Asterix no McDonald’s gera mal-estar
Um anúncio onde se vê Asterix e Obelix a festejar mais uma vitória dos irredutíveis gauleses num restaurante McDonald’s está a gerar polémica em França
Rui Oliveira Marques
O que pode ler na edição 972 do M&P
M&P 972: Entrevista a Pedro Baltazar (Nova Expressão) + Novo jornal PT50 + SIC
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
Um anúncio onde se vê Asterix e Obelix a festejar mais uma vitória dos irredutíveis gauleses num restaurante McDonald’s está a gerar polémica em França. A peça, criada pela BETC Euro RSCG adopta a assinatura “Venez Comme Vous Êtes” (Venha como é). “Depois de resistir aos romanos, será que os americanos conseguiram finalmente escalpelizar o pequeno gaulês?”, escreveu o Le Figaro. “É preciso viver noutro planeta para pensar que Asterix não sucumbiu às sereias do capitalismo, seja ela americana ou não”, acusou o site Slate. As críticas têm merecido atenção de vários meios de comunicação franceses.
A ilustração foi criada pelo estudo gráfico fundado por Albert Uderzo e René Goscinny. Uderzo foi consultado para a realização desta campanha. Um porta-voz do estúdio gráfico disse ao canal TF1 que “Asterix continuava a ser um rebelde. Ele não trabalha para [o McDonald’s] mas com [o McDonald’s]”. O mesmo responsável adiantou que tinham recusado já antes utilizar Obelix numa campanha da Diet Cola por não corresponder aos “valores da personagem”.