Como funciona a nova marca Continente (com vídeo)
Os supermercados Modelo deram lugar, durante esta noite, a espaços Continente Modelo e Continente Bom Dia

Rui Oliveira Marques
Jovens reclamam mais. Correio e Comunicações entre as maiores queixas
Boutique dos Relógios assinala mudança de hora com campanha humorística
Puma lança anúncio criado por agentes de IA
Meta estreia aba para amigos. Mark Zuckerberg quer regresso ao Facebook original
Diogo Morgado promove Sotogrande em campanha internacional criada por produtora algarvia
China rejeita oferta de Trump de reduzir taxas em troca de acordo sobre TikTok
TTouch nomeia Benedita Guedes de Carvalho para sócia
Veollia é patrocinador oficial do Millennium Estoril Open
Negócio de publicidade online da Amazon cresce e desafia Google
Conheça as 6 principais tendências no marketing de influência em 2025
Os supermercados Modelo deram lugar, durante esta noite, a espaços Continente Modelo e Continente Bom Dia. Esta é a mudança mais visível da opção da Sonae em unificar a operação de retalho alimentar debaixo da marca Continente. O Continente Modelo corresponde às 110 lojas de dimensão média do Modelo, enquanto o Continente Bom Dia vem substituir os 26 Modelo Bonjour, que se posicionam como supermercados de conveniência. A estes espaços juntam-se os já existentes 40 hipermercados Continente. “Não está na nossa agenda uma preocupação de eficiência”, garante Luís Moutinho, presidente da Sonae MC, que assegura que “não é mais barato trabalhar uma marca que trabalhar duas”. “Queremos ser mais fortes, estamos a fazer o que os clientes esperam de nós”, considera o mesmo responsável.
Esta reorganização, orçada em cerca de 10 milhões de euros, representa o fim da independência da marca Modelo, que abriu a primeira loja em Albufeira em 1989. “Ouvimos o consumidor e compreendemos rapidamente que esta proposta de convergência era vista com naturalidade”, considera Miguel Osório. O administrador de marketing da Soane MC acredita que, nesta etapa “o poder de comunicação a uma só voz será enorme”, com impacto no negócio. “O valor estimado da nova marca é muito maior que o actual”, acrescenta.
Apoiado nesta reorganização, o Continente assegura ter a liderança na área da distribuição com uma quota de 23,9 por cento. Numa indirecta à comunicação do Pingo Doce, Luís Moutinho sublinha que a política da marca passa pelos “preços sempre baixos aos quais acrescentamos promoções e o cartão de fidelização”.
Não há mudanças na comunicação
O fim da independência do Modelo não deverá ter implicações na relação da Sonae MC com as agências. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido até ao momento e a coerência do trabalho conjunto transparece para o público e beneficia assim o crescimento tanto da marca como da agência, pelo que iremos para já manter a colaboração que vínhamos a manter com as várias agências com as quais estávamos a trabalhar até à data da fusão”, disse ao M&P fonte oficial da empresa. Até aqui o Modelo trabalhava com a Fuel e a Parceiros de Comunicação, enquanto o Continente estava com a Euro RSCG e a GCI. Sem adiantar grandes pormenores quanto ao futuro das mascotes Leopoldina (Continente) e Popota (Modelo), a mesma fonte assegura que “ambas têm espaço para continuar a existir”.
Projecto da Euro RSCG
A comunicação da nova etapa do Continente é apoiada por uma campanha multimeios assinada pela Euro RSCG, presente em televisão, rádio, imprensa, exterior, internet e ponto de venda. A criação da identidade visual dos novos espaços Continente foi desenvolvida pela Euro RSCG Design & Arquitectura. Ao M&P Eugénio Chorão, CEO da agência, explicou que, mais do que a nova identidade, “o grande trabalho foi de sinalética interior e exterior” das lojas, visível desde hoje. Já a opção por letra manuscrita do Continente Modelo e do Continente Bom Dia pretende “evidenciar a proximidade de relação com o consumidor”.