o exemplo do novo Santuário de Fátima que em termos de espaço já está adequado à nova realidade, ao ser amplo e convidativo. “As pessoas têm de identificar-se com as coisas”. Este é o primeiro cliente na área do marketing religioso, mas Susana Aires acredita que com este case study na mão é possível que surjam mais interessados.