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Audiências: RTP1 aumenta quota de mercado

O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m […]

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Audiências: RTP1 aumenta quota de mercado

O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m […]

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O consumo diário de televisão, por indivíduo, continua a registar tendência de quebra, e desce mais uma vez esta semana, cerca de cinco minutos por dia, ficando agora nas 5h15m diárias.

No que respeita ao share semanal, RTP1, Cabo e ‘Outros’ reforçam a quota de audiência, ao contrário do que acontece com SIC e TVI, que apresentam comportamento oposto, com a TVI, no entanto, a manter a liderança da semana. Assim, a RTP1 reforça o seu share e tem agora 11,0% de quota, ao contrário do que se verifica com a SIC, que desce até aos 14,6% de share semanal, e com a TVI, que também desce e tem esta semana 14,9% de quota. Cabo e ‘Outros’ reforçam, com a Cabo a chegar aos 40,3% de quota, e o ‘Outros’ (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a atingir os 17,7% de quota semanal.

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Na tabela dos canais mais vistos da cabo, o pódio da semana não tem alterações, continua ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições que se seguem encontramos Hollywood, STAR Channel, Globo, TVI Ficção e STAR Movies. Nas duas últimas posições do top 10, há reentradas, dos canais AXN e STAR Life.

O futebol ocupa mais uma vez a primeira posição do ranking de programas da semana, desta vez com a Selecção Nacional, no encontro ‘Futebol – Jogo de Preparação EURO 2024/Portugal X Suécia’, transmitido pela RTP1. Nas restantes posições estão o ‘Jornal da Noite’ da SIC, um dos blocos da estreia da nova edição de ‘Big Brother’, da TVI, o programa de humor da SIC ‘Isto é Gozar com Quem Trabalha’ e mais um bloco do reality show da TVI ‘Big Brother – Os Escolhidos’.

Na tabela dos mais vistos da cabo, o informativo da CMTV ‘Grande Jornal – Noite’ continua a liderar, e esta semana na posição seguinte está um conteúdo da SIC Notícias, o ‘Jornal da Noite’. Nas restantes três posição estão de novo programas da CMTV: ‘Investigação CM/Burla no Jet Set’, ‘Investigação Sábado’ e ‘Jornal 7’, que encerra o top 5.

Análise Data Insights do Havas Media Group

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Plano estratégico do Público exclui reestruturação

“A administração está a analisar quais são as iniciativas possíveis para fazer face à realidade e qual será a melhor estratégia digital para assegurar o futuro”, afirma Cristina Soares, administradora da Sonaecom

O Público está a preparar um plano estratégico para aumentar as receitas. O documento, em fase de elaboração, será apresentado “em outubro ou novembro”, avança Cristina Soares, administradora da Sonaecom, empresa que detém o jornal, em reunião com a comissão de trabalhadores, a 16 de setembro.

A executiva garante, no entanto, que a estratégia em preparação não implica o avanço para uma reestruturação, noticia a Marketeer, citando um comunicado de imprensa da comissão de trabalhadores do Público, enviado à Agência Lusa. “As únicas pessoas a trabalhar com a administração no desenho deste novo plano estratégico são os membros da direção editorial”, refere Cristina Soares. A intenção é contrariar a atual tendência de quebra nas vendas e na publicidade.

“A empresa está a analisar quais são as iniciativas possíveis para fazer face a essa realidade e qual será a melhor estratégia digital para assegurar o futuro do Público”. As próximas semanas são marcadas pela análise dos cenários que a Sonaecom está a equacionar.

De acordo com notícias publicadas em julho, com base em outro comunicado da comissão de trabalhadores, as receitas das edições em papel sofreram uma queda de €500 mil no primeiro semestre do ano. O número de subscritores digitais também desceu. Além de apresentar o novo plano estratégico, a Sonaecom anunciou ainda a intenção de introduzir um sistema de avaliação de desempenho até ao final do ano.

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Spreading Advertising compra Unimidia e entra no OOH digital

“Esta aquisição vem alargar e reforçar a atual rede de ativação universitária da Spreading, bem como potenciar a rede DOOH da Unimidia”, refere Francisco de Sousa Coutinho, diretor executivo da Spreading Advertising

A Spreading Advertising adquiriu a Unimidia – Meios e Publicidade, no final de agosto, como estratégia de entrada no segmento de outdoor digital (DOOH), avança em primeira-mão ao M&P a agência de ativação de marca e de meios publicitários alternativos, que tem previsto o lançamento de uma plataforma programática para compra de espaço na rede de múpis focada nas universidades.

“Esta aquisição vem alargar e reforçar a atual rede de ativação universitária da Spreading, bem como potenciar a rede DOOH da Unimidia. Asseguramos assim a vanguarda de uma necessidade premente do mercado, ajudando as marcas a comunicar mais diretamente, com maior cobertura e frequência num ‘target’ desafiante. Prevemos, inclusivamente, num futuro próximo, uma plataforma programática para aquisição de espaço na totalidade da rede”, refere Francisco de Sousa Coutinho, diretor executivo da Spreading Advertising.

A Unimidia, fundada em 2017, é a maior e única rede a nível nacional de múpis 100% digitais nas universidades e politécnicos, de acordo com a informação disponibilizada pela empresa . Com presença em 10 capitais de distrito, 15 cidades e 46 faculdades, das quais fazem parte em regime de exclusividade o Instituto Superior Técnico, Nova SBE, ISCTE, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Coimbra, entre outras, os múpis digitais da Unimidia permitem um alcance superior a 200 mil estudantes, podendo ser reforçados através de ações de ‘sampling’, ativação de marca e presença em eventos universitários.

 

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TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em agosto

O futebol continua a atrair multidões, liderando a tabela dos programas de televisão mais vistos, enquanto as telenovelas e os ‘reality shows’ mantêm os espetadores fiéis. Nas gravações caseiras, diárias e a sete dias, a ficção portuguesa sai vitoriosa. A TVI destaca-se nas menções nas redes sociais

Tal como nos meses anteriores, em agosto, o futebol lidera as preferências dos portugueses no top de programas, com a transmissão da Supertaça Cândido de Oliveira, disputada entre o Sporting CP e o FC Porto, transmitida na RTP1, a 3 de agosto.

Na segunda posição, está a novela da TVI ‘Cacau’, com o episódio transmitido a 5 de agosto. Segue-se uma emissão especial, transmitida a 12 de agosto, do ‘reality show’ da TVI ‘Dilema’, apresentada por Manuel Luís Goucha.

 

 

Nos programas gravados e visionados no próprio dia, a liderança é ocupada por um episódio da telenovela ‘Promessa’, transmitido na SIC, a 19 de agosto, seguido do especial que foi exibido a 16 de agosto. O terceiro lugar pertence à telenovela ‘Cacau’.

 

 

Nas gravações de sete dias, o melhor programa é também uma novela, a “Senhora do Mar’, transmitida na SIC a 23 de agosto. O segundo lugar cabe à emissão de ‘Casados à Primeira Vista – As Despedidas’, exibida a 4 de agosto.

 

 

Nas redes sociais, na primeira posição da tabela encontra-se em destaque o ‘reality show’ ‘Dilema’. O programa das manhãs da TVI, ‘Dois às 10’, mantém-se no segundo lugar do ranking e o programa ‘Somos Portugal’ está na terceira posição.

A série ‘Morangos Com Açúcar’ chega ao quarto lugar, seguida de ‘Goucha’, programa das tardes da TVI. A novela ‘Senhora do Mar’ e o ‘reality show’ ‘Casados à Primeira Vista’, ambos da SIC, encontram-se na sexta e sétima posição, respetivamente.

A encerrar o  top 10, estão o programa ‘Casa Feliz’ da SIC, em oitavo, seguido da novela ‘Cacau’ e do programa ‘Passadeira Vermelha’, exibido na SIC e na SIC Caras.

 

 

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Notícias Ilimitadas reestrutura direções

Inês Cardoso (na foto, à dir.) assume a direção-geral editorial dos títulos do grupo de media. Artur Madeira (ao centro) reforça a direção digital editorial. Vítor Santos (à esq.) passará a diretor do Jornal de Notícias, após o parecer do conselho de redação da publicação

A Notícias Ilimitadas, que adquiriu ao Global Media Group (GMG) nove marcas editoriais em julho, anunciou que Inês Cardoso, atual diretora do Jornal de Notícias (JN), vai assumir o cargo de diretora-geral editorial de todos os títulos do grupo de media. Além do JN, as novas funções estendem-se à TSF, ao Jornal de Notícias História, à NTV, ao Delas, à Notícias Magazine, a O Jogo, à Volta ao Mundo e à Evasões.

As alterações em curso não se ficam por aqui. “A administração da empresa pediu também o parecer ao conselho de redação do JN para nomear Vítor Santos como diretor do jornal. Vítor Santos é diretor executivo do JN, tendo anteriormente assumido funções como diretor do jornal desportivo O Jogo”, informa a Notícias Ilimitadas em comunicado de imprensa.

Artur Madeira, que desempenhava as funções de coordenador das redes sociais da empresa, reforça a direção digital editorial, liderada por Manuel Molinos, passando a desempenhar o cargo de diretor digital adjunto. “Estas alterações enquadram-se numa estratégia com vista a construir um projeto de comunicação social sustentável e a pensar no futuro”, justifica a Notícias Ilimitadas, que é detida pela Verbos Imaculados.

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Vera Paulino assume direção de receita da MOP

A até agora sócia-gerente da consultora de media YouthTribe vai coordenar a equipa comercial da empresa de publicidade exterior liderada por Vasco Perestrelo, a partir de 1 de outubro. Irá contribuir para adequar a oferta da MOP às necessidades específicas dos clientes

A partir de 1 de outubro, Vera Paulino (na foto) assume a direção de receita da MOP, ocupando o cargo de ‘chief revenue officer’, para coordenar a equipa comercial da empresa de publicidade exterior liderada por Vasco Perestrelo.

A até agora sócia-gerente da YouthTribe, consultora que fundou orientada para os media e especializada em ajudar as organizações na transformação e adaptação à digitalização organizacional e comunicacional, é a décima segunda contratação da MOP nos últimos dois anos, que se insere numa estratégia de fortalecimento dos recursos humanos da empresa, no sentido de conseguir ser a referência enquanto parceiro para qualquer cliente ou anunciante, mais do que pretender a liderança do mercado nacional de Out-of-Home (OOH), refere a MOP em comunicado de imprensa.

“Sou uma pessoa de comunicação orientada para marcas e resultados”, revela Vera Paulino, acrescentado que considera que “a transição para o digital é o presente e não só o futuro e, por isso, dediquei os últimos anos a projetos de forte inovação tecnológica, explorando novos caminhos, bem como a renovação necessária aos canais de comunicação e o impacto que estes têm nas gerações mais jovens.”

Licenciada em publicidade e marketing, iniciou a carreira em 1994 na área de media e comunicação, onde desenvolveu toda a atividade profissional. Com experiência em várias empresas do setor, como a Leo Burnett, o Omnicom Media Group e a JCDecaux, “Vera Paulino traz uma visão global que vai desde o conhecimento do que os clientes, anunciantes e agências, pretendem, até uma forte experiência no próprio setor de Out-of-Home”, salienta a MOP em comunicado de imprensa. A nova diretora de contas da MOP é ainda professora convidada em instituições de ensino como o ISCEM e a Escola Superior de Comunicação Social.

“A Vera Paulino junta-se em outubro à equipa da MOP num momento crucial da empresa, numa altura em que muitas das novas concessões conquistadas recentemente – Lisboa, IO/CP, Porto, etc. – começam efetivamente a funcionar com os equipamentos instalados e o seu novo posicionamento como a ‘melhor e mais completa oferta de OOH” necessita de um novo impulso na forma como nos apresentamos ao mercado”, afirma Vasco Perestrelo, CEO da MOP, citado em comunicado de imprensa, que acrescenta que “numa altura de grandes oportunidades e desafios, a Vera, com toda a sua experiência e vasto conhecimento do mercado e do OOH, irá ajudar-nos a adequar a nossa vasta oferta às necessidades específicas dos clientes”.

Para Vera Paulino este “é um momento único para juntar-me à MOP porque acredito no posicionamento da empresa de Out-of-Home no mercado português, com mais e, sobretudo, melhores soluções que permitem combinar eficiência e eficácia para as marcas. Assim, é com imenso orgulho que me junto, como ‘chief revenue officer’, à MOP, passando a coordenar uma notável equipa que é liderada pelo conhecimento e pela experiência do João Pedro Mendes. Juntos temos e teremos a ambição e a determinação de fazer da MOP, que já é uma referência no setor, a empresa líder”.

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Rádio Comercial muda equipa para atrair audiência mais jovem

O programa ‘Manhãs da Comercial’ passa a contar com o humorista Manuel Cardoso. Tecas, ex-locutora da Cidade FM, assume a emissão entre as 13h e as 16h, horário importante na estratégia de rejuvenescimento da antena. Pedro Andrade e Ana Delgado Martins têm também novos desafios

A Rádio Comercial estreia, a 16 de setembro, a nova temporada com alterações na grelha de programação, pensadas para cativar o público dos 25 aos 45 anos. O humorista Manuel Cardoso é a grande novidade da estação, passando a integrar o programa ‘Manhãs da Comercial’. O artista estreia também a nova rubrica Bem-vindos a Mais um Episódio de, um podcast fictício que explora humoristicamente a proliferação dos podcasts e o aparecimento de novos protagonistas.

Manuel Cardoso passa a integrar o programa ‘Manhãs da Comercial’ e estreia um novo podcast fictício

A nova rubrica de Manuel Cardoso pode ser ouvida todos os dias úteis, às 9h15. “Estou muito entusiasmado com estas novidades e estamos ainda a preparar muitas outras. O nosso objetivo é continuar a liderar e a conseguir cativar público dos 25 aos 45 anos, acompanhando a passagem do tempo e estando atentos às mudanças de hábitos e gostos do auditório”, refere Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial.

Outras novidades da rádio é a contratação de Tecas, nome profissional de Inês Silva, ex-locutora da Cidade FM. A radialista irá conduzir o horário de emissão das 13h às 16h. Aos 32 anos, depois de nove anos na rádio da Bauer Media Áudio Portugal, Tecas dá o salto para a Rádio Comercial, assumindo um horário importante no quadro da estratégia de rejuvenescimento da antena.

Tecas (Inês Silva) irá conduzir o horário de emissão das 13h às 16h, horário importante na estratégia de rejuvenescimento da antena

A nova programação diurna da Rádio Comercial é também marcada pela transição de Pedro Andrade, que atualmente pode ser ouvido de segunda-feira a sexta-feira entre as 5h e as 7h e aos fins de semana entre as 22h e a 1h, para o horário das 10h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira. As alterações são se ficam por aqui.

Também o programa noturno ‘Comercial By Night’, transmitido nos dias úteis entre as 22h e 1h e aos domingos entre as 21h à 1h, passa a ser conduzido por Ana Delgado Martins, profissional multifacetada, com muitos anos de experiência na emissora, que ganha assim o seu espaço, prometendo trazer uma atmosfera renovada à programação noturna da antena, marcada por baladas e ritmos tranquilos.

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ERC arquiva processo sobre transparência da Newsplex

“Com base nos elementos recolhidos a partir das diligências realizadas, não foi possível comprovar a existência de poderes de influência sobre a opinião pública”, justifica o organismo regulador dos media em comunicado de imprensa

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu arquivar, numa reunião a 11 de setembro, o processo oficioso de averiguações sobre eventuais poderes de influência, na perspetiva da defesa do pluralismo e da diversidade e da transparência dos fluxos de capitais investidos pela Alpac Capital na Newsplex, proprietária das publicações Nascer do Sol, jornal i e Portugal Amanhã.

O inquérito foi aberto a 29 de maio, na sequência de notícias que indicavam a existência de eventuais ligações de capitais investidos na empresa de media a fundos associados ao Governo da Hungria. “Com base nos elementos recolhidos a partir das diligências realizadas, não  foi possível comprovar a existência de poderes de influência sobre a opinião pública representados pelos detentores diretos e indiretos da Newsplex, SA, bem como de falta de transparência dos fluxos financeiros identificados”, revela a ERC em comunicado de imprensa.

No âmbito do inquérito, foram solicitadas informações à Newsplex, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), ao Banco de Portugal, à autoridade reguladora francesa do audiovisual e das comunicações digitais (Arcom) e à Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia, comissão reguladora da concorrência espanhola.

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Bernardo Azevedo é o novo diretor de vendas e parcerias do A Bola

Licenciado em gestão de empresas na Universidade Lusíada, Bernardo Azevedo (na foto) iniciou o percurso profissional na área de vendas, em empresas como Teixeira Duarte e Danone

O novo diretor de vendas e parcerias do A Bola é Bernardo Azevedo, que, com cerca de 10 anos de experiência em gestão de patrocínios e marketing, chega ao ‘board’ do jornal, recentemente comprado pela Ringier Media Sports Group, para acelerar a transformação digital.

Licenciado em gestão de empresas na Universidade Lusíada, Bernardo Azevedo iniciou o percurso profissional na área de vendas, em empresas como Teixeira Duarte e Danone, tendo passado pelo grupo Heineken. Nesta empresa assumiu a área de patrocínios da marca em Portugal, com a gestão de contratos com cerca de 15 clubes de futebol nacionais, como o Sport Lisboa e Benfica, e a Federação Portuguesa de Futebol, Champions League e Fórmula 1.

Mais tarde, junta-se a uma ‘start-up’ tecnológica  de web3, como diretor comercial, acumulando depois a função de diretor de marketing, onde geriu negociações na área de ‘sport tech’ e ‘gaming’ com a Real Federação Espanhola, Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Federação Alemã.

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World Opportunity Fund exige €2,8 milhões à Printer Portuguesa

O fundo com sede nas Bahamas financiou a gráfica em €2,5 milhões e agora reclama o reembolso da verba com juros, noticia o Expresso. A empresa de Álvaro Sobrinho, declarada insolvente em julho, deve mais de €12 milhões a credores

O World Opportunity Fund (WOF), fundo sediado nas Bahamas que deteve títulos como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e o O Jogo, exige €2,8 milhões à Printer Portuguesa, €2,5 milhões pelo financiamento que concedeu à gráfica e €381 mil em juros, noticia o Expresso.

A empresa de Álvaro Sobrinho, declarada insolvente em julho, deve mais de €12 milhões aos credores. Além do empresário luso-angolano, os maiores credores da Printer Portuguesa, em insolvência no Tribunal de Sintra, são dois fundos bahamenses, avança ainda o jornal.

Fundada em 1972, a Printer Portuguesa foi vendida em 2012 pelo grupo alemão Bertlesmann a Álvaro Sobrinho. Além dos €1,8 milhões em bens móveis que constam do inventário realizado após o encerramento, o património da gráfica integra as antigas instalações, em Sintra.

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Audiências semanais: TVI recupera liderança

Na semana de 2 a 8 de setembro, a RTP1 cresce e atinge os 12,4% de quota, a SIC mantém o mesmo valor de ‘share’ que já registava, ficando nos 13,9%, e a TVI reforça e atinge os 14,6%. O consumo global de televisão tem uma quebra de cerca de seis minutos por dia

O consumo global de televisão apresenta tendência decrescente esta semana, registando uma quebra de cerca de seis minutos por dia, ficando assim em cinco horas e 24 minutos.

Nas contas do share de audiência, RTP1 e TVI reforçam o seu share, a SIC está estável e mantém o valor da semana anterior, o cabo e ‘outros’ decrescem. Esta semana a TVI recupera a liderança, detida anteriormente pela SIC. Desta forma, a RTP1 cresce mais uma vez e atinge os 12,4% de quota, a SIC mantém o mesmo valor de share que já registava, ficando nos 13,9%, a TVI reforça e atinge os 14,6% de quota semanal.

O cabo e ‘outros’ registam ambos tendência de quebra, com o cabo a descer até aos 39,1% de quota, e o “outros” (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) desce de forma mais ligeira e tem esta semana 18,1% de share.

Na tabela dos canais mais vistos no cabo, o Star Channel conquista um lugar no pódio esta semana (o terceiro), junta-se a CMTV e a CNN Portugal nas primeiras posições do ranking. Seguem-se Hollywood, SIC Notícias, Star Movies, SIC Mulher e Globo. Nas duas posições que restam encontramos o AXN, de regresso ao top 10 da semana, e ainda o Star Life.

Com o início da Liga das Nações e a entrada de Portugal em campo, a transmissão de ‘Futebol – Liga das Nações/Portugal X Escócia’, feita na RTP1, foi, sem surpresas, o programa mais visto da semana. Ao longo do restante top 5 global marcam presença ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha’, da SIC, dois blocos do ‘reality show’ da TVI: ‘Dilema – Os Finalistas’ e ‘Dilema’, e ainda um episódio da novela ‘Cacau’, também da TVI.

No ranking dos programas mais vistos da oferta cabo, o programa ‘Doa a Quem Doer’, da CMTV, ocupa a primeira posição, sendo seguido por ‘Investigação CM/Enfermeira Assassina’ e pelos serviços noticiosos ‘Grande Jornal – Tarde’, ‘Grande Jornal – Noite’ e ainda ‘Jornal 7’, todos conteúdos da CMTV, como é habitual.

 

by Data Insights, Havas Media Network

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