Como o portfólio de João Dornellas tem sido notícia em todo o mundo
A aplicação para iPad, com trabalhos para a YDreams, Ogilvy & Mather ou McCann Erickson, já foi descarregada quase quatro mil vezes

Rui Oliveira Marques
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Quando João Dornellas transformou o seu portfólio numa aplicação de iPad estava longe de imaginar que seria notícia no Mashable, no Design Taxi e até na revista Fast Company. Agora veio a confirmação de que a aplicação estará em destaque no site FWA (Favourite Website Awards) a partir de 26 de Novembro, que a elegeu App of The Day.
“A ideia da aplicação surgiu porque não havia nenhuma do género. Desde o princípio achei que se fosse publicitada poderia ganhar notoriedade, por ser a primeira e por mostrar uma utilização diferente da AppStore, usando-a não como uma plataforma de vendas mas sim como um veículo de auto-promoção”, refere ao M&P o director de arte, que teve ajuda do programador Filipe Barrenho para dar vida a este projecto.
A aplicação, com trabalhos para a YDreams, Ogilvy & Mather ou McCann Erickson, já foi descarregada quase quatro mil vezes. “Sempre achei que a ideia tinha potencial e esforcei-me bastante para que a aplicação tivesse uma exposição internacional, o esforço foi recompensado com a publicação de artigos em sites de referência como Fast Company, Mashable e agora com o prémio da FWA”.
Já sobre o impacto que esta iniciativa teve na sua vida profissional, João Dornellas confirma que tem recebido “contactos de pessoas de todo o mundo, alguns pessoais, outros profissionais”. Mesmo assim ressalva que continua “orgulhosamente a trabalhar em Portugal e, a menos que surja um convite irrecusável, é em Portugal que eu quero continuar”.