Consumidores estão a interagir mais com as marcas de luxo nas redes sociais. Novo estudo aponta para aumento de 35%
Nunca o luxo despertou tanto interesse nas redes sociais como em 2023. De acordo com um novo estudo levado a cabo pela Visibrain, plataforma de monitorização usada por profissionais de […]
Luis Batista Gonçalves
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Nunca o luxo despertou tanto interesse nas redes sociais como em 2023. De acordo com um novo estudo levado a cabo pela Visibrain, plataforma de monitorização usada por profissionais de marketing e comunicação de todo o mundo, o número de interações dos consumidores com as insígnias que mais fazem sonhar aumentou 35% face a 2022, reforçando uma tendência de crescimento que se tem vindo a intensificar desde 2018.
Segundo a ferramenta, ao longo do ano que passou, o número de publicações fazendo diretamente referência a estas marcas ultrapassou os 176,1 milhões, um novo recorde mundial. A Louis Vuitton, com mais de 25 milhões de interações, é a insígnia mais influente, seguida da Dior, com 19,9 milhões. O terceiro lugar é ocupado pela Gucci, com 8,6 milhões.
Tiffany & Co (7,6 milhões), Cartier (4,7 milhões), Chanel (4,5 milhões), Prada (4,4 milhões), Alexander McQueen (4,2 milhões), Versace (4,1 milhões) e Loewe (3,9 milhões) completam o top 10. Em termos de redes sociais, a que acumula mais reações dos consumidores que apreciam as marcas mais requintadas é o Instagram, com 90,3 milhões de interações, seguida do TikTok, com 17,6 milhões.
A publicação de vídeos no YouTube tem sido outra das apostas das empresas de luxo, que até há uns anos ainda olhavam para as novas plataformas tecnológicas com (algum) desdém. A análise da Visibrain apurou que 75% dos vídeos partilhados por estas insígnias tem menos de um minuto. “Marcas como a Tiffany & Co, a Louis Vuitton e a Dior têm-se vindo a destacar por causa dos filmes criativos que publicam”, elogia ainda o estudo.