Jardins passa a ser editada pela SL Media. Nova editora também garante continuação da pH
Após o encerramento da House of Words (HOW), em março, a revista Jardins passa a ser publicada pela SL Media, designação informal da nova editora Sopa de Letras, já a […]
Luis Batista Gonçalves
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Após o encerramento da House of Words (HOW), em março, a revista Jardins passa a ser publicada pela SL Media, designação informal da nova editora Sopa de Letras, já a partir da edição de abril. Detida em 90% pela atual diretora da publicação, a arquiteta paisagista Teresa Chambel, a nova organização tem também como investidor o empresário Luís Penha e Costa.
O ex-chairman da HOW e da Plot Content Agency, empresa criada na sequência da fusão da Entusiasmo Media com a White Rabbit que chegou a publicar a revista de jardinagem antes do surgimento da HOW, entra com 10% do capital inicial, mas, futuramente, Ramimo Mayet, que se mantém como diretor comercial da publicação, também se juntará à dupla de investidores.
A nova editora assegura ainda a continuação da pH, revista de saúde distribuída em farmácias. Além da revista anual da Securitas, vai também produzir vídeos e conteúdos para o Automóvel Club de Portugal (ACP), para a Direção-Geral da Saúde e para a Plural. A Jardins, lançada originalmente em outubro de 2002 e com 11 edições anuais, é, no entanto, a joia da coroa da SL Media. “Vão haver novas rubricas, há muita coisa que queremos fazer, mas não vai ser já”, admite, contudo, ao Meios & Publicidade, Teresa Chambel, CEO da Sopa de Letras.
“Depois, vão haver algumas mudanças. Queremos trazer para nós as pessoas que têm animais. Esse é um tema que quero explorar, porque é um negócio com bons clientes. A decoração também. A criação de um podcast é um sonho que temos e que podemos concretizar em breve. A realização de viagens, outro dos negócios que temos associados à marca Jardins, também é para crescer, tal como a formação, outra das nossas apostas. Ainda há muita coisa para fazer no print e no digital e é isso que me dá motivação para continuar”, assume.
Para Luís Penha e Costa, que em novembro do ano passado vendeu as participações maioritárias que detinha na HOW e na Plot Content Agency, é uma forma de continuar a investir numa área que conhece como poucos. “Fui o pai de muitas revistas. Houve umas que me tocaram mais do que outras e isso teve a ver com o meu próprio crescimento”, desabafa. “Quando fui pai, criei a Pais&Filhos. Depois, comecei a andar de bicicleta e lancei a Bike Magazine. Mais tarde, surgiu a L+Arte e comprei Os Meus Livros”, recorda o publisher.
“Há uma vintena de anos, comecei a jardinar e, como tenho uma casa com jardim, onde a Teresa grava muitos vídeos, nunca mais parei. É o meu hobby. Não fazia sentido desvincular-me da revista que criei e que abarca aquele que é um dos meus passatempos”, justifica o sócio minoritário da Sopa de Letras. O empresário de media também esteve na origem do lançamento das revistas especializadas Prevenir, Ultimate Beauty e Saber Viver, que, após o fim da HOW, vai continuar no mercado pelas mãos da atual diretora, Tânia Alexandre.