Rui Calafate vai abrir agência de comunicação
Rui Calafate, até ontem responsável pela área de public affairs da YoungNetwork, está de saída da agência para liderar um novo projecto na área da comunicação.
Rui Oliveira Marques
O que pode ler na edição 969
M&P 969: Entrevista a Rudolf Gruner (Observador) + Especial Agências de Meios + Book Prémios M&P Criatividade e Autopromoções & Inovação em Media
Mars revê agências a nível mundial
Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Eficácia 2024
FPF alerta para antidesportivismo em campanha da Judas (com vídeo)
Qual é a cerveja que está por trás da música? É ir ver ao Google
NetAudience: SIC recupera liderança
Our Lego Agency assina campanha de Natal da Lego (com vídeo)
Anunciantes norte-americanos estão mais cautelosos com os investimentos
Revista Edit assinala 15 anos com edição em formato de jornal
Rui Calafate, até ontem responsável pela área de public affairs da YoungNetwork, saiu da agência para liderar um novo projecto na área da comunicação. Contactado pelo M&P o consultor referiu que se trata de “uma nova agência, integrada num grupo grande, dinâmico e jovem ligado à comunicação num sentido mais alargado”. Sem adiantar mais pormenores sobre o grupo que o ajudará a lançar o projecto, Calafate sublinha que a área de actuação da nova agência não ficará restrita à política. “Vai ter o know how da área da política, mas vai estar no mercado como qualquer outra agência. Terá é a mais-valia de ter à frente um profissional com muito contactos na área”. E é precisamente da política que vêm os primeiros clientes. “Vamos arrancar com clientes da área da política”, declarou, sem especificar se se tratam de candidatos ou campanhas com que trabalhava até aqui na YoungNetwork.
Sobre a equipa que o ajudará a implementar o projecto, Rui Calafate refere que “vai começar com tranquilidade, com uma equipa pequena. Quando começarmos a consolidar clientes, a equipa deverá crescer”. O M&P sabe que em cima da mesa poderá estar o recrutamento de consultores da YoungNetwork.
Recorde-se que Rui Calafate entrou para a YoungNetwork no início de 2007. Foi director da revista Política Moderna, adjunto do primeiro-ministro Santana Lopes e assessor de imprensa principal e de comunicação da Câmara Municipal de Lisboa, e era até aqui responsável por várias contas na área política na YoungNetwork.
João Duarte, CEO da YoungNetwork, referiu ao M&P que irá entrar uma pessoa para esta área, pelo que, diz, “não acredito” que possa perder clientes pela saída de Calafate. A política, segundo João Duarte, deveria representar 10 a 15 por cento da facturação da agência durante este ano, um objectivo que seria cumprido se a YoungNetwork conseguisse trabalhar 10 campanhas eleitorais. Neste momento estão cinco garantidas. A YoungNetwork nos últimos dois anos e meio teve experiências com o CDS, o PSD e o PS, para além de ter implementado uma campanha legislativa vencedora em Guiné-Bissau.