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Prémios M&P: Conheça os nomeados

Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal.

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Prémios M&P: Conheça os nomeados

Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal.

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Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção do jornal, a partir do desempenho das empresas, marcas e personalidades ao longo do último ano. Os vencedores serão escolhidos por um painel de jurados (com um peso de 45% no resultado final), pelos assinantes da edição em papel do M&P (com uma ponderação também de 45%) e pelos subscritores da newsletter (cujos votos contribuem com 10% para a escolha dos vencedores). Se é assinante, pode exercer o seu direito de voto aqui.
As votações terminam no dia 1 de Julho, às 18 horas.

 

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Marketing

Agência de Eventos

Desafio Global Ativism

Só em 2010 a agência desenvolveu projectos para 84 clientes. Os pontos altos foram os Encontros EDP Live, o concerto no Alqueva para a EDP, o Mercado de Sabores (Sonae), os lançamentos da Zon Iris e do Full HD 3D LED da Samsung e as inaugurações do Lagar do Marmelo (Oliveira da Serra) e do Vidago Palace Hotel (Unicer). Foi distinguida nos prémios internacionais European Best Events Awards e nos Eventoplus. Agência do ano na Gala dos Eventos.

New Seven Wonders

Depois das 7 Maravilhas de Portugal e do Mundo, das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a empresa organizou no ano passado as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, que também terão uma edição com as mesmas características mas a nível mundial. Está agora a decorrer mais uma iniciativa que vai promover a identidade nacional: as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Realizar

Produziu a cerimónia de abertura do Campeonato Africano das Nações, em Angola, que foi galardoada com o segundo prémio para a Melhor Direcção nos European Best Events Awards 2010. Outro dos eventos a que esteve ligada, o Look Alive! 10 On The Road para a Optimus, conquistou o segundo prémio na categoria Low Budget Event dos mesmos prémios.

Agência de Design

Brandia Central

A agência está com escritórios, além de Lisboa, em Luanda, Maputo e Madrid, apostando agora no mercado brasileiro, através de uma presença em São Paulo. A facturação, segundo a agência, ronda os 20 milhões de euros, com os mercados internacionais a valerem um quarto desse valor. Criou as marcas Anacom, Casino de Tróia e Wines of Portugal. A identidade do Euro 2012, tal como o projecto integrado Maria Clementina, já recebeu vários prémios.

Ivity Brand Corp.

Criou a nova imagem corporativa da Sonae, que teve tanto de inovadora como de polémica. Foi agência do ano nos últimos Prémios Design M&P, com o livro Cr-Eat-Ivity (Vila Joya) a receber o grande prémio. O Portugal Gosta de Ti, para a Coca-Cola Light, recebeu em 2010 o grande prémio no Clube de Criativos, onde a Ivity foi considerada agência do ano, e um Red Dot Design Award na Alemanha.

Mola Ativism

Integrada no grupo Ativism, a Mola trabalhou em 2010 para 75 clientes. Entre os trabalhos estão a criação das marcas Viana do Castelo, Love Meat Tender, Bake My Day e EDP Wattdrive. Destaque também para o branding dos 50 anos da Delta, dos cartões de oferta Fnac e para a imagem da loja da EDP A Tua Energia. Trabalhou ainda para a Açoreana Seguros, ANF, Credibom, Knot e Água Serra da Estrela.

RMAC

Entre os trabalhos mais relevantes assinados pela agência de design do grupo BBDO, agora dirigida por Ana Cunha, está a imagem do centenário do Instituto Superior Técnico, o rebranding da Porto Editora, a criação da Liga Zon Sagres, do Iris da Zon Fibra, da imagem das cautelas das Lotarias da Santa Casa e da embalagem dourada do Azeite Novo da Gallo.

Agência de Comunicação

Cunha Vaz & Associados

De acordo com a agência, facturou 6,5 milhões de euros no ano passado na operação em Portugal. Na lista de novos clientes estão a Confederação Empresarial de Portugal, Gallo, grupo D’Orey, grupo Ramos Catarino, Primor, Quimitécnica e ThyssenKrupp. Fez a comunicação da visita de Bento XVI a Portugal. Em Angola, assumiu o Campeonato Africano das Nações. Em Outubro de 2010 deu mais um passo na internacionalização, ao abrir escritório em São Paulo.

GCI

A agência adoptou o posicionamento baseado no public engagement, uma inovação no mercado nacional de comunicação. Lançou os agregadores Green Savers e O Meu Bem Estar e acrescentou ao portfólio contas da Unilever, Dyrup e Hotéis Real. A GCI lançou também o Trust Barometer e o Good Purpose Portugal (causas sociais). A nível internacional, continua a marcar presença em Angola com a Uanda e lançou os Green Project Awards no Brasil.

Lift

Sogrape, Staples, Pepsi, Pfizer, oferta da Telefónica à Vivo, Muji ou Adega Cooperativa de Borba estão entre as novas contas da Lift, agência que no início deste ano concluiu a integração com a Frontpage. A nível estratégico, o grupo Lift passou a ser constituído também pelas empresas High (eventos), Word Lab (conteúdos), Up Digital e WOM (word of mouth), às quais se junta a associada On Consulting.

LPM

Integrada no grupo Flat Marketing, a LPM obteve no ano passado uma facturação de 9,9 milhões euros, sendo que a agência, só por si, representa 93,4 por cento do volume de negócios do grupo, que integra também a NextPower, que absorveu a Fonte. Unilever Food Solutions, grupo ERA, Aeroparques, ISPA, Frasa e Associação das Energias Renováveis estão entre os clientes que o grupo anunciou ter conquistado ao longo dos últimos meses.

YoungNetwork

O plano de internacionalização da YoungNetwork continua. Entrou em Moçambique e, já em 2011, em Cabo Verde. Abriu escritório no Porto, criou a unidade YoungLab, comprou uma participação minoritária na Torke e lançou a incubadora MBI. Bang&Olufsen, EMEL, Ericsson, Logica, Mainroad e WeDo são algumas das contas de new business. Fez o relançamento da Moulinex, a abertura do The Oitavos, a promoção da ViniPortugal e as 7 Maravilhas Naturais.

Agência Digital

Excentric

O viral Natal Digital tornou-se no trabalho criativo português com maior repercussão internacional. Foi o ano em que entraram clientes como Adega Cooperativa de Borba, Cofidis, Olá, Ben & Jerry’s, Anacom, Montepio, Staples e EDP Inovação.

Fullsix

Agência do ano nos Sapo, a Fullsix conquistou marcas como Pingo Doce, AKI, RTP, Sacoor, José Mello Saúde, Carlsberg e Danone. Destaque para os projectos Coisas Boas Acontecem da LG, site da Compal, TMN, CTT, Super Bock, McDonald’s e Axe.

Grand Union

Entraram para a agência clientes como Fanta, Heineken, Desperados e Lusitânia. Destaque para os projectos para a Fanta, Sagres Preta Chocolate, Minute Maid, Samsung, Coca-Cola, Nestea e Herbal Essences

Proximity Digital

Recebeu o grande prémio nos Sapo pelo projecto Vive no Máximo para a Smart. Entre os pontos altos da agência estão os projectos para a Gallo, Paramim.com.pt, A Vida é Bela e a Ilha do Milhão para o Totoloto.

View

Johnson & Johnson, Galp, Cofidis, Planta, Well’s, Logoplaste, Turismo de Andorra e Delta Cafés estão entre os novos clientes da View. Entre os trabalhos mais relevantes estão o novo site da SATA, da Vaqueiro, da Zippy e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Personalidade de Marketing

Isabel Calado

Apesar do aumento do preço dos combustíveis e de alguma contestação pública e política, a Galp Energia conseguiu passar incólume e a sua estratégia de marketing marcou o panorama publicitário. O que seria do Mundial da África do Sul sem a energia e o barulho das vuvuzelas que atravessaram o país? A campanha obteve uma recordação publicitária superior à Menina do Gás.

Miguel Osório

Numa noite, os supermercados Modelo deram lugar ao Continente Modelo e ao Continente Bom Dia. Esta foi a mudança mais visível da opção da Sonae em unificar a operação de retalho alimentar debaixo da marca Continente, permitindo sinergias daquele que é o maior anunciante português. Miguel Osório, até então director de marketing Modelo Continente, passou a administrador de marketing da Sonae MC.

Rita Torres Baptista

O marketing do BES continua a associar o banco aos grandes momentos do país. No Mundial de Futebol conseguiu transformar o I Got a Felling dos Black Eyed Peas, com a ajuda de Carlos Queiroz, no hino de apoio à Selecção. Cristiano Ronaldo tem sido outra das peças fundamentais na estratégia do banco, que recebeu o troféu principal nos Prémios à Eficácia.

Marca

BES

Apesar da crise financeira, o banco continua a ser uma referência na comunicação, com a ajuda do futebol e de Cristiano Ronaldo tanto em Portugal como em Espanha. O BES também se tornou, nos últimos anos, sinónimo de fotografia graças ao projecto BES Photo.

Continente

É o maior anunciante português. Aos 25 anos de existência, absorveu a marca Modelo, aproveita as novas sinergias e posiciona-se como a principal cadeia de distribuição. A marca tem ainda alargado a áreas como as telecomunicações, seguros e até conceitos inovadores como o Continente Ice.

Vodafone

Na competitiva área da música, a Vodafone foi a primeira a dar o passo, criando, com a Media Capital Rádios, uma estação de rádio própria. O projecto com estas características é inovador dentro da própria multinacional de telecomunicações.

Zon

Graças ao patrocínio à Liga de Futebol, que passou a chamar-se Liga Zon Sagres, a marca conseguiu conquistar atenção mediática à concorrente Meo, posicionando-se no disputado mercado do futebol. O Zon Iris apresenta-se como uma forma revolucionária de ver televisão.

Publicidade

Agência de Publicidade

BAR

Criada em 2009, a BAR ganhou clientes como Sagres, Água do Luso, Lancôme, Lusiteca, Nike, Turismo de Lisboa, Santini, Logoplaste e grupo FDO. Em Angola, onde detém várias marcas do grupo Wayfield, começou a trabalhar para a Reviva e a Mega. Ao nível de branding, criou ou mudou marcas como Cadin, MoveOn (ex-Aerosoles) e Pátio da Galé. Num ano a equipa passou de 8 para 30 pessoas.

BBDO

Ganhou ou voltou a conquistar as marcas Jogos Santa Casa, Liga Zon Sagres, Unitel, Sogrape Vinhos, A Vida é Bela, Fundação Calouste Gulbenkian, Fidelidade Mundial/Império Bonança e Ruffles. Ganhou o prémio principal nos Prémios à Eficácia graças ao “Eu não sei onde vou estar daqui a três anos, mas o meu dinheiro vai estar no BES”. Primeiro lugar em EBITDA, segundo o ranking da APAP.

Euro RSCG

Continua a liderar o ranking MediaMonitor, que contabiliza a presença da publicidade nos media a preços de tabela. Entre os novos clientes estão o Santander Totta, Vitalis, Toshiba, Caramulo e Vidago. Para o Continente fez vários trabalhos ao longo do ano: Leopoldina, 25º aniversário, marca própria e marca única Continente, além de ter criado para a Sonae a Well’s. EDP, Águas da Pedras e Optimus são outros dos anunciantes em destaque.

Agências de Meios

Carat

Terminou 2010 em quarto lugar no ranking MediaMonitor, num ano que fica assinalado pela entrada da conta da Galp Energia. A agência desenvolveu conteúdos ou acções de promoção especiais para Formas Luso, Sagres, vuzuzela da Galp, Opel Meriva, Opel Corsa e tarifário ‘e’ da TMN.

Initiative

A Initiative é, segundo o ranking MediaMonitor, a agência de meios que assegura a maior presença publicitária do país. Clientes como a Zon e o Pingo Doce contribuem para este desempenho, aos quais se juntam as marcas da Unicer que no início de 2010 mudaram para a agência de Alberto Rui Pereira.

Mediaedge:cia

Ocupa a terceira posição no ranking MediaMonitor. Em 2010 começou a trabalhar com as marcas Calzedonia, Yoplait, Carglass, Metlife e Corporación Dermoestética. No início deste ano reforçou o portfólio graças a marcas como Amb3e e NBC Universal.

MPG

Chegou ao fim de 2010 em segundo lugar no MediaMonitor. Entre os projectos especiais desenvolvidos estão o Inverno Azul da Actimel, a campanha 360 para o Peugeot 508, o Caixa Woman, o Caixa Poupança, a associação da Nike ao Mundial de Futebol 2010, a ligação da MultiOpticas ao Ídolos ou vários projectos de realidade aumentada.

OMD

O grupo avançou com a fusão da Espaço e da Tempo OMD, respectivamente 9º e 10ª no ranking MediaMonitor. Entre os projectos especiais estiveram o concurso Pergunta Milionária na TVI para o Jumbo, a experiência 3D para o Meo nos três generalistas, Secret Spots para a Pepsi ou quiosque interactivo para o Renault Clio. Beiersdorf, Salsa, Cialis e Turismo de Portugal são alguns dos new business recentes.

Produtora de Som

Ameba

Optimus, BES e Cabovisão são os três clientes da Ameba que ajudaram a que fosse a produtora de som mais premiada nos Prémios Spot. Segundo a produtora, no último Clube de Criativos, 17 dos trabalhos galardoados tiveram a sua assinatura. Entre 2010 e 2011 passou de duas para quatro pessoas.

Índigo

Desenvolveu identidades sonoras para Millennium BCP, Yorn, Oliveira da Serra, Continente e Museu da Tecnologia de Bilbau. As sound experiences, criadas para ambiente cinema para a Vodafone, foram apresentadas como case study em Cannes. Em 2010 foi considerada produtora de som do ano no Clube de Criativos e premiada no festival de Londres com prata e bronze. Criou o conteúdo sonoro do espectáculo de videomapping para o Centenário da República.

Som de Lisboa

Angola é um dos mercados para onde desenvolve uma parte significativa do seu trabalho. Assinou, por exemplo, as bandas sonoras da Blue é Uma Festa e da Unitel Liga Só. Para clientes nacionais, trabalhou para a Associação Nacional de Farmácias, Vodafone, Fundação EDP, Sociedade Ponto Verde, Staples, Optimus e Lipton.

Produtora de Imagem

Krypton

Filmes como Ameixa e Cereja (Compal), Vida e Fundação EDP (EDP), Feijões (BES) e Navegar (Optimus) estão entre os principais anúncios da Krypton, produtora que tem em Augusto Fraga um dos realizadores mais requisitados, tanto em Portugal como em Espanha. Luso, Sagres, Turismo de Portugal, Millennium e Minipreço são outras das marcas trabalhadas.

Ministério dos Filmes

Eleita produtora do ano no último Clube de Criativos, entre os pontos altos da Ministério dos Filmes estão vários filmes para a Optimus, Optimus Tag (protagonizados por João Manzarra) e Jogos Santa Casa, o Projecto Terra (CTT), Globo (BES), Verão 2010 (TMN) e Campanha de Natal (Meo).

Empresa de Publicidade Indoor/Exterior

JCDecaux

Lidera o sector da publicidade exterior em Portugal. Entre as campanhas inovadoras estão os mupis para a marca Pandora no Dia da Mãe que libertavam bolas de sabão, o lançamento do Opel Meriva com a instalação de um Opel gigante na Gare do Oriente, o lançamento do tarifário ‘e’ da TMN, em que se podia falar ao telefone a custo zero a partir de um mupi, e o mupi com sampling Knorr Natura.

MOP

A empresa tem potenciado a área de activação, com momentos de degustação nos Metros de Lisboa, Porto ou na CP da Super Bock Maçã, da Adágio ou da manteiga Mimosa. Ajudou a instalar caixas gigantes da Meo para que os passageiros do metro pudessem ter uma experiência 3D de televisão. Também instalou os mupis da Vodafone FM com música e os do ‘e’ da TMN para fazer chamadas. Turismo dos Açores, Guloso, Sony e Chello Multicanal estão entre os novos anunciantes da MOP.

Personalidade de Publicidade

Bomtempo, Anahory e Ralha

Em dois anos, José Carlos Bomtempo, Diogo Anahory e Miguel Ralha construíram uma das agências de publicidade mais agressivas ao nível do new business. A BAR arrancou para trabalhar a Wayfield para o mercado angolano, mas nos últimos meses conquistou vários clientes nacionais. A agência passou, num ano, de oito para 30 pessoas e espera facturar cinco milhões de euros.

Miguel Simões

Já era o líder da agência de publicidade mais premiada em festivais internacionais e uma das referências da própria network. Mas no início do ano, Miguel Simões passou a ser o homem-forte do grupo Publicis para a área da publicidade em Portugal, acumulando a direcção da Leo Burnett, da Arc e da Publicis, agência que reestruturou e que pretende pôr a agitar o mercado.

Ricardo Monteiro

Depois de ter sido premiado em 2007, Ricardo Monteiro voltou a ser considerado personalidade do ano da Euro RSCG Worldwide. O gestor dirige agora a Euro RSCG em Espanha, que se junta aos mercados de Portugal, Brasil e na região da América Latina. A agência do Brasil entrou para o top 10 das agências da rede que mais facturam.

Vasco Perestrelo

O CEO da MOP, empresa que é a representante para Portugal do Cannes Lions, promoveu e conseguiu trazer para Lisboa a organização do Eurobest. O festival vai decorrer em Dezembro e pode funcionar como um momento para que as indústrias criativas portuguesas se mostrem em força aos publicitários europeus, precisamente num ano que promete ser de contenção.

Media

Canal Generalista

RTP1

A estação pública fechou o ano como o segundo canal mais visto do país, posição que perdeu no primeiro trimestre deste ano. Em termos de conteúdos apostou em formatos de entretenimento/humor e na produção de séries de ficção nacional. Transversalmente, a RTP Play e a Academia RTP foram dois dos principais projectos nos quais investiu. Em Março foi conhecida a contratação de Nuno Santos para a direcção de informação, após a saída de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa.

SIC

Número três em audiências no fecho de 2010, o último ano foi marcado por uma série de contratações. Júlia Pinheiro, Gabriela Sobral, Manuela Moura Guedes (com quem está a contratualizar um programa, entretanto adiado) e alguns actores até então a trabalhar para a TVI foram as apostas da estação, cuja direcção de programas passou a ser assegurada a partir de Março por Luís Marques, director-geral da estação, após a saída de Nuno Santos para a RTP. A ficção nacional foi uma das apostas da estação, que também reforçou a parceria com a Globo.

TVI

Líder ininterrupta há seis anos, em 2010 a TVI manteve a aposta na ficção nacional, um dos seus principais trunfos. Secret Story – A Casa dos Segredos marcou o regresso dos reality-shows ao canal. João Cotrim de Figueiredo acumulou a direcção-geral da estação com a direcção de programas, após a saída de André Cerqueira, e em Março, quase em simultâneo com a entrada de Miguel Pais do Amaral no capital da empresa, foram conhecidas as contratações de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa para a direcção de informação.

Canal de Notícias

ETV

Lançado em Maio do ano passado, é o único canal de informação económica produzido em Portugal e também o único projecto televisivo com origem numa marca de imprensa. Apesar de ter arrancado apenas na Zon, já está presente na Vodafone Casa, Optimus Clix, Cabovisão e Meo. Marca presença em Angola, através da ZAP.

RTPN

Com uma nova identidade on air desde Junho, mantém-se como o segundo canal de informação mais visto do cabo, apesar de ter perdido espectadores no período em análise.

SIC Notícias

É o canal mais visto do cabo, posição que reforçou no último ano. O 10º aniversário, em Fevereiro, foi assinalado com novos estúdios e uma nova imagem on air. O canal apostou também no aumento da interactividade com os espectadores.

TVI 24

Ocupa a 15ª posição no ranking Audicabo, mas tem apresentado um crescimento sustentado. Lançado na Zon, em Setembro do ano passado passou a estar também no Meo, Vodafone Casa e Cabovisão. As suas emissões podem ser vistas em Angola e Moçambique e foi o primeiro canal nacional a marcar presença no iPad.

Canal de Entretenimento

AXN

Apesar de ter perdido espectadores no último ano mantém-se o canal internacional mais visto do cabo.

Fox

Subiu da 11º para a 8ª posição no ranking Audicabo, protagonizando o maior crescimento do Top 15.

Panda

Apesar do aumento do número de canais infantis mantém-se como o terceiro mais visto do cabo.

SIC Mulher

Subiu uma posição no ranking Audicabo, ocupando no fecho do ano o 13º posto.

SportTV

É o único canal premium presente no top 15 do cabo, tendo reforçado a sua posição no último ano. No perído em análise passou a emitir em 16:9, sendo a primeira estação nacional a fazê-lo e lançou o SportTV Américas, o oitavo canal da marca.

Site de Informação

A Bola

O site do desportivo é líder incontestável em termos de visitas e pageviews dos projectos informativos monitorizados pelo NetScope. O ano de 2010 não foi excepção e até Março deste ano o site do desportivo da Vicra Sociedade Desportiva garantia a liderança.

Correio da Manhã

Nos sites de diários generalistas é o que apresenta o segundo maior número de visitas e aquele que, de forma consistente, regista o maior número de pageviews, quase que duplicando o seu concorrente mais directo no online. Em Março as visitas ao site do título geraram uma média de 9,4 páginas consultadas.

Público

É dos sites dos jornais generalistas aquele que regista a melhor posição no NetScope, encontrando-se invariavelmente entre os dez mais do ranking.

Jornal de Negócios

O ano foi pródigo em notícias de economia, tendo o site do Jornal de Negócios colhido os benefícios da atenção ao tema. Entre os títulos de economia é aquele que regista de forma consistente o maior número de pageviews, embora alterne em número de visitas com o seu concorrente mais directo.

Rádio

Rádio Comercial

Tornou-se em 2010, e pela primeira vez, a segunda rádio mais ouvida do país. Durante o período em análise aumentou a interactividade com os ouvintes, tanto no site como nas redes sociais. O lançamento de um gelado, o Swirl Rádio Comercial, é um exemplo das acções de marketing que desenvolveu.

Rádio Renascença

Passou a terceira rádio mais ouvida do país, tendo sido destronada pela Comercial da segunda posição. Alargou a sua emissão à Madeira e aos Açores, apresentou uma nova imagem sonora, uma nova voz – Ricardo Carriço – e reforçou a aposta nos conteúdos musicais durante o horário de trabalho.

RFM

É a estação de rádio mais ouvida do país. Lançou, no período em análise, a RFM VI, a primeira web TV de uma rádio nacional. Apresentou uma nova imagem sonora e passou, após uma consulta aos ouvintes, por tratar o seu público por “tu”, sendo a primeira rádio dirigida a um público adulto a fazê-lo. Para além de apoiar uma série de concertos, lançou os prémios de música Ernestos RFM.

TSF

Única estação assumidamente de informação, cresceu ao longo do período em análise. Em 2010 investiu na organização de conferências como uma nova área de negócios e lançou aplicações para iPhone e iPad. Quem ouve a TSF ouve a verdade por trás das notícias foi o claim que adoptou no último ano.

Produtora de Televisão

Endemol

Produziu para as três estações generalistas. Entre os 11 formatos que produziu, pré-produziu ou concluiu, destaque para a Operação Triunfo, para a RTP, Achas que sabes dançar?, para a SIC, e Casa dos Segredos, para a TVI. Neste período, para além dos 16 colaboradores da produtora, contratou em média 82 freelancers por mês. Venceu o prémio Melhor Programa de Entretenimento 2010, da TV7 Dias, com a Casa dos Segredos.

Fremantle Media

No período em análise assinou nove produções, repartidas entre a SIC e a RTP1. Entre estas contam-se algumas das principais apostas da SIC, como o Ídolos, Portugal tem Talento ou Peso Pesado, que começou a ser gravado em Março.

Plural

Maior produtora de ficção nacional do país, continua a assinar as novelas que lideraram o prime time nos ecrãs nacionais. Para além de novelas, no período em análise apostou também em novos formatos, como mini-séries, novela de época e filmes TVI. A produção Meu Amor venceu um Emmy Internacional, na categoria Melhor Telenovela.

SP Televisão

Produtora independente, manteve a aposta na produção de ficção nacional. Laços de Sangue e Lua Vermelha, para a SIC, e Cidade Despida – vencedora do prémio Best Detective Television Séries no International Film and TV Festival, em Moscovo e com quatro nomeações para a 50ª edição do Festival de Monte Carlo – Voo Directo ou Maternidade, foram algumas das produções que assinou.

Diário Generalista

Correio da Manhã

Líder tanto em audiências como em circulação paga, o Correio da Manhã foi o único título do segmento a crescer nestes dois itens no último ano. Começou o ano como líder nas classes alta e média alta, reforçou os cronistas, manteve a apostas nas acções de marketing e levou a cabo iniciativas que visam a participação activa dos leitores, como a petição que visa criminalizar o enriquecimento ilícito.

Diário de Notícias

Quarto título tanto em audiências como em circulação paga, tendo no período em análise perdido terreno nestes dois campos. No entanto, no último ano o título apostou na investigação, tendo dois dos temas investigados sido publicados em livro pela Gradiva – O Estado a que o Estado Chegou – O Verdadeiro Retrato de Portugal e O estado do Parlamento e as contas da Presidência da República – O verdadeiro retrato de Portugal – Grande Investigação DN II. No último ano apostou na realização de conferências e na expansão multiplataforma.

Jornal de Notícias

Número dois, tanto em audiência como em circulação paga, embora tenha caído nestes dois itens. Já no início de 2011 reforçou a aposta na informação de proximidade com o lançamento do suplemento JN Cidades.

Público

Terceiro título com maior audiência e circulação paga do país. No último ano reforçou o conceito de marca plataforma, ao marcar presença no Kindle, iPhone, iPad e Android. Apostou também na área de e-commerce e no customer publishing como novas áreas de negócio. O jornal, de acordo com a informação disponibilizada pela empresa, facturou 27 milhões de euros no último ano.

Semanário Generalista

Expresso

Semanário líder tanto em circulação paga como em audiência. O início de 2011 ficou marcado pela entrada em funções de uma nova direcção, liderada por Ricardo Costa, e em Fevereiro, mês da edição número 2 mil, chegou aos leitores um Expresso reformulado. A ocasião, assinalada por uma campanha multi-meios protagonizada, entre outros, por Mário Soares, foi também a data escolhida para o lançamento da versão iPad do título.

Sol

Segundo semanário do país, tanto em audiência como em circulação paga. No período em análise reforçou a “aposta na lusofonia” – marca presença em Angola, Moçambique e Cabo Verde –, lançou uma versão para iPad, reformulou o site, lançou um novo suplemento de emprego e imobiliário e duas novas revistas, uma das quais para o mercado angolano. 2010 foi marcado pela divulgação das escutas do caso Face Oculta, que deu origem a uma comissão de inquérito na Assembleia da República.

Newsmagazine

Focus

Apesar de ser a terceira publicação do segmento, tanto em circulação paga como em termos de audiências, foi dos únicos títulos da imprensa generalista a crescer nos dois itens no último ano, o que justifica a nomeação.

Sábado

É a segunda revista do segmento tanto em audiências, onde tem crescido de forma sustentada nos últimos anos, como em circulação paga. Manteve a aposta nas acções de marketing e nos produtos de valor acrescentado. Em 2010 lançou uma edição com realidade aumentada, comemorou o aniversário com uma edição XL e organizou concertos tanto nas ruas de Lisboa como na redacção, procurando assim aumentar a interacção com os leitores.

Visão

Mantém-se como a publicação com maior audiência e circulação paga do segmento. Lançou uma edição iPad, considerada uma das oito melhores do mundo pela consultora McPheters & Company, no Marktest Reputation Índex, da Marktest, foi considerada o órgão de comunicação social mais credível do país e recebeu vários prémios de jornalismo. Lançou no site o canal Visão Verde e deu início à iniciativa Caravana Visão, que procura trazer para as páginas da revista as histórias habitualmente não contadas nos media, assinalando o 18º aniversário da publicação.

Publicação Desportiva

A Bola

Reforçou as audiências em 2010, mantendo-se como a segunda publicação do segmento, tendo sido destronado da liderança em 2009. Lidera o ranking dos sites com mais visitados da imprensa nacional. Os números de circulação não são conhecidos.

Record

Lidera o segmento tanto em audiências como em circulação paga. No último ano apostou na interactividade com os leitores, através de acções como Pergunte aos nossos jornalistas e Envie perguntas que gostaria que fossem feitas ao entrevistado X.

Diário de Informação Económica

Diário Económico

Líder de audiências e circulação paga (entre os títulos presentes em banca) no segmento. O último ano começou com a introdução no jornal das secções Internacional e Desporto, procurando ser “mais do que um jornal complementar, um jornal alternativo” aos generalistas. Em 2010, ano em que a marca chegou à televisão com o ETV, apostou também na internacionalização das conferências, para o Brasil e Angola, através de parcerias com medias internacionais. No último ano o título registou, de acordo com a editora, um volume de negócios de 15,7 milhões de euros.

Jornal de Negócios

Número dois tanto em circulação paga (entre os económicos presentes em banca) como em audiências, desceu ligeiramente no primeiro item e manteve a performance no segundo. No período em análise manteve a aposta numa distribuição 360º dos conteúdos, através do site, de conteúdos em vídeo, no telemóvel, iPad e de parcerias com rádios e televisões. Em 2010 arrancou com as conferências do título, materializadas sobretudo nos executive breakfast, uma entrevista onde o convidado responde também às questões enviadas pela assistência. Zeinal Bava foi o primeiro convidado.

Publicação de Televisão

TV7 Dias

É a líder destacada do segmento, tanto em audiências como em circulação paga, vendendo mais do que os números alcançados pela soma das suas duas concorrentes. Em 2010 lançou os Troféus de Televisão TV7 Dias, evento que pretende distinguir o melhor que se faz na televisão nacional.

TV Guia

Mantém-se como a segunda revista do segmento, tanto em circulação paga como em audiências, embora tenha caído nos dois itens.

TV Mais

É a terceira revista do segmento, tanto em vendas como em audiências, tendo crescido nestes dois itens nos primeiros meses do ano.

Publicação Feminina

Activa

Líder em audiências, posição que reforçou em 2010, e número dois em circulação paga, foi a revista que mais cresceu neste último item no ano anterior. Define-se como a revista mais “genuinamente dirigida à mulher portuguesa”.

Máxima

Número dois em audiências e terceira em circulação paga, no último ano cresceu ligeiramente nestes dois itens.

Happy Woman

Quarta maior revista do segmento em termos de audiências, lidera o ranking da circulação paga, tendo inclusive registado um crescimento no último ano. Manteve no último ano a aposta nos vales de desconto, um dos seus principais trunfos.

Publicação Masculina

GQ

Num ano em que o segmento perdeu vendas a GQ aumentou em 9 por cento a sua circulação paga. Já este ano a revista foi alvo de uma reformulação gráfica e ao nível de conteúdos, procurando aproximá-la mais de uma “conselheira dos homens em várias áreas”.

Men’s Health

Tornou-se, após o encerramento da Maxmen, a revista líder do segmento. No período em análise a mais antiga publicação masculina do país dedicou um maior enfoque às áreas de cuidado pessoal masculino e moda, editando quatro edições dedicadas a estas temáticas. Como nova área de negócio a editora destaca a revista Coach, um guia sobre running.

Penthouse

Lançada em Outubro de 2010, trata-se de uma publicação bastante mais ousada do que as revistas até então presentes no mercado nacional. Apresentando-se como a “revista masculina que mostra o que as outras não mostram”, conta com cronistas como Mário Crespo e Rui Miguel Tovar. O licenciamento de festas sob a chancela da marca e a venda de conteúdos online são duas das apostas da publicação.

Publicação de Sociedade

Caras

O último ano ficou marcado pelas comemorações do 15º aniversário da Caras, materializado através da realização de 15 eventos, nomeadamente na Madeira. Uma edição especial Red Carpet e, sobretudo, o lançamento de uma aplicação para iPad foram outras das novidades, sendo a Caras a primeira revista do segmento a disponibilizar uma edição para tablets. Número dois em circulação paga, no primeiro trimestre deste ano perdeu a liderança nas audiências para a Nova Gente.

Flash

Remodelou o layout e conceito editorial em Novembro de 2010 e no primeiro trimestre de 2011 aumentou em 7,14 por cento as audiências e nos primeiros dois meses do ano as vendas cresceram 19 por cento. Fechou o ano como a quinta publicação tanto em termos de circulação paga como em número de leitores.

Lux

É a terceira publicação do segmento, tanto em audiências como em circulação paga e foi uma das duas publicações do segmento a ver a sua circulação paga crescer no primeiro bimestre deste ano. Em 2010 apostou no desenvolvimento de eventos próprios e arrancou com a acção Lux copos Bhoemia, uma campanha overprice que terá contribuído para alavancar as vendas do título, para além de ser geradora de receitas.

Nova Gente

No primeiro trimestre do ano recuperou a liderança das audiências, que se junta à da circulação paga. No período em análise lançou, como produto de valor acrescentado, uma linha de perfumes, femininos e masculinos e, pela primeira vez, mudou o logótipo para cor-de-rosa, assinalando o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Parte das receitas desta Edição Rosa, que se tornou anual, reverteram para uma associação de apoio à causa. No dia 1 de Abril Paulo Sérgio dos Santos assumiu a direcção.

Publicação de Viagens

Rotas & Destinos

Líder de audiências entre as publicações de venda em banca, é a segunda publicação do segmento mais vendida do país, item que reforçou no último ano.

Volta ao Mundo

Líder na circulação paga, posição que reforçou, é a segunda revista com maior audiência do segmento, mantendo-se estável em relação ao ano anterior.

Publicação sobre Automóveis

Automotor

É a revista líder em circulação paga, posição que conquistou no último ano, e número dois em audiências, item que reforçou ligeiramente.

Turbo

Líder em audiências, posição que reforçou no último ano, apesar de ter caído nas vendas mantém-se como a terceira publicação com maior circulação paga do segmento das revistas mensais sobre automóveis.

Publicação de Saúde e Educação

Pais&Filhos

Alvo de uma reformulação gráfica e editorial em 2010, no final do ano lançou também um site dirigido aos homens, o Eu sou Pai. Lidera as audiências do segmento e é a terceira em termos de circulação paga.

Saber Viver

Líder em circulação paga, é a segunda publicação mais lida do segmento de saúde.

Publicação de Decoração

Caras Decoração

É a revista mensal com maior audiência e circulação paga do segmento, tendo fechado o ano com estes dois itens reforçados. Apesar de ter perdido leitores no início de 2011 e de ter diminuído a circulação paga mantém-se na liderança.

Casa Cláudia

É a segunda publicação mensal de decoração, tanto em audiências como em circulação paga. No início deste ano reforçou em 14,29 por cento o primeiro item, encurtando a distância para a líder do segmento.

Casa Cláudia Ideias

Independentemente da periodicidade, é a revista mais vendida do segmento de decoração, posição que reforçou no último ano, e a terceira em termos de audiências, item que reforçou 28,59 por cento face ao primeiro trimestre de 2011.

Diário Gratuito

Destak

Número dois em audiências entre os gratuitos. No último ano introduziu três secções regulares – Entrevista, Reportagem e Custo Zero –, uma nova campanha institucional e alargou a sua presença no Brasil a Brasília, onde distribui 70 mil exemplares.

Metro

Líder em audiência entre os gratuitos. No último ano manteve a aposta em acções de activação de marcas com a distribuição do jornal, acções de sampling em escritórios e, em termos editoriais, contou com Pedro Ribeiro, Margarida Rebelo Pinto e Catarina Furtado como directores por um dia.

Personalidade de Media

Nuno Artur Silva

Dezassete anos depois de fundar a Produções Fictícias, agência e rede criativa, lançou, no Meo, o Canal Q, do qual é director. A Produções Fictícias torna-se assim a única produtora nacional com um canal próprio. Este “laboratório criativo” on-demand é produzido totalmente em português, conta com alguns dos humoristas mais consagrados do panorama nacional e dá espaço a novas caras e formatos. Em Março deste ano contava com 60 colaboradores.

Octávio Ribeiro

Lidera o único título generalista do país que, vaga após vaga, continua a crescer, tanto em audiências como em circulação paga. Director do Correio da Manhã desde Fevereiro de 2007, tem conseguido conciliar a base de leitores do título com a conquista de novos públicos, tendo começado o ano a liderar também na classe alta e média alta.

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Digital

Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações

A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses, permitindo-lhes recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação sobre os conteúdos que querem ver

O Instagram está a testar a possibilidade de os utilizadores reporem as suas recomendações, funcionalidade que permite recomeçar do zero e treinar novamente o algoritmo da aplicação, em relação aos conteúdos que querem ver na página Explore, no Feed e no Reels. A funcionalidade destina-se a utilizadores que sentem que as recomendações de conteúdos já não correspondem aos seus interesses.

Adam Mosseri, diretor do Instagram, publicou um vídeo na rede social em que refere que a nova funcionalidade não se destina a ser utilizada com frequência, sendo que foi concebida apenas para os casos em que se pretende uma renovação total. “Quero deixar claro que estamos a falar de uma mudança significativa”, enfatiza Adam Mosseri. A nova funcionalidade será lançada a nível mundial em breve, de acordo com o comunicado de imprensa do Instagram.

Caso um utilizador reponha o seu algoritmo, as recomendações de conteúdo vão começar a ser personalizadas novamente ao longo do tempo, com base nas publicações e contas com as quais o utilizador interage. É ainda dada a opção de rever a lista de contas que seguem, para deixarem de seguir contas que partilham conteúdos que já não lhes interessa.

“No início, vai tornar o Instagram muito menos interessante para o utilizador, porque vamos tratá-lo como se não soubéssemos nada sobre os seus interesses e vai demorar algum tempo a reaprendê-los. Por isso, não é algo que recomende que seja feito a toda a hora, mas caso o utilizador não se sinta bem com a sua experiência, isto fornece-lhe uma alternativa”, acrescenta o diretor do Instagram, no vídeo publicado no Instagram.

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TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia

Miguel Lobo (na foto, à dir.) mantém-se na liderança da operação nacional da TLC Worldwide e assume o cargo de CEO da TLC Worldwide Iberia. Philippe Dewerbe (à esq.) continua a liderar a empresa em Espanha e é o diretor executivo da TLC Worldwide Iberia

A TLC Worldwide está a fundir as operações em Espanha e Portugal, para formar um novo ‘cluster’ que reforça a presença e atuação na Península Ibérica, com a criação da TLC Worldwide Iberia. A fusão marca um momento da expansão e consolidação da agência e pretende fortalecer a oferta de soluções de ‘reward’ marketing e programas de fidelização.

A estrutura operativa e estratégica mantém-se em ambos os países, com escritórios em Madrid e Lisboa, mas a fusão irá criar um modelo de trabalho mais coeso entre ambas as agências, com a incorporação dos perfis ibéricos e das equipas especializadas. “Temos identificado inúmeras sinergias entre ambos os mercados e, ao combinar os pontos fortes das nossas equipas e direção, acreditamos que iremos alcançar níveis superiores de sofisticação e eficácia. Ao combinar o nosso conhecimento e experiência dos mercados espanhol e português, otimizamos os recursos e melhoramos a capacidade de desenhar e implementar campanhas e estratégias de marketing que se adaptam perfeitamente às necessidades das marcas em ambos os países”, enfatiza Miguel Lobo, CEO da TLC Worldwide Iberia.

Agora, as marcas que trabalham com a TLC Worldwide vão poder tirar partido de uma experiência mais fluida ao lançarem iniciativas a nível ibérico, beneficiando de uma coordenação mais precisa e de um aproveitamento superior dos recursos.

A equipa diretiva que estará na liderança deste ‘cluster’ conta com Miguel Lobo, que continua a liderar a operação nacional da TLC Worldwide, assumindo o cargo de CEO da TLC Worldwide Iberia. Philippe Dewerbe, por seu lado, continua a liderar a empresa em Espanha e será o diretor executivo da TLC Worldwide Iberia, com a responsabilidade de supervisionar a estratégia geral e garantir a fluidez da operação na região.

José Cerdeira assume a função de diretor de estratégia ibérica, focando-se em desenhar estratégias competitivas que potenciem o crescimento do ‘cluster’, alinhando os objetivos de negócio com as necessidades do mercado. Miguel Fernandes de Oliveira, por sua vez, fica com a direção de desenvolvimento do negócio ibérico, liderando a expansão comercial, fortalecendo as relações com os clientes atuais e explorando novas oportunidades para consolidar a presença da agência na região.

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El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata

No âmbito da campanha, de 18 a 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca Emidio Tucci, €1 reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado a esta associação, que o aplicará em ações de prevenção e combate ao cancro

O El Corte Inglés está a promover a campanha Novembro Azul, que pretende sensibilizar para o tema do cancro da próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Para assinalar o arranque da campanha, na semana em que se assinala o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, a 17 de Novembro, as fachadas do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia-Porto estão iluminadas de azul.

No âmbito da campanha, de 18 a 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca Emidio Tucci, nas lojas físicas e online, €1 reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado a esta associação, que o aplicará em ações de prevenção e combate ao cancro.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa e é, atualmente, o cancro mais frequente nos homens. Detetar a doença numa fase precoce é essencial, permitindo tratar com uma taxa de cura muito elevada.

Em outubro, o El Corte Inglés esteve iluminado de cor-de-rosa, no seguimento da campanha Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.

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Comunicação

Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes

“Estamos a consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação a nível nacional, trabalhando diferentes setores de atividade”, refere Diana Taveira, CEO da agência de comunicação e marketing de influência

A Milk&Black está a desenvolver a comunicação e a assessoria de imprensa de 11 novos clientes. Além da Fidelidade (seguros), da NAU Hotels & Resorts (hotelaria), do Palácio do Governador (hotelaria), do Monte Santo Resort (hotelaria), do Cascade Wellness Resort (hotelaria), do Senses (restauração), do Po Tat (restauração) e do Volta do Mar (restauração), também conquistou as contas de três marcas de moda internacionais, Merrell, Buffalo e Palladium, nos últimos dois meses.

Mitsubishi Motors, Fuso Trucks Portugal, Unicâmbio, Unimoney e Royal Canin são outras das insígnias que a agência de comunicação e marketing de influência está a comunicar desde o início do ano, juntando-se a uma lista que também inclui marcas como a New Balance, a WTF e a Segafredo e eventos como o Festival F e o Blissfest.

“Estamos a consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação a nível nacional. Acima de tudo, gostamos do desafio de trabalhar em diferentes setores e é um orgulho ver marcas nacionais e internacionais a integrar cada vez mais o nosso portefólio”, refere Diana Taveira, CEO da agência da Milk&Black, citada em comunicado de imprensa.

De acordo com o documento, a agência, fundada em 2016 por Diana Taveira e Diogo Dias, ex-apresentadores da MTV Portugal, conta atualmente com mais de 80 clientes ativos, entre contratos anuais, ações pontuais e campanhas. Além da assessoria de imprensa e do marketing de influência, a Milk&Black, que conta com uma equipa de 30 trabalhadores, gere redes sociais, produz conteúdos de fotografia e vídeo e organiza e promove eventos para marcas e empresas.

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Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)

Com criatividade da Born e produção da Mother, o filme publicitário está a ser divulgado nos canais digitais dos centros comerciais e nas redes sociais da influenciadora digital, integrado numa estratégia de amplificação que contempla múpis interiores e digital

A influenciadora digital Madalena Abecasis é a protagonista da campanha de Natal da Sonae Sierra. Apelando ao consumo consciente, refletido e planeado, o filme publicitário cruza a criatividade e o humor, apresentando dados reais sobre os comportamentos de consumo dos portugueses na época natalícia, obtidos através de um estudo da Sonae Sierra.

“A campanha ‘Pensa bem, oferece melhor’ demonstra a estratégia de marketing dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra em aliar ‘insights’ de consumo a uma abordagem criativa e emocional, potenciando o ‘engagement’ com o público-alvo e reforçando os valores da marca. Esta iniciativa integra uma comunicação omnicanal e contribui para uma mensagem de sustentabilidade e reflexão no ato de consumo”, explica Joana Moura e Castro, diretora de marketing ibérica da Sonae Sierra, citada em comunicado de imprensa.

A informação obtida no estudo permitiu identificar perfis de comportamentos típicos nos 18 centros comerciais abrangidos. Os cinco estereótipos mais comuns foram interpretados por Madalena Abecasis no filme publicitário, com criatividade da Born e produção da Mother.

Além dos consumidores que dependem de instruções de terceiros para escolher presentes, o anúncio retrata os que os escolhem com base nos seus próprios gostos, os que priorizam a estética para os ‘unboxings’ das redes sociais, os que deixam as compras para a última hora e os que compram qualquer coisa, sem refletir, porque, se o destinatário não gostar, pode sempre trocar.

“De acordo com os dados do estudo, 42% dos portugueses não utilizam os presentes que recebem e três milhões recebem presentes de que não gostam, o que confirma que as pessoas não dedicam o tempo necessário a pensar naquilo que o outro gostaria de receber. Além disso, cerca de dois milhões de portugueses só fazem as suas compras de Natal em dezembro”, refere a Sonae Sierra no documento.

A campanha é divulgada nos canais digitais dos centros comerciais da empresa em vídeo, com declinações em ‘key visuals’ e múpis interiores. Até ao Natal, é amplificada através de ativações e de conteúdos interativos, no digital, nos sites e nas redes sociais dos centros comerciais, em newsletters e através de marketing de influência, nas redes sociais de Madalena Abecasis.

A intenção é promover comportamentos de compra mais conscientes, que evitem deslocações adicionais, para trocas desnecessárias, aos centros comerciais geridos pela empresa, como o Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.

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Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)

No filme de Natal da marca de cafés, o empresário e ex-futebolista inglês joga à bola com um boneco de neve. Para os eletrodomésticos norte-americanos (na foto) prepara a refeição da consoada para a família

David Beckham é o rosto da campanha de Natal global multimeios da Nespresso. Produzido pela Studio 99, produtora audiovisual criada pelo ex-futebolista e empresário inglês em parceria com Nicola Howson e David Gardner em 2019 para produzir documentários desportivos, o filme publicitário mostra o antigo desportista a jogar à bola com um boneco de neve num dia de inverno.

Divulgado em televisão, digital e redes sociais, o ‘spot’ promove a nova cápsula de café Peanut and Roasted Sesame, uma das edições especiais da Nespresso para o Natal de 2024, além da máquina Vertuo Creatista e da caneca Vertuo Mug, outro dos produtos que a insígnia suíça comercializa.

Enquanto saboreia a bebida, David Beckham, que é embaixador da Nespresso desde novembro de 2023, observa a paisagem pela janela e, ao aperceber-se da presença de um boneco de neve inacabado com uma expressão triste, decide inverter a situação. Depois de o finalizar, recorrendo a uma cápsula de café para lhe criar um nariz, utiliza-o como guarda-redes.

Além do anúncio da Nespresso, David Beckham também é a estrela do filme publicitário natalício da SharkNinja, que marca a estreia da marca de eletrodomésticos norte-americana nas campanhas multimeios globais. Enquanto prepara a refeição da consoada para a família, o ex-desportista vai utilizando alguns dos novos lançamentos da insígnia.

Divulgado em digital e em televisão em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Escandinávia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Médio Oriente e Estados Unidos, o anúncio é amplificado através de publicações nas redes sociais e painéis digitais em praças centrais de Nova Iorque, Los Angeles, Miami e Londres.

As receitas natalícias preferidas de David Beckham, que é o embaixador global da SharkNinja, estão disponíveis num site dedicado. Para além de aumentar a notoriedade da marca a nível internacional, a contratação do ex-futebolista e empresário inglês pretende potenciar as vendas da insígnia globalmente.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Digital

Amazon lança concorrente ao Temu e Shein

Os produtos comprados na Amazon Haul são entregues em uma ou duas semanas. Em Portugal, a Amazon está a disponibilizar o Rufus, assistente virtual alimentado com IA generativa, que responde a perguntas sobre produtos e apresenta recomendações

A Amazon tem uma nova experiência de compras para os consumidores dos Estados Unidos, que consiste na venda apenas de produtos que custam 20 dólares (€19) ou menos, para competir com as ofertas de retalhistas como Temu e Shein. A Amazon Haul está disponível apenas através do smartphone e apresenta-se com preços competitivos, em produtos como vestuário, eletrónica e equipamento de cozinha.

“Todos os artigos têm um preço inferior a 20 dólares (€19), sendo que a maioria tem um preço igual ou inferior a dez dólares (€9,50) e alguns artigos custam apenas um dólar (€0,95)”, segundo avança a empresa em comunicado de imprensa. Os clientes também vão poder usufruir de descontos, quando adicionam mais artigos a uma única encomenda, com 5% de desconto em encomendas de 50 dólares (€47,50) ou mais e 10% de desconto em encomendas de 75 dólares (€71,24) ou mais, à semelhança das práticas das plataformas concorrentes.

A contrapartida da nova aposta da Amazon são os prazos de entrega, diferentes dos da Amazon Prime. Em vez disso, os produtos comprados na Amazon Haul chegam a casa do consumidor, por norma, em uma ou duas semanas, à semelhança do que acontece com a Temu e outras plataformas semelhantes.

A empresa liderada por Andy Jassy salienta que os utilizadores devem gastar pelo menos 25 dólares (€23,75) para receberem o envio gratuito, mesmo que subscrevam o serviço Prime. Caso contrário, o custo de envio é de 3,99 dólares (€3,79). São, no entanto, oferecidas devoluções gratuitas em todas as compras efetuadas na Amazon Haul acima de três dólares (€2,85) dentro de 15 dias após a entrega.

Em paralelo, em Portugal, a Amazon já está a disponibilizar o Rufus, assistente virtual alimentado por inteligência artificial generativa, através da aplicação da Amazon, por enquanto apenas em versão ‘beta’ e para clientes selecionados. Este assistente de compras virtual pretende melhorar a experiência de compra online, permitindo aos utilizadores interagirem com a plataforma de maneira mais eficiente, conseguindo responder a perguntas relacionadas com produtos e apresentar recomendações.

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Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024

A campanha ‘Drawn to Equality’ (na foto), também distinguida com duas Pratas, rendeu à Dentsu Creative o único Ouro que a criatividade portuguesa trouxe da cerimónia. ‘Surfing Through the Odds’ ganhou Prata e Bronze. ‘League of All Leagues’ foi reconhecida com Bronze

A criatividade portuguesa conquistou seis prémios na edição de 2024 dos Clio Sports Awards, em Nova Iorque. A campanha ‘Drawn to Equality’, que a Dentsu Creative criou para a Visa, ganhou três galardões. Além de Ouro na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, foi reconhecida com Prata na subcategoria Fan Engagement, da categoria Social Good, e com Prata na subcategoria Partnerships & Sponsorships, da categoria Brand x Media.

A campanha ‘Surfing Through the Odds’ da Betclic, que apresenta um documentário criado pela Coming Soon e produzido pelos Shutterstock Studios, para combater a desigualdade de género e racial através do surfe, em São Tomé e Príncipe, também recebeu dois galardões. Na subcategoria Sports Betting, da categoria Partnerships & Sponsorships, teve direito a Prata. Na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, conquistou Bronze.

‘League of All Leagues’ rendeu à Judas o segundo Bronze que veio para Portugal. A campanha, que promove a Liga Portugal Betclic, foi distinguida na subcategoria Gameday/In-Game Experience, da categoria Use of Partner or Sponsor. ‘League of All Leagues’ também ficou em ‘shortlist’, na subcategoria Social Good, da categoria Social Good, à semelhança de ‘Bet On Her’ da FunnyHow para a Betclic, na subcategoria Public Relations, da categoria Public Relations.

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Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto

“Uma marca consistentemente inovadora e atrativa aumenta mais rapidamente o seu alcance junto dos compradores e conquista a sua preferência”, diz Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca

As marcas de fabricante estão a contribuir para o crescimento do negócio dos retalhistas de sortido curto, avança um estudo da Kantar desenvolvido em parceria com a Centromarca. De acordo com a análise, a estabilização da inflação, a redução das taxas de juro e o aumento da taxa de emprego também estão a impulsionar o consumo fora de casa e os serviços de entrega ao domicílio.

“O consumo fora de casa tem vindo sempre a crescer acima do consumo para casa, nos últimos trimestres. No entanto, a percentagem do gasto que os portugueses dedicam ao consumo dentro de casa perdeu espaço, com uma diminuição de 1,2 pontos percentuais, face ao terceiro trimestre de 2023”, informa a Centromarca em comunicado de imprensa.

Além do tamanho das cestas ter diminuído, a maioria das categorias de produtos de grande consumo também regista um decréscimo em valor, nos primeiros nove meses do ano. No caso das bebidas, a redução atinge os 5%. No das limpezas caseiras, a quebra ronda os 3%. A venda de produtos de alimentação animal caiu 2%.

“No mesmo período, os números mostram também um avanço das marcas de distribuidor sobre as de fabricante, ainda que as segundas mantenham a maior quota de mercado, com 52,5% em valor. Apesar do decréscimo da quota, as marcas de fabricante contribuíram positivamente para o desempenho de alguns retalhistas de sortido curto”, refere o estudo.

Entre julho e setembro, o consumo em casa recuperou ligeiramente, com a dimensão da cesta de compras das famílias portuguesas a crescer, apesar da desaceleração da dinâmica de crescimento que as marcas próprias dos retalhistas registavam até então.

“Num contexto que se mantém desafiante, apesar dos números animadores da economia e dos mais recentes dados do mercado, as marcas continuam a ter de reforçar a relação com os consumidores, atrair novos públicos e reter compradores habituais. Uma marca consistentemente inovadora e atrativa aumenta mais rapidamente o seu alcance junto dos compradores e conquista a sua preferência”, afirma Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, citado no documento.

O estudo da Kantar mostra ainda que 66% das marcas que conquistam novos compradores registam crescimento em volume de vendas. “As marcas que não recrutaram consumidores nos últimos dois anos decresceram 14,5% em valor entre janeiro e setembro de 2024, quando comparado com o período homólogo. Já as que conquistaram novos ‘targets’ em 2023 e 2024 cresceram 14,3% no mesmo período”, refere ainda a análise.

Segundo o estudo, as marcas que angariaram mais clientes viram a fidelidade dos consumidores aumentar 57% e a taxa de repetição de compra subir 54%. “Recrutar consumidores em vários retalhistas pode ser difícil para as marcas, mas a diversificação dos locais de venda revela-se bastante vantajosa e fundamental para atingir o maior número de compradores possível”, defende Marta Santos, diretora de clientes e de análises da Kantar.

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Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce

A startup portuguesa está a lançar uma ferramenta gratuita, que permite às empresas de comércio eletrónico calcular e compensar automaticamente a pegada carbónica dos produtos, aumentando a transparência e a confiança junto dos consumidores

A ZeroPact, startup portuguesa de tecnologia focada na sustentabilidade, está a lançar uma solução alimentada por inteligência artificial que permite às marcas de comércio eletrónico integrar o cálculo e a compensação da pegada carbónica dos seus produtos, permitindo aumentar a transparência e a confiança junto dos consumidores.

A startup fundada por João Morgado, Luís Branco e João Matos ganhou o El Corte Inglés Retail Challenge, concurso de inovação no retalho que teve lugar durante a Web Summit, tendo agora a possibilidade de iniciar um teste piloto com o El Corte Inglés, reforçando a aplicabilidade da tecnologia em grandes marcas e antecipando-se às novas regulamentações do Digital Product Passport (DPP) previstas para 2027.

De acordo com o Barómetro Mastercard 2023 – Perceção da Sustentabilidade em Portugal, os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas, sendo que 80% dos portugueses dão importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores e que 52% já deixaram de comprar um produto devido à má reputação ambiental de uma marca.

“Estes números mostram a urgência das empresas em adotar práticas transparentes e alinhadas com as expectativas de um consumidor mais consciente”, sustenta João Morgado, CEO da ZeroPact, em comunicado de imprensa.

A análise da Mastercard revela ainda que 87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhecem a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estarem familiarizados com o conceito.

“Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”, argumenta João Morgado.

De acordo com o CEO da startup, a ZeroPact tem planos de expansão para toda a Europa, focando-se em mercados europeus estratégicos devido à legislação emergente que, até 2027, obrigará as empresas a adotarem passaportes digitais de produtos e práticas de sustentabilidade mais rigorosas.

A tecnologia da ZeroPact já está disponível em vários sites portugueses, como Otherwise, Jakshoes, DCK, NAE-Vegan, 38 graus, Cool Mood Community, Arisca, Wheat&Rose, Le-mot, Mineral Fashion Store, Bordaleiras, Chulé, Pera Lima, Tribu, Cura, entre outros.

“A aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o setor como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade”, enfatiza Vasco Marques Pinto, gestor de relações externas do El Corte Inglés.

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