A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em outubro o consumo televisivo registou um crescimento de 1,8% face ao mês de setembro. No primeiro mês do outono, o regresso dos portugueses às rotinas depois do verão provocou um crescimento do consumo televisivo.
Os canais FTA (RTP1, SIC e TVI) mantêm a tendência verificada em setembro e voltam a crescer relativamente ao mês anterior. A única exceção é a SIC, que não verifica alterações face ao mês anterior. A TVI, com um ‘share’ de 15,2% (mais 0,3% em relação a setembro), mantém a liderança, seguida da SIC que alcançou um ‘share’ de 14,1%.
A RTP1 surge na terceira posição, com um ‘share’ de 11,2% (mais 0,5% face ao mês anterior), tendo sido o canal que registou o maior aumento. Os jogos de Portugal, a contar para a Liga das Nações, ajudaram a impulsionar as audiências do canal.
A tipologia ‘pay tv’ segue a mesma tendência dos canais FTA e regista um crescimento de 0,2% em comparação com o último mês. Com um ‘share’ de 41.2%, outubro é agora o mês de 2024 com o nível de ‘share’ mais elevado.
Com o regresso às rotinas e com menos tempo disponível, a tipologia Outros, que abrange o visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como o ‘streaming’ e as consolas, foi a mais prejudicada, diminuindo 0,8% face ao último mês, atingindo o valor mais baixo desde maio.
No mês de outubro, a tipologia de ‘pay tv’ acompanhou o crescimento dos canais FTA e também verificou um crescimento de 0,2% em comparação com o último mês. Do top de canais de ‘pay tv’, o News Now e o V+, ex-TVI Reality, foram os que verificam maior crescimento, com ambos a crescerem 0,2% face ao mês anterior. A CMTV reforça a primeira posição, como o canal do cabo preferido dos portugueses.
Em outubro, o programa mais visto foram os jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações (Escócia x Portugal e Polónia x Portugal), ambos transmitidos pela RTP1. Os jogos foram vistos em média por mais de 2,58 milhões de telespetadores, o que representou um ‘share’ de 41.8%. Dos dois jogos, o Escócia x Portugal foi o mais visto, tendo registado uma audiência média de 2,12 milhões de telespetadores e um ‘share’ de 41,4%.
Na segunda posição, ficou o programa ‘Secret Story-As Alianças’, o único programa, a par dos jogos da seleção nacional, que conseguiu ultrapassar a barreira de um milhão de telespetadores de audiência média. Com uma audiência média de 1,59 milhões e um ‘share’ de 26,3%, foi o programa mais visto do mês, se excluirmos os jogos de futebol.
Relativamente às audiências por período horário, no mês de outubro, a SIC mantém a liderança durante o almoço, com um ‘share’ de 20,9%, sendo este o único período do dia onde lidera. A TVI mantém a liderança nos períodos da tarde, ‘prime time’ e ‘late night’.
Contudo, é durante o período do segundo ‘prime time’, onde a diferença face à SIC é menor (16,1% versus 15,4%). A RTP1 lidera apenas durante o período que antecede o horário nobre, tendo em outubro perdido a liderança do período da manhã para a TVI por apenas uma décima (14,0% versus 13,9%).