El Sol: Portugal com o melhor resultado de sempre
As agências nacionais premiadas somaram dois ouros, uma prata e dois bronzes, colocando Portugal como o quinto país mais criativo na edição deste ano.
Rui Oliveira Marques
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Portugal saiu do festival de publicidade ibero-americano El Sol, que terminou este sábado na cidade basca de San Sebastián, com o melhor resultado de sempre. As agências nacionais premiadas somaram dois ouros, uma prata e dois bronzes, colocando Portugal como o quinto país mais criativo na edição deste ano, atrás da Espanha, Brasil, Argentina e Chile. Ao todo participaram 17 países.
O protagonismo esteve do lado da Leo Burnett Lisboa, que totalizou com o projecto Store+ para a Cruz Vermelha um ouro na secção de exterior, uma prata na secção platina, que distingue projectos de comunicação pela vertente da inovação, e um bronze em relações públicas. A Leo Burnett recebeu também um ouro pelo Museu Efémero para a Pampero, que recentemente saiu do festival do Clube de Criativos de Portugal com o grande prémio. Em San Sebastián o projecto para a marca da Diageo foi distinguido na competição de relações públicas como melhor campanha de comunicação de marketing e consumo. A fechar os troféus nacionais está a MSTF Partners que ficou com um bronze na secção de televisão, para o filme Cloke para a Forest Stewardship Council.
Das 80 peças portuguesas inscritas chegaram ainda à shortlist os filmes Testemunho da McCann Erickson para a Liga Portuguesa Contra a Sida, Todos Contra Todos da Leo Burnett para a Amnistia Internacional e Cabral TV da JWT para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Na categoria de exterior estava também na lista de finalistas Fiat Cargo com sensor de estacionamento da Leo Burnett Lisboa. The First Worldwide Website Where Nothing Happens da JWT Lisboa para a Nestlé Portugal foi o único trabalho finalista em suportes interactivos. Também a Y&R Brands colocou o poster Sinchuan para a AMI entre os finalistas nas categorias de ponto de venda e de meios.
Fazendo as contas aos grandes prémios, destaque para as secções de internet, marketing digital e relações públicas, onde o júri preferiu não entregar os prémios principal. Nas restantes secções, o Sol de Platina foi para Que Vuelvan los Lentos de BBDO Argentina para Doritos. Já o prémio principal em televisão ficou com Sueños de Sra. Rushmore Madrid para Aquarius e em exterior foi para Iros a la Porra de El Laboratorio para Bwin. A AlmapBBDO recebeu o grande prémio de imprensa para O Melhor da Literatura, no seu Bolso, para Cia de Bolso. Em rádio foi para Salto de Trampolín da Publicis Espanha para Cadena SER, em marketing promocional para Atrapantes de DoubleYou para o site Atrápalo e em meios para Da la Cara da OMD para Pepsi.