M&P 944: Especial Marketing da distribuição+Book Prémios Criatividade
Numa edição onde encontra também o book com os protagonistas e os projetos vencedores dos Prémios Criatividade M&P’23 e Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, o marketing da distribuição […]
Sónia Ramalho
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Numa edição onde encontra também o book com os protagonistas e os projetos vencedores dos Prémios Criatividade M&P’23 e Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, o marketing da distribuição surge em destaque, no jornal, com um dossier dedicado ao tema. Produtos de maior qualidade, mais promoções e maiores facilidades de pagamento são as três premissas que os consumidores mais esperam das cadeias de abastecimento. As marcas próprias continuam a prosperar, os folhetos ainda têm grande procura e a inteligência artificial já vai dando um (ainda tímido) ar da sua graça. O futuro é desafiante, mas os agentes do setor estão atentos aos sinais e vão afinando estratégias. O dossier inclui ainda um artigo de opinião sobre a ascensão do retail media em Portugal.
Numa altura em que as marcas já começam a limar as últimas arestas das tão aguardadas campanhas de Natal, perguntámos a vários criativos o que gostariam de ver nos filmes natalícios deste ano, bem como os seus anúncios preferidos de sempre. Consistência, criatividade disruptiva, pessoas reais e mais amor é o que pedem no sapatinho. Spoiler alert: entre os filmes preferidos, há um repetido.
Também estivemos à conversa com Eduardo Cintra Torres, que se prepara para lançar uma obra em dois volumes sobre a história da publicidade em Portugal e revelamos, em pré-publicação, algumas páginas do 2º volume ilustrado, que inclui a imagem do primeiro publicitário português, bem como o anúncio da primeira agência publicitária em Portugal.
Destaque ainda para o artigo que explica como a Reprise e a Matterkind deram origem à Kinesso, como o Google e a IA estão a ajudar os marketeers a preparar a peak season e qual a campanha que João Madeira, co-CEO e chief creative officer da Fuel, gostava de ter feito.
Os espaços de opinião são assinados por Rudolfo Nobre (Senior strategist na Fullsix) e Marco Pacheco regressa com a crónica “Profissão: Idiota”, desta vez com uma campanha institucional com promoção associada.