Ricardo Costa vai ser director do Expresso
Ricardo Costa será a partir de Janeiro o novo director do Expresso. Henrique Monteiro sobe à administração da Impresa Publishing com funções não executivas e director coordenador editorial para novas plataformas da editora.

Ana Marcela
Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl para celebrar a Páscoa
Max lança plano com anúncios em Portugal
Amorim e Rockwell promovem cortiça em Milão
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
“A Henrique Monteiro quero deixar uma palavra sentida de agradecimento pelo esforço, dedicação e extrema lealdade como dirigiu o Expresso ao longo destes últimos anos. Não esquecerei nunca o profissionalismo com que liderou, com o sucesso que hoje todos reconhecem, uma das mais profundas e difíceis transformações na história do jornal que nos permite iniciar agora, com uma confiança no futuro que não terão, infelizmente, muitos mais projectos editoriais no nosso pais, esta nova etapa”. A afirmação é de Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, no dia é que foi conhecido que Ricardo Costa iria a partir de Janeiro ser o novo director do semanário e publisher do núcleo do Expresso/Exame (que engloba ainda a Intelligent Life e o Courrier Internacional), passando Henrique Monteiro a administrador não executivo da Impresa Publishing e director coordenador editorial para novas plataformas, reportando directamente ao CEO do grupo, José Carlos Lourenço.
Henrique Monteiro estava há 19 anos ligado ao Expresso. Nos últimos cinco liderou o título, após 11 anos como membro da direcção. “Quando aceitei o desafio que me fez o Dr. Balsemão fui muito claro no ponto em que não me perpetuaria no lugar”, garante Monteiro, em nota enviada à redacção. “Há dois anos, numa carta que lhe enderecei, lembrei que não era minha intenção ficar mais de quatro anos e, já este ano, numa conversa franca – como todas as que com ele tive e tenho – manifestei o mesmo”, concretiza. “Levar para outros suportes, para as modernas plataformas, a chama dos jornais e revistas, o seu espírito livre, crítico e inovador” é a futura tarefa do ainda director do Expresso.
“Foi com orgulho que recebi o convite para ser director do Expresso e publisher do núcleo Expresso/Exame. O Expresso foi o jornal onde iniciei a minha carreira (…) É meu objectivo manter no Expresso os valores que sempre nortearam este jornal”, afirma, por seu lado, Ricardo Costa.
Com esta nomeação, Ricardo Costa deixa as funções que exercia na SIC, explica fonte oficial do grupo, estação onde funcionava como assessor do director-geral. A decisão de entregar a direcção do Expresso ao profissional de 42 anos – no grupo Impresa desde 1989 – deverá levar a mudanças na equipa directiva do jornal, já que, em aberto fica o cargo de director-adjunto. Também na Intelligent Life, título trimestral lançado em Abril poderá haver mudanças na direcção, uma vez que o título era dirigido por Henrique Monteiro.
Ricardo Costa foi director-adjunto de informação da SIC e director da SIC Notícias.