Facebook aborda anunciantes nacionais
A equipa comercial do Facebook responsável pelo mercado nacional está em Portugal para estabelecer os primeiros contactos directos com os anunciantes locais.
Rui Oliveira Marques
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A equipa comercial do Facebook responsável pelo mercado nacional está em Portugal para estabelecer os primeiros contactos directos com os anunciantes locais. Ontem, Diego Oliva, director comercial do Facebook para o Sul da Europa, participou como orador no Verge, seminário sobre redes sociais promovido pela Ogilvy. Hoje será a vez de Irene Cano, responsável pelo escritório de Madrid do Facebook, realizar um workshop com anunciantes onde pretende apresentar alguns dos melhores cases que já foram feitos nesta rede social. Ao M&P Irene Cano referiu, sem adiantar valores de negócio, que pretende nos próximos meses contactar os 100 principais anunciantes nacionais e respectivas agências de meios, de forma a “estabelecer uma relação directa para apresentarmos os nossos serviços”. Além de Madrid, onde abriu o escritório no início deste ano, na Europa, a rede social está presente em Dublin, Londres e Paris.
Diego Oliva aproveitou a passagem por Lisboa para deixar algumas dicas aos marketeers. “Os media sociais vieram mudar tudo porque tornaram o passa palavra a ferramenta mais importante de comunicação”, considera, sublinhando que não é necessário ter o orçamento de uma multinacional para desenvolver um bom trabalhado no Facebook. É o caso da Royal Opera House, que, com 25 mil fãs, se tornou no principal fórum de reunião dos fãs deste estilo musical. “Não se deve ter como objectivo conseguir mais seguidores que a Coca-Cola ou o Starbucks. É preciso comunicar para as pessoas que nos interessam”, considera. Cabe às marcas saber chamar a atenção para a sua presença no Facebook e para isso, considera Diego Oliva, devem proporcionar aos seguidores conteúdos exclusivos, entretenimento e emoções. “O objectivo é alcançado quando conseguimos que o consumidor se sinta bem ao final do dia.”