TVI diz que “não se pode trabalhar” com dados da GfK e pede audiências à Marktest
Promessas não cumpridas pela empresa de António Salvador levaram a que a estação de Queluz alterasse a sua disposição face ao painel.

Elsa Pereira
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
Bauer Media Group adquire Clear Channel por €577,8 milhões
Ronald Acuña Jr. promove roupa interior da Nike
Meta vai vender espaço publicitário a agências de meios para posterior revenda
Trump diz que TikTok será vendido nos Estados Unidos antes de 5 de abril
Teresa Abecasis Burnay na presidência da Auto Regulação Publicitária
Nuno Markl divulga plano de saúde visual da MultiOpticas
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
AutoSport e AutoMais vendidos a José Caetano
Audiências semanais: TVI está de regresso à liderança
A TVI deixou de estar “satisfeita” com o sistema de medição de audiências da GfK e vai iniciar conversações com a Marktest por forma a que a empresa dirigida por Jorge Fonseca Ferreira volte a assegurar o fornecimento de dados à estação da Media Capital.
A notícia foi avançada hoje pelo Económico que cita a administradora delegada Rosa Cullell. “Em Fevereiro, dissemos à GfK e aos associados da CAEM que o sistema não estava a funcionar e precisava de mais tempo para estabilizar. Ficou a promessa de que isso iria mudar no mês de Março. Mas chegámos ao fim do mês e temos um sistema igual ou pior. Não tenho nada contra ninguém e não vamos deixar de estar na CAEM. Mas não vamos continuar com a GfK porque não se pode trabalhar assim”, referiu a responsável.
Fonte oficial da Media Capital confirmou ao M&P a nova disposição do grupo relativamente ao painel da GfK. As promessas não cumpridas pela empresa de António Salvador terão conduzido a este descontentamento, por sinal, solidário com o da RTP. Guilherme Costa, presidente da estação pública, lançou anteontem o repto aos restantes operadores para que se pronunciassem acerca de uma situação que o responsável considera “não ser normal”.
Recorde-se que na segunda-feira, o primeiro ficheiro com dados de audiências respeitantes a domingo enviado pela Comissão de Análise de Estudo de Meios (CAEM) continha “inconsistências”, como a própria CAEM veio a reconhecer em comunicado, o que levou a um atraso na divulgação dos resultados. Os primeiros números, de acordo com o que o M&P apurou junto de várias fontes do mercado, indicavam uma perda de mais de 1 milhão de espectadores no domingo.
Entretanto, adianta o Económico, a direcção da CAEM convocou uma reunião de emergência para esta tarde.