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‘Agora não dá. Tou em Reunião’

É no bairro de Shoreditch em Londres que André Moreira trabalha para clientes como a Air New Zealand, BlackBerry, Epson e Skype. A agência chama-se Albion e tem desde o […]

Rui Oliveira Marques
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‘Agora não dá. Tou em Reunião’

É no bairro de Shoreditch em Londres que André Moreira trabalha para clientes como a Air New Zealand, BlackBerry, Epson e Skype. A agência chama-se Albion e tem desde o […]

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Rui Oliveira Marques
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É no bairro de Shoreditch em Londres que André Moreira trabalha para clientes como a Air New Zealand, BlackBerry, Epson e Skype. A agência chama-se Albion e tem desde o mês passado este português como director criativo. Vale a pena relembrar o seu percurso. André Moreira passou pela BBDO e Y&R nacionais e pela 180 Amsterdam, onde se ocupou da conta da Sony. Integrou depois a Lowe London, onde teve em mãos o lançamento europeu do modelo Opel Zafira. O agora director criativo da Albion entrou na agência como freelancer, para participar no concurso do eBay, que a Albion acabou por ganhar. “Fui convidado a ficar e dois anos depois aqui continuo.” André Moreira não é o único português a ocupar um lugar de destaque em agências internacionais. Em Nova Iorque, São Paulo, Amesterdão e até na longínqua ilha de Reunião, encontram-se criativos portugueses.

Como conseguiram lá chegar? André Moreira acredita que o facto de não ser inglês o ajuda a ver as coisas com outros olhos. “Uma das características do mercado londrino é a sua insularidade, o que significa que, tirando o que vem dos EUA e das ex-colónias, pouco mais é olhado com alguma atenção”. Mas, por ter crescido profissionalmente em Portugal, onde os prazos e os orçamentos são apertados, conseguiu “uma certa flexibilidade e criatividade na forma como encaro esse tipo de problemas. O que, sem dúvida, é um factor competitivo.” A principal diferença que traça, face ao mercado nacional, prende-se com a escala. “É tudo maior.

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Pelo lado positivo, destaco os prazos, os orçamentos e, mais importante, a quantidade de talento disponível”.

Pela vertente negativa, aponta para os processos, a pressão e a quantidade de pessoas envolvidas. “Quando tudo corre bem, corre tudo mesmo bem, mas quando corre mal, corre mesmo mal”, refere. Depois, há vários trabalhos que só seriam possíveis de concretizar a partir de Londres. Um exemplo disso é o Skype Nomad (share.skype.com/sites/nomad). “Para provar que o Skype é agora móvel, decidimos enviar uma bloguer à volta do mundo em movimento perpétuo, ou seja, sem poder parar. Nem para comer ou dormir. Um projecto como este, global à partida, dificilmente seria realizável em Portugal.” As razões não são propriamente orçamentais, já que “nem foi assim tão caro, mas sim pela ambição e natureza internacional. Poucas marcas no nosso país têm essa dimensão, e as marcas internacionais que aí actuam remetem a comunicação deste nível para mercados como o londrino”.

Se Londres está a cerca de duas horas de avião de Lisboa, já para chegar até à ilha de Reunião a partir de Portugal são necessárias, pelo menos, 17 horas. Mas é lá que Pedro de Oliveira assume a direcção criativa da Ogilvy daquele protectorado francês. “Agora não dá. Tou em Reunião”, graceja Pedro de Oliveira. As histórias de adaptação ao território com 800 mil habitantes podiam ser intermináveis. “O quê? Quer dizer que vou ter que desenhar o filme todo?”, perguntou-lhe, poucas semanas após ter aterrado na Reunião, um director de uma produtora local quando Pedro de Oliveira lhe pediu o shooting board. “Foi aqui que vi a vida a andar para trás. Foi o momento em que me questionei se embarcar na aventura 974 [código da Reunião, região ultramarina francesa] tinha sido uma boa decisão. Tirando este episódio que visto à distancia até tem alguma graça, os momentos mais difíceis, são sempre que pensamos nas nossas referências, na família, nos amigos…” Antes de abraçar o “sonho tropical”, Pedro de Oliveira trilhou um percurso de 14 anos na JWT, na Leo Burnett, na Lintas e na Ogilvy portuguesas.

Povoado por proprietários franceses, trabalhadores africanos e indianos e comerciantes chineses, o protectorado do Pacífico revela-se um verdadeiro melting pot. “Na rua cruzamo-nos facilmente com pessoas de burka, de biquini e logo a seguir com um monge budista. As igrejas erguem-se ao lado das mesquitas que, por sua vez, fazem vizinhança com templos hindus. Não quer dizer que todos se adorem, mas todos respeitam todos. O que pode parecer banal numa sociedade católica pode muito bem ser ofensivo para uma comunidade muçulmana, ou ao contrário e isso torna o puzzle mais interessante”, descreve o director criativo. Os resultados, entretanto, também apareceram. “Como ter sido recompensado com uns quantos ‘Les Créatives’, que levam a concurso a criatividade da Reunião, Maurícias, Madagáscar, Nova Caledónia, Polinésia Francesa e Caraíbas e se não são exactamente os Clube de Criativos, o El Sol ou os D&AD, dão sempre um certo prazer ganhar”, considera. A agência foi também considerada a melhor da network Ogilvy África durante o ano de 2008. Olhando para trás o balanço não podia ser mais positivo: “Se é certo que a economia local é, em parte, suportada pelo estado francês, que injecta quantidades astronómicas de dinheiro na ilha, também é certo que os actores locais tem uma atitude muito competitiva e raramente deixam a concorrência sem resposta”, comenta Pedro de Oliveira.

Entre Nova Iorque e Portland

No trajecto em busca dos directores criativos em destaque a nível internacional, cruzamo-nos ainda com Rui Vieira, que vai estar até Março a acumular a direcção criativa da Fullsix de Nova Iorque com a de Lisboa, Paulo Martins, director criativo associado na 180 Amsterdam, e Frederico Saldanha, que está à frente da Ogilvy Brasil. Mas a José Ricardo Cabaço também cabe uma das ascensões mais meteóricas a nível internacional. Em Portugal passou pela Young & Rubicam, Saatchi & Saatchi e criou a agência Home, posteriormente fundida com a Grey. Depois, foi para a Wieden & Kennedy de Amesterdão e de Portland, onde assumiu a gestão de contas da Coca-Cola e da Nike. O criativo, que nasceu em Moçambique, esteve até Novembro do ano passado em Nova Iorque na direcção criativa da Euro RSCG dos Estados Unidos. Esther Lee, CEO da agência, chegou a descrevê-lo como “um raro talento criativo que combina na perfeição a estratégia e a criatividade, o conceito criativo e a sua execução”, mas Cabaço ficou na agência apenas seis meses. Agora tem em mãos o Random Collective, um projecto que o próprio descreveu à The Professional Association for Design como “uma rede de pessoas, de bons amigos, que gostam de colaborar em projectos criativos interessantes. O tamanho do grupo será determinado pela natureza e pelas necessidades de cada projecto. Pode ser um grupo de 20 pessoas ou podem ter apenas duas. Por enquanto, sou a única pessoa a tempo inteiro envolvida no projecto, mas isso vai mudar muito provavelmente. Poderei ser director criativo, outras vezes sou director de arte, fotógrafo, ilustrador ou então o elo entre as pessoas ou empresas”. O primeiro tarbalho consistiu num diário visual sobre a viagem que a banda Orba Squadra fez de Nova Iorque até Portland, na outra costa e onde o criativo vive actualmente. O trabalho pode ser visto em www.orbasquara.com. O Random Collective deverá envolver-se em projectos ligados à música, moda, ilustração, fotografia e vídeo. “Esperamos poder desvendar alguma coisa em Novembro”, adiantou José Ricardo Cabaço. Ainda nos Estados Unidos, Rui Vieira não hesita em dizer que “a experiência e o trabalho estão a ser fantásticos”. O escritório de Nova Iorque da Fullsix tem ‘apenas’ 20 colaboradores, que trabalham contas como a Sprite, a Bic e o Club Med.

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De São Paulo e Amesterdão para o mundo

Frederico Saldanha parece não ter razões de queixa. Desde que entrou para o mercado brasileiro, foi a Hong Kong, Nova Iorque e Buenos Aires criar campanhas globais.
Esteve também alguns meses na Wieden & Kennedy de Londres a fazer um trabalho da Nokia para mercados emergentes, quando a sua anterior agência, a DM9, mantinha um acordo com aquela agência. Em termos de produção, comenta Saldanha, “o facto de se trabalhar com realizadores não só brasileiros, mas também argentinos e norte-americanos, acaba por ser uma experiência muito interessante. E tudo isto acontece de uma forma natural graças à força económica do Brasil. O engraçado é que o povo aqui sempre ouviu dizer que o Brasil era o país do futuro, mas parece que só agora isso começa a fazer sentido.” Talvez seja por isso que diz que não costuma pensar muito sobre o regresso a Portugal: “Estou muito feliz num projecto ainda no começo, com muitas oportunidades por vir, e sinto que ainda terei muito que fazer por aqui.” Mas qual a influência que tem a nacionalidade portuguesa no seu quotidiano profissional? Aparentemente, muito pouca, refere Frederico Saldanha. “Não vejo que a minha nacionalidade tenha uma grande influência no meu dia-a-dia, além da experiência que eu possa agregar por vir de um mercado totalmente diferente. Isso sim, é relevante. Aqui na Ogilvy Brasil há criativos das mais variadas nacionalidades, pois faz parte da cultura da agência buscar uma diversidade de pensamento, um olhar fresco e original. ” Na agência fala-se tanto em português como em inglês. “Não importa de onde se vem, desde que seja de um lugar diferente. Se o nosso trabalho como criativo é surpreender e trazer algo de novo, nada melhor do que vir de um mercado que não siga as mesmas fórmulas que o brasileiro”, refere o criativo que trabalhou muito anos ao lado de Edson Athayde em Portugal e até 2006 foi director criativo da Grey.

Já em Amesterdão, está Paulo Martins, que em 2000 deixou o mercado nacional para ir para a Wieden & Kennedy.

Depois de trabalhar a conta da Nike, entrou há dois anos para a 180 Amsterdam para dedicar-se, enquanto director criativo associado, à conta da Adidas. Num português que o próprio admite “que vai de mal a pior”, Paulo Martins conta que tem em mãos o projecto da Adidas para o Mundial da África do Sul, o que implica trabalhar com agências locais e com a network TBWA. A partir de Amesterdão não hesita em dizer que a indústria está a atravessar uma grande mudança. “Aqui e em todo o mundo. Com a crise, os budgets ficaram totalmente desajustados. O aceleramento do digital, a forma como as pessoas comunicam, o word of mouth e o social networking forçaram toda a gente a mudar o jogo”, explica o criativo. A própria 180 tem implementado várias alterações na sua estrutura. Criou uma agência digital, uma área de design e de retail e uma produtora “de filmes e de pós-produção de imagem para 2D, que é o que costumávamos chamar de imprensa”. Na agência passaram a designar os anúncios de imprensa por “content 2D”. Paulo Martins dá um exemplo que ilustra esta transformação: “A forma como se aborda uma produção, já não é a do típico print shoot. Agora tentamos gerar o máximo de conteúdos. Se vamos estar três horas com o David Beckham, vamos tentar capitalizar ao máximo essas três horas, com filmes, fotografia, digital content… E mais não posso dizer, se não iria apresentar as ideias que vão ser conhecidas dentro de três meses.” Mesmo assim, e em nove anos de experiência holandesa, Paulo Martins considera que o mercado está “mais competitivo e diversificado”. “Há uns três ou quatro anos eram sempre as mesmas agências que iam aos pitchs. Agora estamos com agências digitais, de relações públicas ou de eventos. Há mais gente a competir pelo mesmo dinheiro”, descreve. De resto, há coisa que não mudam em Amesterdão. “É a eterna hot shop. Há sempre agências novas, mas por cada uma que abre, há outra que fecha. É o ciclo de cidade”, conclui.

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Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações

A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses, permitindo-lhes recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação sobre os conteúdos que querem ver

O Instagram está a testar a possibilidade de os utilizadores reporem as suas recomendações, funcionalidade que permite recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação, em relação aos conteúdos que querem ver na página Explore, no Feed e no Reels. A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses.

Adam Mosseri, diretor do Instagram, publicou um vídeo na rede social em que refere que a nova funcionalidade não se destina a ser utilizada com frequência, sendo que foi concebida apenas para os casos em que se pretende uma renovação total. “Quero deixar claro que estamos a falar de uma mudança significativa”, enfatiza Adam Mosseri. A nova funcionalidade será lançada a nível mundial em breve, de acordo com o comunicado de imprensa do Instagram.

Caso um utilizador reponha o seu algoritmo, as recomendações de conteúdo vão começar a ser personalizadas novamente ao longo do tempo, com base nas publicações e contas com as quais o utilizador interage. É ainda dada a opção de rever a lista de contas que seguem, para deixarem de seguir contas que partilham conteúdos que já não lhes interessa.

“No início, vai tornar o Instagram muito menos interessante para o utilizador, porque vamos tratá-lo como se não soubéssemos nada sobre os seus interesses e vai demorar algum tempo a reaprendê-los. Por isso, não é algo que recomende que seja feito a toda a hora, mas caso o utilizador não se sinta bem com a sua experiência, isto fornece-lhe uma alternativa”, acrescenta o diretor do Instagram, no vídeo publicado no Instagram.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia

Miguel Lobo (na foto, à dir.) mantém-se na liderança da operação nacional da TLC Worldwide e assume o cargo de CEO da TLC Worldwide Iberia. Philippe Dewerbe (à esq.) continua a liderar a empresa em Espanha e é o diretor executivo da TLC Worldwide Iberia

A TLC Worldwide está a fundir as operações em Espanha e Portugal, para formar um novo ‘cluster’ que reforça a presença e atuação na Península Ibérica, com a criação da TLC Worldwide Iberia. A fusão marca um momento da expansão e consolidação da agência e pretende fortalecer a oferta de soluções de ‘reward’ marketing e programas de fidelização.

A estrutura operativa e estratégica mantém-se em ambos os países, com escritórios em Madrid e Lisboa, mas a fusão irá criar um modelo de trabalho mais coeso entre ambas as agências, com a incorporação dos perfis ibéricos e das equipas especializadas. “Temos identificado inúmeras sinergias entre ambos os mercados e, ao combinar os pontos fortes das nossas equipas e direção, acreditamos que iremos alcançar níveis superiores de sofisticação e eficácia. Ao combinar o nosso conhecimento e experiência dos mercados espanhol e português, otimizamos os recursos e melhoramos a capacidade de desenhar e implementar campanhas e estratégias de marketing que se adaptam perfeitamente às necessidades das marcas em ambos os países”, enfatiza Miguel Lobo, CEO da TLC Worldwide Iberia.

Agora, as marcas que trabalham com a TLC Worldwide vão poder tirar partido de uma experiência mais fluida ao lançarem iniciativas a nível ibérico, beneficiando de uma coordenação mais precisa e de um aproveitamento superior dos recursos.

A equipa diretiva que estará na liderança deste ‘cluster’ conta com Miguel Lobo, que continua a liderar a operação nacional da TLC Worldwide, assumindo o cargo de CEO da TLC Worldwide Iberia. Philippe Dewerbe, por seu lado, continua a liderar a empresa em Espanha e será o diretor executivo da TLC Worldwide Iberia, com a responsabilidade de supervisionar a estratégia geral e garantir a fluidez da operação na região.

José Cerdeira assume a função de diretor de estratégia ibérica, focando-se em desenhar estratégias competitivas que potenciem o crescimento do ‘cluster’, alinhando os objetivos de negócio com as necessidades do mercado. Miguel Fernandes de Oliveira, por sua vez, fica com a direção de desenvolvimento do negócio ibérico, liderando a expansão comercial, fortalecendo as relações com os clientes atuais e explorando novas oportunidades para consolidar a presença da agência na região.

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El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata

No âmbito da campanha, de 18 a 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca Emidio Tucci, €1 reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado a esta associação, que o aplicará em ações de prevenção e combate ao cancro

O El Corte Inglés está a promover a campanha Novembro Azul, que pretende sensibilizar para o tema do cancro da próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Para assinalar o arranque da campanha, na semana em que se assinala o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, a 17 de Novembro, as fachadas do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia-Porto estão iluminadas de azul.

No âmbito da campanha, de 18 a 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca Emidio Tucci, nas lojas físicas e online, €1 reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado a esta associação, que o aplicará em ações de prevenção e combate ao cancro.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa e é, atualmente, o cancro mais frequente nos homens. Detetar a doença numa fase precoce é essencial, permitindo tratar com uma taxa de cura muito elevada.

Em outubro, o El Corte Inglés esteve iluminado de cor-de-rosa, no seguimento da campanha Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.

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Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes

“Estamos a consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação a nível nacional, trabalhando diferentes setores de atividade”, refere Diana Taveira, CEO da agência de comunicação e marketing de influência

A Milk&Black está a desenvolver a comunicação e a assessoria de imprensa de 11 novos clientes. Além da Fidelidade (seguros), da NAU Hotels & Resorts (hotelaria), do Palácio do Governador (hotelaria), do Monte Santo Resort (hotelaria), do Cascade Wellness Resort (hotelaria), do Senses (restauração), do Po Tat (restauração) e do Volta do Mar (restauração), também conquistou as contas de três marcas de moda internacionais, Merrell, Buffalo e Palladium, nos últimos dois meses.

Mitsubishi Motors, Fuso Trucks Portugal, Unicâmbio, Unimoney e Royal Canin são outras das insígnias que a agência de comunicação e marketing de influência está a comunicar desde o início do ano, juntando-se a uma lista que também inclui marcas como a New Balance, a WTF e a Segafredo e eventos como o Festival F e o Blissfest.

“Estamos a consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação a nível nacional. Acima de tudo, gostamos do desafio de trabalhar em diferentes setores e é um orgulho ver marcas nacionais e internacionais a integrar cada vez mais o nosso portefólio”, refere Diana Taveira, CEO da agência da Milk&Black, citada em comunicado de imprensa.

De acordo com o documento, a agência, fundada em 2016 por Diana Taveira e Diogo Dias, ex-apresentadores da MTV Portugal, conta atualmente com mais de 80 clientes ativos, entre contratos anuais, ações pontuais e campanhas. Além da assessoria de imprensa e do marketing de influência, a Milk&Black, que conta com uma equipa de 30 trabalhadores, gere redes sociais, produz conteúdos de fotografia e vídeo e organiza e promove eventos para marcas e empresas.

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Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)

Com criatividade da Born e produção da Mother, o filme publicitário está a ser divulgado nos canais digitais dos centros comerciais e nas redes sociais da influenciadora digital, integrado numa estratégia de amplificação que contempla múpis interiores e digital

A influenciadora digital Madalena Abecasis é a protagonista da campanha de Natal da Sonae Sierra. Apelando ao consumo consciente, refletido e planeado, o filme publicitário cruza a criatividade e o humor, apresentando dados reais sobre os comportamentos de consumo dos portugueses na época natalícia, obtidos através de um estudo da Sonae Sierra.

“A campanha ‘Pensa bem, oferece melhor’ demonstra a estratégia de marketing dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra em aliar ‘insights’ de consumo a uma abordagem criativa e emocional, potenciando o ‘engagement’ com o público-alvo e reforçando os valores da marca. Esta iniciativa integra uma comunicação omnicanal e contribui para uma mensagem de sustentabilidade e reflexão no ato de consumo”, explica Joana Moura e Castro, diretora de marketing ibérica da Sonae Sierra, citada em comunicado de imprensa.

A informação obtida no estudo permitiu identificar perfis de comportamentos típicos nos 18 centros comerciais abrangidos. Os cinco estereótipos mais comuns foram interpretados por Madalena Abecasis no filme publicitário, com criatividade da Born e produção da Mother.

Além dos consumidores que dependem de instruções de terceiros para escolher presentes, o anúncio retrata os que os escolhem com base nos seus próprios gostos, os que priorizam a estética para os ‘unboxings’ das redes sociais, os que deixam as compras para a última hora e os que compram qualquer coisa, sem refletir, porque, se o destinatário não gostar, pode sempre trocar.

“De acordo com os dados do estudo, 42% dos portugueses não utilizam os presentes que recebem e três milhões recebem presentes de que não gostam, o que confirma que as pessoas não dedicam o tempo necessário a pensar naquilo que o outro gostaria de receber. Além disso, cerca de dois milhões de portugueses só fazem as suas compras de Natal em dezembro”, refere a Sonae Sierra no documento.

A campanha é divulgada nos canais digitais dos centros comerciais da empresa em vídeo, com declinações em ‘key visuals’ e múpis interiores. Até ao Natal, é amplificada através de ativações e de conteúdos interativos, no digital, nos sites e nas redes sociais dos centros comerciais, em newsletters e através de marketing de influência, nas redes sociais de Madalena Abecasis.

A intenção é promover comportamentos de compra mais conscientes, que evitem deslocações adicionais, para trocas desnecessárias, aos centros comerciais geridos pela empresa, como o Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.

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Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)

No filme de Natal da marca de cafés, o empresário e ex-futebolista inglês joga à bola com um boneco de neve. Para os eletrodomésticos norte-americanos (na foto) prepara a refeição da consoada para a família

David Beckham é o rosto da campanha de Natal global multimeios da Nespresso. Produzido pela Studio 99, produtora audiovisual criada pelo ex-futebolista e empresário inglês em parceria com Nicola Howson e David Gardner em 2019 para produzir documentários desportivos, o filme publicitário mostra o antigo desportista a jogar à bola com um boneco de neve num dia de inverno.

Divulgado em televisão, digital e redes sociais, o ‘spot’ promove a nova cápsula de café Peanut and Roasted Sesame, uma das edições especiais da Nespresso para o Natal de 2024, além da máquina Vertuo Creatista e da caneca Vertuo Mug, outro dos produtos que a insígnia suíça comercializa.

Enquanto saboreia a bebida, David Beckham, que é embaixador da Nespresso desde novembro de 2023, observa a paisagem pela janela e, ao aperceber-se da presença de um boneco de neve inacabado com uma expressão triste, decide inverter a situação. Depois de o finalizar, recorrendo a uma cápsula de café para lhe criar um nariz, utiliza-o como guarda-redes.

Além do anúncio da Nespresso, David Beckham também é a estrela do filme publicitário natalício da SharkNinja, que marca a estreia da marca de eletrodomésticos norte-americana nas campanhas multimeios globais. Enquanto prepara a refeição da consoada para a família, o ex-desportista vai utilizando alguns dos novos lançamentos da insígnia.

Divulgado em digital e em televisão em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Escandinávia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Médio Oriente e Estados Unidos, o anúncio é amplificado através de publicações nas redes sociais e painéis digitais em praças centrais de Nova Iorque, Los Angeles, Miami e Londres.

As receitas natalícias preferidas de David Beckham, que é o embaixador global da SharkNinja, estão disponíveis num site dedicado. Para além de aumentar a notoriedade da marca a nível internacional, a contratação do ex-futebolista e empresário inglês pretende potenciar as vendas da insígnia globalmente.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Amazon lança concorrente ao Temu e Shein

Os produtos comprados na Amazon Haul são entregues em uma ou duas semanas. Em Portugal, a Amazon está a disponibilizar o Rufus, assistente virtual alimentado com IA generativa, que responde a perguntas sobre produtos e apresenta recomendações

A Amazon tem uma nova experiência de compras para os consumidores dos Estados Unidos, que consiste na venda apenas de produtos que custam 20 dólares (€19) ou menos, para competir com as ofertas de retalhistas como Temu e Shein. A Amazon Haul está disponível apenas através do smartphone e apresenta-se com preços competitivos, em produtos como vestuário, eletrónica e equipamento de cozinha.

“Todos os artigos têm um preço inferior a 20 dólares (€19), sendo que a maioria tem um preço igual ou inferior a dez dólares (€9,50) e alguns artigos custam apenas um dólar (€0,95)”, segundo avança a empresa em comunicado de imprensa. Os clientes também vão poder usufruir de descontos, quando adicionam mais artigos a uma única encomenda, com 5% de desconto em encomendas de 50 dólares (€47,50) ou mais e 10% de desconto em encomendas de 75 dólares (€71,24) ou mais, à semelhança das práticas das plataformas concorrentes.

A contrapartida da nova aposta da Amazon são os prazos de entrega, diferentes dos da Amazon Prime. Em vez disso, os produtos comprados na Amazon Haul chegam a casa do consumidor, por norma, em uma ou duas semanas, à semelhança do que acontece com a Temu e outras plataformas semelhantes.

A empresa liderada por Andy Jassy salienta que os utilizadores devem gastar pelo menos 25 dólares (€23,75) para receberem o envio gratuito, mesmo que subscrevam o serviço Prime. Caso contrário, o custo de envio é de 3,99 dólares (€3,79). São, no entanto, oferecidas devoluções gratuitas em todas as compras efetuadas na Amazon Haul acima de três dólares (€2,85) dentro de 15 dias após a entrega.

Em paralelo, em Portugal, a Amazon já está a disponibilizar o Rufus, assistente virtual alimentado por inteligência artificial generativa, através da aplicação da Amazon, por enquanto apenas em versão ‘beta’ e para clientes selecionados. Este assistente de compras virtual pretende melhorar a experiência de compra online, permitindo aos utilizadores interagirem com a plataforma de maneira mais eficiente, conseguindo responder a perguntas relacionadas com produtos e apresentar recomendações.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024

A campanha ‘Drawn to Equality’ (na foto), também distinguida com duas Pratas, rendeu à Dentsu Creative o único Ouro que a criatividade portuguesa trouxe da cerimónia. ‘Surfing Through the Odds’ ganhou Prata e Bronze. ‘League of All Leagues’ foi reconhecida com Bronze

A criatividade portuguesa conquistou seis prémios na edição de 2024 dos Clio Sports Awards, em Nova Iorque. A campanha ‘Drawn to Equality’, que a Dentsu Creative criou para a Visa, ganhou três galardões. Além de Ouro na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, foi reconhecida com Prata na subcategoria Fan Engagement, da categoria Social Good, e com Prata na subcategoria Partnerships & Sponsorships, da categoria Brand x Media.

A campanha ‘Surfing Through the Odds’ da Betclic, que apresenta um documentário criado pela Coming Soon e produzido pelos Shutterstock Studios, para combater a desigualdade de género e racial através do surfe, em São Tomé e Príncipe, também recebeu dois galardões. Na subcategoria Sports Betting, da categoria Partnerships & Sponsorships, teve direito a Prata. Na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, conquistou Bronze.

‘League of All Leagues’ rendeu à Judas o segundo Bronze que veio para Portugal. A campanha, que promove a Liga Portugal Betclic, foi distinguida na subcategoria Gameday/In-Game Experience, da categoria Use of Partner or Sponsor. ‘League of All Leagues’ também ficou em ‘shortlist’, na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, à semelhança de ‘Bet On Her’ da FunnyHow para a Betclic, na subcategoria Public Relations, da categoria Public Relations.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto

“Uma marca consistentemente inovadora e atrativa aumenta mais rapidamente o seu alcance junto dos compradores e conquista a sua preferência”, diz Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca

As marcas de fabricante estão a contribuir para o crescimento do negócio dos retalhistas de sortido curto, avança um estudo da Kantar desenvolvido em parceria com a Centromarca. De acordo com a análise, a estabilização da inflação, a redução das taxas de juro e o aumento da taxa de emprego também estão a impulsionar o consumo fora de casa e os serviços de entrega ao domicílio.

“O consumo fora de casa tem vindo sempre a crescer acima do consumo para casa, nos últimos trimestres. No entanto, a percentagem do gasto que os portugueses dedicam ao consumo dentro de casa perdeu espaço, com uma diminuição de 1,2 pontos percentuais, face ao terceiro trimestre de 2023”, informa a Centromarca em comunicado de imprensa.

Além do tamanho das cestas ter diminuído, a maioria das categorias de produtos de grande consumo também regista um decréscimo em valor, nos primeiros nove meses do ano. No caso das bebidas, a redução atinge os 5%. No das limpezas caseiras, a quebra ronda os 3%. A venda de produtos de alimentação animal caiu 2%.

“No mesmo período, os números mostram também um avanço das marcas de distribuidor sobre as de fabricante, ainda que as segundas mantenham a maior quota de mercado, com 52,5% em valor. Apesar do decréscimo da quota, as marcas de fabricante contribuíram positivamente para o desempenho de alguns retalhistas de sortido curto”, refere o estudo.

Entre julho e setembro, o consumo em casa recuperou ligeiramente, com a dimensão da cesta de compras das famílias portuguesas a crescer, apesar da desaceleração da dinâmica de crescimento que as marcas próprias dos retalhistas registavam até então.

“Num contexto que se mantém desafiante, apesar dos números animadores da economia e dos mais recentes dados do mercado, as marcas continuam a ter de reforçar a relação com os consumidores, atrair novos públicos e reter compradores habituais. Uma marca consistentemente inovadora e atrativa aumenta mais rapidamente o seu alcance junto dos compradores e conquista a sua preferência”, afirma Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, citado no documento.

O estudo da Kantar mostra ainda que 66% das marcas que conquistam novos compradores registam crescimento em volume de vendas. “As marcas que não recrutaram consumidores nos últimos dois anos decresceram 14,5% em valor entre janeiro e setembro de 2024, quando comparado com o período homólogo. Já as que conquistaram novos ‘targets’ em 2023 e 2024 cresceram 14,3% no mesmo período”, refere ainda a análise.

Segundo o estudo, as marcas que angariaram mais clientes viram a fidelidade dos consumidores aumentar 57% e a taxa de repetição de compra subir 54%. “Recrutar consumidores em vários retalhistas pode ser difícil para as marcas, mas a diversificação dos locais de venda revela-se bastante vantajosa e fundamental para atingir o maior número de compradores possível”, defende Marta Santos, diretora de clientes e de análises da Kantar.

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Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce

A startup portuguesa está a lançar uma ferramenta gratuita, que permite às empresas de comércio eletrónico calcular e compensar automaticamente a pegada carbónica dos produtos, aumentando a transparência e a confiança junto dos consumidores

A ZeroPact, startup portuguesa de tecnologia focada na sustentabilidade, está a lançar uma solução alimentada por inteligência artificial que permite às marcas de comércio eletrónico integrar o cálculo e a compensação da pegada carbónica dos seus produtos, permitindo aumentar a transparência e a confiança junto dos consumidores.

A startup fundada por João Morgado, Luís Branco e João Matos ganhou o El Corte Inglés Retail Challenge, concurso de inovação no retalho que teve lugar durante a Web Summit, tendo agora a possibilidade de iniciar um teste piloto com o El Corte Inglés, reforçando a aplicabilidade da tecnologia em grandes marcas e antecipando-se às novas regulamentações do Digital Product Passport (DPP) previstas para 2027.

De acordo com o Barómetro Mastercard 2023 – Perceção da Sustentabilidade em Portugal, os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas, sendo que 80% dos portugueses dão importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores e que 52% já deixaram de comprar um produto devido à má reputação ambiental de uma marca.

“Estes números mostram a urgência das empresas em adotar práticas transparentes e alinhadas com as expectativas de um consumidor mais consciente”, sustenta João Morgado, CEO da ZeroPact, em comunicado de imprensa.

A análise da Mastercard revela ainda que 87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhecem a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estarem familiarizados com o conceito.

“Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”, argumenta João Morgado.

De acordo com o CEO da startup, a ZeroPact tem planos de expansão para toda a Europa, focando-se em mercados europeus estratégicos devido à legislação emergente que, até 2027, obrigará as empresas a adotarem passaportes digitais de produtos e práticas de sustentabilidade mais rigorosas.

A tecnologia da ZeroPact já está disponível em vários sites portugueses, como Otherwise, Jakshoes, DCK, NAE-Vegan, 38 graus, Cool Mood Community, Arisca, Wheat&Rose, Le-mot, Mineral Fashion Store, Bordaleiras, Chulé, Pera Lima, Tribu, Cura, entre outros.

“A aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o setor como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade”, enfatiza Vasco Marques Pinto, gestor de relações externas do El Corte Inglés.

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