O que pensam os pais sobre os hábitos de leitura das crianças
Depois de analisarmos os hábitos de leitura das crianças, quisemos saber qual a opinião dos pais sobre os hábitos de leitura das crianças. Os resultados apresentados resultam de um estudo […]
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Depois de analisarmos os hábitos de leitura das crianças, quisemos saber qual a opinião dos pais sobre os hábitos de leitura das crianças. Os resultados apresentados resultam de um estudo realizado junto de 120 pais, que têm crianças com idades entre os 5 e os 10 anos.
“Não basta ensinar as crianças a ler, é necessário dar-lhes algo que mereça ser lido. Alguma coisa que aumente a sua imaginação – que as ajude a dar sentido às suas vidas e que as faça chegar a pessoas cujas vidas são bastante diferentes das suas”, defende Katherine Paterson, autora da obra Ponte para Terabithia. Os pais podem ajudar a criar esse bom hábito entre as crianças.Em todas as casas, os filhos adoram jogos electrónicos.
“Se eu deixar e não interromper, eles vão ficar a tarde toda, mais de seis horas seguidas” ouvimos as nossas mães dizerem. Segundo Miriam Paúra, pedagoga, a recomendação é incentivar os filhos a lerem desde pequenos. “Compre um determinado livro e comece a ampliar a história para criar interesse.”
Os especialistas apontam que não há nada melhor do que dar o exemplo e ler junto dos filhos. Antes mesmo da alfabetização (de 1 a 6 anos de idade) é possível criar um interesse pela leitura. O pai deve contar a história com o livro aberto, apontando para as figuras.
Depois da alfabetização (entre 6 e 8 anos), o filho deve participar e ler parte do livro, como algumas frases e um parágrafo. Um livro pequeno pode ser lido várias vezes. A partir dos 8 anos, quando o leitor se torna independente, é importante não fazer da leitura um castigo nem obrigação.
Depois da teoria, fomos surpreendidos com os resultados relativos ao hábito que os nossos pais revelam em relação à leitura junto dos seus filhos. Quando questionados sobre os hábitos de leitura que mantêm com os seus filhos, 98 por cento dos entrevistados afirmam ter o hábito de ler histórias às crianças. Dessas histórias, as mais lidas são a Fada Oriana, Anita e os livros do Ruca.
E como seleccionam a história? São os filhos quem escolhem, de acordo com 57 por cento dos pais e 43 por cento afirmam que o fazem por iniciativa própria.
A relativa passividade nestes hábitos de leitura deve ser tomado como um alerta para os pais. De facto lêem, mas porque os filhos pedem. Como curiosidade, são maioritariamente os rapazes quem mais vezes pede aos pais para lhes lerem histórias.
E o seu filho tem uma história preferida? Cinquenta e um por cento dos inquiridos afirmam que sim. Os Três Porquinhos é a mais mencionada. Para além das histórias em livros, 94 por cento dos pais costumam também contar aventuras sobre as suas vidas, nomeadamente quando eram pequenos, o que faziam quando o filho nasceu, as brincadeiras com os irmãos, entre outras. A invenção de histórias no momento também é algo muito comum entre os pais que participaram neste estudo. Um imaginário muito apelativo para as crianças, pois retrata o mundo do sonho e da fantasia tão comum nestas idades. Repare-se como as crianças querem que os pais lhes leiam, mas nem revelam uma grande preferência por determinadas histórias. Até os relatos das suas vivências se tornam em histórias fantásticas.
A enorme variedade e a possibilidade de leitura no espaço infantil tornam a FNAC como o local de compra preferido para 71 por cento dos pais (ver gráfico). Quando questionámos se vão à Feira do Livro, 41 por cento dos pais responderam afirmativamente e dizem que é um local eleito para a compra. No entanto, apenas 12 por cento vê as novidades e só 2 por cento participam nas actividades propostas naquele espaço.
Como seria o livro e a livraria ideal? A cor é o factor determinante para a escolha do livro preferido. Quarenta e quatro por cento dos pais referem esta característica como sendo a mais importante, seguida das imagens, da utilização de autocolantes, da capa dura e do formato A4 ou A5 (ver gráfico). Para eleger a livraria ideal, 71 por cento dos pais mencionou os contadores de histórias como um dos principais factores de atracção. As oficinas de leitura e um espaço próprio para as crianças também são mencionados.
Tal como referimos anteriormente, a leitura ocupa na vida da criança um papel preponderante, tanto ao nível emocional como na forma de expressão das suas ideias e pensamentos. A leitura deve ser incutida nas crianças desde cedo, não só pelos educadores e professores, mas também pelos pais.
Deixamos então alguns conselhos aos pais:
1. Os livros deverão fazer parte do dia-a-dia da criança: a leitura dá calma e serenida de e é aconselhada antes de adormecer.
2. A leitura é uma actividade divertida para toda a família.
3. Guarde alguns minutos por dia para ler com as crianças.
4. Vá com as crianças a livrarias, Feiras do Livro e à Biblioteca.
5. Considere o livro como um presente para os seus filhos e para os amiguinhos deles.
E no momento da leitura:
1. Primeiro, mostre a capa à criança.
2. Deixe o seu filho virar as páginas.
3. Vá lendo as frases, seguindo com o dedo.
4. Varie o tom de voz consoante cada personagem da história.
5. No final da história, peça ao seu filho para fazer um breve resumo do que acabou de ouvir.
Fonte: Elec3city/BzzzBrand
Amostra: 120 pais de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. No que se refere à distribuição das crianças por género: 55 por cento de raparigas e 45 por cento de rapazes. Relativamente à distribuição etária: 28 por cento tem 8 anos, 21 por cento tem 7 anos, 16 por cento tem 10 anos, 15 por cento tem 9 anos, 11 por cento tem 5 anos e 9 por cento tem 6 anos. Os inquéritos foram administrados via telefone. Data: Janeiro 2009