Gestão da BBDO repartida por quatro
A saída de João Wengorovius e Pedro Bidarra estava a ser preparada “há algum tempo”, disse ao M&P fonte oficial da empresa. Condições contratuais para a saída são“confidenciais”

Rui Oliveira Marques
A Padaria Portuguesa entra no takeaway e no catering
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
A saída de João Wengorovius e Pedro Bidarra estava a ser preparada “há algum tempo”, disse ao M&P fonte oficial da empresa. O presidente e vice-presidente e chief creative officer do grupo BBDO, vão deixar no fim do ano a holding que inclui as agências BBDO, RMAC e Proximity Digital. A informação foi esta quinta-feira divulgada aos colaboradores do grupo. Contactado pelo M&P Pedro Bidarra preferiu não comentar.
A partir de 1 de Janeiro a gestão do grupo ficará repartida por quatro pessoas: Ana Rita Almeida (directora de serviço a clientes da BBDO), Ana Cunha (directora da RMAC), Rodrigo Gralheiro (director-geral da Proximity Digital) e Fátima Reis (directora de serviços criativos). A agência não esclareceu se a modelo de gestão agora anunciado irá manter-se. “Não é obrigatório que haja um presidente e, como se pode verificar em várias empresas de sucesso, esse até pode ser considerado um modelo organizacional ultrapassado. Ao ser constituído um grupo multidisciplinar, com experiência e com profissionais reconhecidos, a nova equipa de gestão irá trabalhar segundo um modelo de liderança horizontal, integrado e eficaz”, declarou fonte oficial da BBDO Portugal. Também a existência do cargo de chief creative officer não é certa. “Se a nova equipa de gestão achar que é necessário acrescentar valor a áreas específicas, irá encontrar o talento necessário para preencher esse objectivo”, referiu a mesma fonte. Já sobre as condições contratuais para a saída de Bidarra e Wengorovius, fonte oficial descreve-as como “confidenciais”, escusando-se a esclarecer se existem ou não limitações a que os dois profissionais trabalhem na área da publicidade nos próximos meses.
A BBDO tem como principais clientes o BES, Galp Energia, Gallo, Jumbo e Zon. Em termos de new business, a agência está, neste momento, na corrida à conta da Super Bock.
Há 10 anos, em Dezembro de 2001, João Wengorovius assumiu a presidência da BBDO, após a saída de Manuel Maltez (agora country manager do grupo WPP). Wengorovius estava desde 1993 na agência, primeiro como responsável pelo serviço a clientes e depois director de planeamento estratégico. Pedro Bidarra entrou para a então TBWA/EPG como redactor. Ficou na agência até final de 1998 onde chegou a vice-presidente e director criativo. No ano seguinte transferiu-se para a BBDO.
(notícia actualizada às 19h40)