A marca Cristiano Ronaldo atinge um valor recorde e é avaliada em €850 milhões, com um crescimento de 325% desde 2020 até 2025, destacando “a constante capacidade de CR7 de se reinventar e consolidar como uma das marcas pessoais mais valiosas do mundo”, refere o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), entidade autora do estudo, que desde há cerca de 15 anos se dedica a analisar a evolução da marca CR7.
O aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% nos seguidores nas redes sociais, desde 2020, são os principais fatores que contribuíram para o crescimento da marca CR7, num período de tempo em que o número de jogos aumenta 51% e o de golos sobe 60%. Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo surge como um fenómeno que transcende o desporto, assumindo os papéis de atleta, patrocinado, influenciador e investidor.
“Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol; é uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações”, refere Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo, citado em comunicado de imprensa.
A previsão do IPAM é que o valor da marca CR7 continue a crescer nos próximos anos, com a renovação do contrato com o Al Nassr, a possível participação no Mundial de 2026 e a evolução em diferentes áreas de atuação. “Como atleta, patrocinado, influenciador e investidor, Cristiano Ronaldo mantém-se como um ícone global sem precedentes, cuja relevância vai muito além dos relvados”, refere o comunicado de imprensa do IPAM.
Em termos de receitas, Cristiano Ronaldo arrecada atualmente €200 milhões anuais no Al Nassr e €150 milhões em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, Ronaldo tornou-se a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os mil milhões de seguidores. O Instagram destaca-se como a principal plataforma, com 648 milhões de fãs.
Mais: gera 22,3 milhões de notícias nos media em todo o mundo por ano, regista 187 milhões de pesquisas no Google anualmente, é mencionado em 4000 livros na Amazon e está presente em 63 mil artigos científicos.
No plano desportivo, Ronaldo coleciona 31 grandes troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e cinco Bolas de Ouro. Paralelamente, os últimos cinco anos têm sido marcados por um forte crescimento da atuação como investidor, com participações em setores como hotelaria, moda e saúde.
No estudo, o IPAM utiliza o Sports Reputation Index, metodologia desenvolvida pelo IPAM, para avaliar o impacto global do atleta, combinando 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto. Desde 2011, quando o valor da marca era de €24,5 milhões, a performance desportiva e a visibilidade extradesportiva de Ronaldo impulsionam o crescimento exponencial até aos €850 milhões em 2025.