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Iberdrola patrocina pela primeira vez a Corrida Sempre Mulher

A Iberdrola estreia-se como patrocinadora da Corrida Sempre Mulher, que se realiza no próximo dia 26 de março, em Lisboa, e tem como objetivo angariar fundos para a Associação Portuguesa […]

Sandra Xavier
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Iberdrola patrocina pela primeira vez a Corrida Sempre Mulher

A Iberdrola estreia-se como patrocinadora da Corrida Sempre Mulher, que se realiza no próximo dia 26 de março, em Lisboa, e tem como objetivo angariar fundos para a Associação Portuguesa […]

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A Iberdrola estreia-se como patrocinadora da Corrida Sempre Mulher, que se realiza no próximo dia 26 de março, em Lisboa, e tem como objetivo angariar fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.

Esta ação insere-se “no compromisso da Iberdrola em priorizar causas relacionadas com o empoderamento feminino”, nomeadamente, com a igualdade, diversidade e inclusão das mulheres na sociedade atual.

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Esta é a primeira vez que a Iberdrola patrocina a Corrida Sempre Mulher, mas o apoio a eventos desportivos que envolvam as mulheres não é novidade para a empresa, que é a principal promotora do futebol feminino em Espanha. Além disso, é a principal patrocinadora da seleção nacional de futebol feminino, das seleções sub-19 e sub-17, assim como da copa de La Reina-Iberdrola e supercopa-Iberdrola, entre outras.

O grupo Iberdrola é também membro da European Round Table, uma iniciativa de alcance comunitário que reúne 50 presidentes e diretores executivos de empresas multinacionais europeias “com o objetivo de conceber e defender políticas que permitam criar uma União Europeia forte, aberta e competitiva”.

“Esta é a oportunidade de contribuir para a sensibilização de uma causa que é muito importante não só para as mulheres, mas também para toda a sociedade, daí o nosso envolvimento e apoio à Corrida Sempre Mulher. Queremos ter um papel ativo na resolução de problemas da nossa comunidade, daí a importância de nos associarmos a este evento”, refere Gonçalo Rosa, diretor de marketing da Iberdrola.

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Anúncio do fundador da Prozis gera polémica (com vídeo)

O spot de televisão vai passar durante a semana, até sábado, nos três canais generalistas, incluindo durante a transmissão da final da Liga dos Campeões, a 1 de junho. O planeamento de meios esteve a cargo da Nova Expressão, a agência de meios da Prozis

Miguel Milhão, fundador e ex-CEO da Prozis, comprou espaço publicitário em televisão para veicular um anúncio que está a causar polémica, por celebrar o dia da sua fecundação. O empresário, que assumidamente se opõe à despenalização do aborto, lançou um spot para televisão que faz referência ao dia da fecundação, por considerar que a vida humana começa nesse momento e não no nascimento.

O filme, que é uma homenagem da Prozis ao fundador, foi produzido e assinado pela equipa interna do canal de YouTube do podcast CDK, conduzido por Miguel Milhão, e foi apresentado na RTP1 durante o intervalo da final da Taça de Portugal entre o FC Porto e o Sporting, a 26 de maio.

O anúncio vai passar durante a semana, até sábado, nos três canais generalistas, incluindo durante a transmissão televisiva do final da Liga dos Campeões, a 1 de junho. O planeamento de meios esteve a cargo da Nova Expressão, a agência de meios da Prozis.

Nas plataformas digitais, o spot publicitário está a dividir opiniões, com vários utilizadores das redes sociais a criticarem a iniciativa e os canais que a aprovaram, enquanto outros defendem o ex-administrador da Prozis.

No dia anterior ao lançamento do spot publicitário, Miguel Milhão, que se autointitula como Guru Mike Billions, tal como é representado no filme publicitário, pronunciou-se com uma publicação na rede social X: “só para dizer que o guru faz anos de fecundação! Vou pôr isto na TV para os meus amigos zombies celebrarem comigo”, escreveu o empresário.

Nas redes sociais surgiram também críticas à RTP1, por ter aprovado o anúncio, com várias publicações a salientarem o facto do canal público ser “pago por nós todo” e de ter aderido à “retórica antiaborto” do fundador antiaborto. Outro aspeto criticado é a criação de um precedente, em que qualquer pessoa com dinheiro pode comprar um espaço publicitário na RTP1 para propagar as suas ideias, independentemente de quais sejam.

Em resposta às críticas, Miguel Milhão escreveu no X, “Tenho a dizer que os zombies hoje saíram da toca! Hit me baby one more time”, fazendo referência ao tema de Britney Spears “Hit me baby one more time”.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Elisa Riboldi é a nova diretora de marketing da Nestlé para Portugal e Espanha

Licenciada em gestão pela Universidade de Bocconi, onde também tirou o mestrado em gestão internacional, Elisa Riboldi começou a sua carreira profissional como gestora de marca e foi responsável por marcas como Venus, Gillette, Pringles e Kellogg’s

Elisa Riboldi assume a direção de marketing da Nestlé para Portugal e Espanha, em substituição de Neus Martínez Roldán, que até então acumulava a liderança da comunicação ao consumidor e o marketing da marca. Elisa Riboldi fica agora responsável por impulsionar a estratégia de marca da Nestlé nos mercados português e espanhol.

Licenciada em gestão pela Universidade de Bocconi, onde também tirou o mestrado em gestão internacional, Elisa Riboldi começa a carreira profissional na Procter & Gamble como gestora de marca. Ao longo do percurso ficou responsável por marcas como Venus, Gillette, Pringles e Kellogg’s.

Em 2011, foi nomeada diretora de marketing global da Pringles e, no ano seguinte, foi escolhida para liderar o marketing global da Kellogg’s. A profissional juntou-se à Nestlé em 2015 como consultora interna e, posteriormente, em 2020, foi nomeada diretora do negócio de nutrição infantil e lacticínios em Portugal, cargo que ocupou até abril de 2024.

“A nossa missão é entusiasmar os consumidores, colocando as suas necessidades no centro das nossas decisões. Por isso, estamos a evoluir a forma como criamos campanhas com maior foco na inovação e na criatividade, para sermos mais eficazes num panorama mediático em mudança, impulsionados por insights, dados e tecnologia. Liderar a gestão de marketing nestes tempos emocionantes será uma grande aventura”, afirma Elisa Riboldi, em comunicado de imprensa.

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Ellephant conquista redes sociais da Hellmann’s e Calvé

O acordo entre a Ellephant e a Unilever FIMA inclui ainda a assessoria de imprensa e é a continuação de uma parceria que já existia noutras áreas, nomeadamente na ativação de eventos e distribuição de press kits

A Ellephant acaba de conquistar a gestão de redes sociais das marcas Calvé e Hellmann’s, da Unilever FIMA. Com experiência no desenvolvimento de conteúdos, gestão de comunidades e análise de dados, esta agência de comunicação tem como desafio impulsionar o crescimento e a relevância das marcas Calvé e Hellmann’s no Instagram.

O acordo entre a Ellephant e a Unilever FIMA inclui ainda a assessoria de imprensa e é a continuação de uma parceria que já existia noutras áreas, nomeadamente na ativação de eventos e distribuição de press kits. Para acompanhar o crescimento dos negócios, a Ellephant tem vindo a aumentar a equipa, tendo feito duas contratações para assessoria e marketing de influência.

“Estamos muito entusiasmadas por continuar esta parceria com a Unilever, é uma marca que nos traz projetos desafiantes. Vamos trabalhar em impulsionar a presença digital das marcas Calvé e Hellmann’s, alinhando-se com os valores e objetivos da marca mãe”, afirma Marta Pereira, CEO da Ellephant, em comunicado de imprensa.

“A Unilever tem grandes projetos a caminho e não podíamos deixar de contar com um parceiro proativo, dinâmico e competente como a Ellephant. Esperamos grandes resultados de uma grande equipa”, avança Sara Valy, gestora de marketing da Calvé, Hellmann’s e Maille, em nota de imprensa.

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Mariana Leão Costa assume gestão de comunicação da Revolut

Ex-produtora de conteúdos e ex-jornalista, Mariana Leão Costa, até agora gestora de contas sénior da Canela, acaba de assumir a gestão de comunicação da Revolut na região da Europa do Sul, que abrange mercados como Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Eslovénia

Mariana Leão Costa é a nova gestora de comunicação da Revolut, cargo que abraça após a saída da Canela, onde foi gestora de contas entre 2021 e 2023. “Vou apoiar a região da Europa do Sul, que abrange mercados como Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Eslovénia. É um novo desafio e estou muito entusiasmado por me juntar a esta empresa, que tem valores que me são muito próximos”, assume Mariana Leão Costa ao M&P.

“Irei trabalhar em estreita colaboração com o resto da equipa de comunicação e crescimento no sul da Europa para continuar a aumentar a notoriedade da marca e a posicionar o Revolut como o banco de eleição dos nossos utilizadores nestes mercados. Temos uma série de lançamentos de produtos e anúncios interessantes que estamos ansiosos por partilhar ao longo deste ano”, esclarece ainda.

Licenciada em comunicação social pela Universidade Católica Portuguesa, onde também tirou o mestrado em ciências da comunicação, Mariana Leão Costa foi produtora de conteúdos na Live Content e na Pips Bazaar e jornalista na Magg. Em agosto de 2021, entrou para a Canela como gestora de contas. Em outubro de 2023, tinha sido promovida a gestora de contas sénior. Saiu para abraçar o novo cargo na Revolut.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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LPM faz parceria com Munka para comunicação turística em Portugal e Espanha

As duas agências ibéricas têm um vasto currículo na promoção de destinos, territórios, unidades hoteleiras, companhias aéreas e operadores turísticos, e vão tirar partido das sinergias potenciadas com o acordo de cooperação, para divulgar atrações e iniciativas de ambos os países

A LPM e a Munka estabeleceram uma parceria para desenvolverem uma atividade complementar, que lhes permite reforçar a comunicação de turismo em Portugal e Espanha. A partir de agora, as duas agências de comunicação, com um vasto currículo na promoção de destinos, territórios, unidades hoteleiras, companhias aéreas e operadores turísticos, começam a colaborar numa base regular para potenciar o trabalho que desenvolvem, tirando partindo das sinergias deste acordo de cooperação.

“Considerando que, muitas vezes, a abordagem do mercado ibérico é feita globalmente por muitos dos principais operadores nacionais e internacionais, as duas empresas decidiram, assim, juntar esforços para alcançarem ainda melhores resultados”, justifica em comunicado de imprensa a LPM, agência liderada por João Paixão e Catarina Vasconcelos. Dirigida por Sara Diez, a Munka está no mercado há mais de 15 anos. Sediada em Madrid, a agência especializada em turismo também presta serviços integrados em outras áreas de negócio.

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Incubeta lança guia gratuito com recomendações para profissionais de marketing

A multinacional de soluções de marketing digital, que também está presente em Portugal, disponibiliza uma publicação digital com linhas orientadoras para aumentar a notoriedade das marcas e melhorar a comunicação das insígnias com os consumidores

6 Ways to Drive Marketing Effectiveness é o nome do livro digital gratuito que a Incubeta acaba de lançar. A obra, com recomendações para profissionais de marketing, está disponível em inglês e pode ser descarregada online. “Este guia prático oferece uma abordagem de regresso às origens e apresenta formas concretas para as marcas aumentarem a eficácia das suas estratégias de marketing”, informa a empresa de soluções de marketing digital, que também está presente em Portugal, em comunicado.

Para além de ensinar a aumentar a notoriedades das marcas e a melhorar a comunicação das insígnias com os consumidores, a publicação especializada, desenvolvida pela equipa internacional da Incubeta, ensina a potenciar a exposição a consumidores com apetência para comprar e a vencer a batalha pelos olhos e ouvidos dos potenciais clientes dos negócios, indicando os métodos de atribuição e as ferramentas de medição em que os profissionais do marketing devem investir para o conseguir.

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Gato Preto cria sofá tecnológico para ativações de marca no Rock in Rio

O Sofá Que Te Dá Rock é o novo projeto que liga o Gato Preto ao Rock in Rio Lisboa 2024, assinalando o 20º aniversário do festival. A peça estará presente na área VIP do festival, da qual a marca de decoração é patrocinadora. Colaborações com outras insígnias, para diversificar o portefólio e explorar sinergias comerciais, têm sido uma aposta

O Gato Preto, que volta a patrocinar a área VIP do Rock in Rio Lisboa, prossegue a estratégia de colaboração com o festival. Depois de lançar a segunda coleção de canecas e copos de café Gatos do Rock, cria agora um sofá tecnológico idealizado para o recinto do festival e que não estará à venda. O produto, que será apresentado a 29 de maio na loja do Colombo, em Lisboa, vai estar exposto na área VIP e será usado em ativações de marca. A ideia é aliar a decoração à música e à tecnologia para promover a insígnia no decurso do evento, que se realiza nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho num novo recinto, o Parque Tejo.

“Estas colaborações são sempre positivas porque criam-se sinergias. Esta é a segunda edição em que trabalhamos em conjunto e espera-se também aqui o melhor das duas marcas”, afirma ao M&P Carolina Afonso, CEO do Gato Preto. Lançadas a 23 de abril, as canecas e os copos da coleção Gatos do Rock inundaram as lojas da marca, que se associa também assim ao 20º aniversário do festival. “Modéstia à parte, a coleção está bem conseguida e tem-se vindo a revelar um sucesso de vendas”, refere a responsável, uma adepta de parcerias.

Também a 23 de abril, o Gato Preto já tinha apresentado outra parceria, a colaboração que desenvolveu com a Nescafé Dolce Gusto para um pack que inclui uma máquina de café personalizável com autocolantes criados pela equipa criativa da marca de decoração, e quatro chávenas de café da coleção Cat In The City, outra das novidades. “Estamos sempre abertos a este tipo de parcerias desde que façam sentido, tanto para uma marca como para a outra. Ficamos todos a ganhar quanto isso acontece”, assume Carolina Afonso.

Além do Rock in Rio Lisboa e da Nescafé Dolce Gusto, o Gato Preto também já colaborou com a Fundação Make-A-Wish e com a Tento na Tinta, marca de cerâmica da artesã Rita Teixeira, no desenvolvimento de coleções exclusivas que depois comercializa nos espaços comerciais da insígnia. “Umas vezes somos nós que vamos atrás de outras marcas, outras vezes são as marcas que vêm ter connosco. Acabamos por nos desafiar mutuamente”, refere a responsável, que está a desenvolver novas parcerias, que ainda não desvenda.

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Audiências: Futebol retoma a liderança no ranking global de programação

Nas variações da quota semanal, RTP1 e SIC são os canais que sobem, ao contrário de TVI, Cabo e Outros, que perdem quota, embora com níveis de variação muito diferentes, e com a TVI a manter a liderança

O consumo global de TV inverte a tendência da semana anterior e desce na semana de 20 a 26 de maio cerca de oito minutos por dia, ficando agora nas 5h19m diárias.

Nas variações da quota semanal, RTP1 e SIC são os canais que sobem, ao contrário de TVI, Cabo e Outros, que perdem quota, embora com níveis de variação muito diferentes, e com a TVI a manter a liderança. A RTP1 reforça e alcança 11,9% de quota, a SIC segue a mesma tendência e tem agora 14,4% de quota semanal, ao contrário da TVI, que desce apenas uma décima e tem esta semana 15,9% de quota.

O Cabo e Outros também registam quebras, com o Cabo a descer até aos 39,9% de quota e o Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a ficar com 16,3% de quota semanal.

Esta semana, o pódio dos canais do cabo mais vistos tem novo ocupante na terceira posição, o Star Channel, que se segue aos habituais titulares das duas primeiras posições, CMTV e CNN Portugal. Nas posições que se seguem estão SIC Notícias, Hollywood, TVI Reality, Globo, TVI Ficção e SIC Mulher. A fechar o top 10 da semana está o Star Movies.

Os programas e transmissões relativos a futebol ocupam todo o pódio da programação global desta semana, com Futebol – Taça de Portugal Placard: Final/FC Porto X Sporting, da RTP1, na primeira posição. Seguem-se Futebol – Taça de Portugal Placard: Pós-Match/FC Porto X Sporting, também na RTP1 e Futebol – Liga Europa: Final/Atalanta X Bayer Leverkusen, transmitido pela SIC.

Nas posições restantes estão o reality show da TVI Big Brother – Especial e ainda o programa de humor de Ricardo Araújo Pereira e equipa Isto é Gozar com Quem Trabalha, da SIC. Investigação Sábado, da CMTV, ocupa a primeira posição na tabela dos programas mais vistos do cabo esta semana, totalmente preenchida por conteúdos da CMTV. Seguem-se Doa a Quem Doer e ainda Investigação CM/Mónica: Mistério sem Fim, o Grande Jornal – Noite e o Jornal 7.

Data Insights, Havas Media Network

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FLAG dá descontos em celebração do Dia Mundial do Marketing

Assinalar o aniversário de Philip Kotler, considerado o ‘pai’ do marketing, é o propósito do dia instituído pela Confederação Europeia de Marketing, em 2023, destacando a importância do marketing nos negócios e na sociedade, e promover o orgulho na profissão. Além da FLAG, também a APPM assinala a data com eventos

A FLAG está a celebrar o Dia do Marketing com a oferta de um desconto de 15% em vários cursos na área do marketing digital. Para usufruir deste desconto, é necessário oficializar a inscrição numa das formações durante o dia de hoje, 27 de maio, em que se assinala o aniversário de Philip Kotler, considerado o ‘pai’ do marketing.

Para profissionais, a escola de formação em design, criatividade e marketing digital está a oferecer, até 30 de junho, um desconto de até €400 em cursos de longa duração. “O Dia Mundial do Marketing é uma celebração dos profissionais desta área, que trabalham num setor em constante mudança e evolução. O marketing é crucial para o sucesso dos negócios e para a adaptação às novas dinâmicas do mercado, e é essencial que os profissionais estejam sempre atualizados”, afirma Gabriel Augusto, diretor da FLAG, a propósito do dia instituído pela Confederação Europeia de Marketing, em 2023, destacando a importância do marketing nos negócios e na sociedade, e promover o orgulho na profissão.

Também a Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) assinala a data com eventos, em que se destacam a 1.ª Conferência de Marketing APPM no setor da saúde, os webinars gratuitos, os eventos do clube de marketing APPM no Algarve e em Coimbra, a primeira sessão da terceira edição dos APPM Growth Infusion Fórum e a apresentação dos jurados para a edição de 2024 dos APPM Marketing Awards.

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DreamMedia expande para a Madeira com entrada na Publifunchal

Entre as novidades para a região, destacam-se os TheGreenStation, abrigos sustentáveis para passageiros de transportes públicos, que serão instalados no município, à semelhança do que a DreamMedia já tinha realizado na Maia

A DreamMedia acaba de expandir a cobertura da rede no país, com a concessão exclusiva do mobiliário urbano do Funchal. Através da aquisição de parte da empresa Publifunchal, a DreamMedia passa a assumir a gestão comercial de todos os ativos atualmente instalados no município.

A empresa de publicidade tem como objetivo principal iniciar uma nova geração de publicidade exterior digital, introduzindo uma variedade de equipamentos digitais e sustentáveis na ilha.

Entre as novidades para a região, destacam-se os TheGreenStation, abrigos sustentáveis para passageiros de transportes públicos, que serão instalados no município, à semelhança do que a DreamMedia já tinha realizado (na foto) na Maia, o primeiro município a integrar o programa DreamCities. Este programa engloba um conjunto de iniciativas de promoção do desenvolvimento de cidades mais urbanas, sustentáveis e digitais.

“A nossa entrada na Madeira representa a união dos maiores ‘players’ de comunicação da região autónoma, incluindo o Diário de Notícias da Madeira, Jornal de Notícias da Madeira e Controlmedia. Uma parceria que visa impulsionar o desenvolvimento económico e urbano através da nova geração de mobiliário urbano da DreamMedia, que inclui digitalização, sustentabilidade, inovação e utilidade pública”, afirma Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia, em comunicado de imprensa.

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