Naturea: A marca portuguesa de luxo para cães e gatos
A Naturea tem distribuidores exclusivos em nove mercados: Portugal, Espanha, Alemanha, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Áustria, Luxemburgo e Dinamarca. E está de olhos postos no Canadá.
Meios & Publicidade
Bar Ogilvy promove época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
A má notícia chegou em meados de 2010. Os novos proprietários de uma marca canadiana de pet food à venda em Portugal rescindiram contrato com a empresa de Raul Abraão por falta de consenso na definição de objectivos de vendas. O “azar”, como chama à contrariedade Raul Abraão, foi ao mesmo tempo o golpe de sorte dos cinco trabalhadores que constituem a equipa da Naturea. Fundaram a Naturea – The Natural Grain Free Concept – em Setembro de 2010 e três meses depois a ração e os biscoitos para cão criados de raiz pela empresa portuguesa começam a suscitar interesse em Espanha. Hoje, são vendidos também na Alemanha, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Áustria, Luxemburgo e Dinamarca.
Sem margem para investimentos avultados, Raul Abraão reuniu 35 mil euros para arrancar com a empresa. Com a colaboração de veterinários e nutricionistas, criou uma fórmula “única e biologicamente adequada”. Após algumas tentativas frustradas de parceria com fábricas portuguesas, chegou a acordo com uma “grande” unidade industrial de “pet food” no Reino Unido. Todos os ingredientes utilizados em Naturea são aprovados para consumo humano e a receita tem a particularidade de dispensar cereais na composição. Carne fresca de frango, salmão, fruta, vegetais, ervas aromáticas e algas marinhas, são alguns dos ingredientes utilizados que fazem as delícias dos animais de quatro patas. A estrela da casa são os biscoitos para cão fabricados numa tradicional padaria em Sintra. “Não foi tarefa fácil convencer uma fábrica que produz produtos para consumo humano a produzir, em simultâneo, biscoitos para cão. Mas, quando partilhámos a receita, os responsáveis confirmaram que todos os ingredientes utilizados são aprovados para consumo humano e que a única diferença dos biscoitos é ter a forma de um osso”, conta o CEO da Naturea.
Espanha é o mercado principal
A Naturea tem distribuidores exclusivos em nove mercados: Portugal, Espanha, Alemanha, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Áustria, Luxemburgo e Dinamarca. E está de olhos postos no Canadá. “Decidimos trabalhar Portugal como mais um país porque rapidamente Espanha vai liderar o top das vendas: num mês apenas pusemos o produto à venda em 72 lojas em Madrid. Na Alemanha também vamos registar um bom resultado. O nosso distribuidor propõe-se a colocar a marca em cinco mil pontos de venda”. Em Portugal, concretamente na Grande Lisboa, a marca está nos lineares de 140 lojas e o objectivo é atingir 300 estabelecimentos no final deste ano. “Chegar ao Grande Porto e invadir a zona litoral do País”, é mais um desígnio para 2012. “Vamos vender cerca de dois milhões de quilos de ração e 140 toneladas de biscoitos em 2012. A facturação deverá crescer de 400 mil para 4 milhões de euros. E o mercado internacional deverá representar 90% do volume de negócios”, diz.