92% dos portugueses não sabem quando é desligado o sinal analógico de televisão
Mais de 90% dos portugueses não sabem em que ano é desligado o sinal analógico de televisão. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Lusófona de Lisboa, apenas 7,8% dos portugueses com mais de 18 anos identificaram 2012 como o ano do switch off,

Ana Marcela
Jovens reclamam mais. Correio e Comunicações entre as maiores queixas
Boutique dos Relógios assinala mudança de hora com campanha humorística
Puma lança anúncio criado por agentes de IA
Meta estreia aba para amigos. Mark Zuckerberg quer regresso ao Facebook original
Diogo Morgado promove Sotogrande em campanha internacional criada por produtora algarvia
China rejeita oferta de Trump de reduzir taxas em troca de acordo sobre TikTok
TTouch nomeia Benedita Guedes de Carvalho para sócia
Veollia é patrocinador oficial do Millennium Estoril Open
Negócio de publicidade online da Amazon cresce e desafia Google
Conheça as 6 principais tendências no marketing de influência em 2025
Mais de 90% dos portugueses não sabem em que ano é desligado o sinal analógico de televisão. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Lusófona de Lisboa, apenas 7,8% dos portugueses com mais de 18 anos identificaram 2012 como o ano do switch off, tendo 85,4% dos inquiridos afirmado não saber quando tal vai acontecer, 6,1% indicado 2011 como a data do desligamento e 0,7% escolhido 2013.
Ainda de acordo com o inquérito, feito junto a uma amostra representativa da população portuguesa (1.205 indivíduos), os custos associados à TDT são a principal preocupação junto dos inquiridos (60,6%), sendo que 53,7% consideram que o processo de transição deveria ser mais demorado “dando mais oportunidade às pessoas para adquirirem mais informação” e 48,3% mostram-se surpreendidos com a data do switch afirmando não saber “que o sinal analógico de TV ia ser desligado em breve”. O interesse da própria televisão digital gera respostas díspares, com 58,5% dos inquiridos a manifestarem ter interesse ou muito interesse e 8,6% não ter interesse ou ter pouco interesse nesta plataforma. 26,7% revelam um interesse moderado.
Junto aos 525 inquiridos com televisão analógica paga, apenas 23,4% manifestam o interesse na aquisição de equipamentos ou na subscrição de um serviço para receber televisão digital nos próximos 12 meses. 45,5% escolhem não sabe/não responde como opção e 34,1% afirmam não ter intenção de adquirir nenhum dos principais equipamentos e/ou serviços de televisão.
A Anacom anunciou ontem as datas oficiais do switch off, com a primeira fase a decorrer a partir de 12 de Janeiro de 2012 “para os emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental, a 22 de Março de 2012, “para os emissores e retransmissores que asseguram a cobertura das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira” e a terceira fase a 26 de Abril de 2012, para os restantes emissores e retransmissores.