Nasceu a APG
Doze planeadores criaram a Account Planning Group Portugal (APG), que pretende funcionar como associação dedicada à promoção, formação e desenvolvimento das competências de planeamento estratégico
Rui Oliveira Marques
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Doze planeadores criaram a Account Planning Group Portugal (APG), que pretende funcionar como associação dedicada à promoção, formação e desenvolvimento das competências de planeamento estratégico. A APG é presidida por Miguel Velhinho, CEO do Projecto Manhattan. “Achamos que era altura de nos associarmos e formarmos um grupo coeso e com uma agenda comum em que valorizássemos esta função, um pouco à semelhança do que fizeram os criativos há uns anos atrás, criando o Clube de Criativos. Há oportunidade de mercado para que a profissão cresça, ganhe notoriedade e importância no processo criativo e de desenvolvimento estratégico, quer nas agências, quer nos anunciantes”, considera Miguel Velhinho em entrevista a publicar na próxima edição do M&P.
A APG, que tem já o site online, pretende chegar aos cerca de 130 planners que trabalham em Portugal, assim como aos estudantes. “São eles que vão ser o futuro da indústria”, justifica. Miguel Velhinho é o presidente da direcção, que tem como vogais Sérgio Santos (Euro RSCG) e Sandra Pombo (Shift Thinkers). A assembleia geral é presidida por Joana Veiga (Brand Fiction) e tem como secretário Nuno Melo Silva (JWT). À frente do conselho fiscal está Pedro Pessanha (McCann Ericksson), apoiado pelos vogais Pedro Pires (GCI) e Susana Coerver (Fischer). No núcleo de sócios fundadores encontram-se ainda Alexandre D’Albergaria (Leo Burnett), Cátia Meira (Pure Ativism), Margarida Silva (Lowe Ativism) e Miguel Messias.
Na entrevista ao M&P, Miguel Velhinho analisa ainda o protagonismo que a função de planeador estratégico pode ter em tempos de crise e os projectos que a APG pretende implementar.