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M&P 944: Especial Marketing da distribuição+Book Prémios Criatividade

Numa edição onde encontra também o book com os protagonistas e os projetos vencedores dos Prémios Criatividade M&P’23 e Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, o marketing da distribuição […]

Sónia Ramalho
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M&P 944: Especial Marketing da distribuição+Book Prémios Criatividade

Numa edição onde encontra também o book com os protagonistas e os projetos vencedores dos Prémios Criatividade M&P’23 e Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, o marketing da distribuição […]

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Numa edição onde encontra também o book com os protagonistas e os projetos vencedores dos Prémios Criatividade M&P’23 e Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, o marketing da distribuição surge em destaque, no jornal, com um dossier dedicado ao tema. Produtos de maior qualidade, mais promoções e maiores facilidades de pagamento são as três premissas que os consumidores mais esperam das cadeias de abastecimento. As marcas próprias continuam a prosperar, os folhetos ainda têm grande procura e a inteligência artificial já vai dando um (ainda tímido) ar da sua graça. O futuro é desafiante, mas os agentes do setor estão atentos aos sinais e vão afinando estratégias. O dossier inclui ainda um artigo de opinião sobre a ascensão do retail media em Portugal.

Numa altura em que as marcas já começam a limar as últimas arestas das tão aguardadas campanhas de Natal, perguntámos a vários criativos o que gostariam de ver nos filmes natalícios deste ano, bem como os seus anúncios preferidos de sempre. Consistência, criatividade disruptiva, pessoas reais e mais amor é o que pedem no sapatinho. Spoiler alert: entre os filmes preferidos, há um repetido.

Também estivemos à conversa com Eduardo Cintra Torres, que se prepara para lançar uma obra em dois volumes sobre a história da publicidade em Portugal e revelamos, em pré-publicação, algumas páginas do 2º volume ilustrado, que inclui a imagem do primeiro publicitário português, bem como o anúncio da primeira agência publicitária em Portugal.

Destaque ainda para o artigo que explica como a Reprise e a Matterkind deram origem à Kinesso, como o Google e a IA estão a ajudar os marketeers a preparar a peak season e qual a campanha que João Madeira, co-CEO e chief creative officer da Fuel, gostava de ter feito.

Os espaços de opinião são assinados por Rudolfo Nobre (Senior strategist na Fullsix) e Marco Pacheco regressa com a crónica “Profissão: Idiota”, desta vez com uma campanha institucional com promoção associada.

 

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M&P 961: Entrevista a Daniel Hulme (WPP) + Book Prémios de Design M&P’24

Uma análise de dados trabalhados pela Snack Content revela as 10 marcas com as quais a geração Z mais interagiu nas redes sociais em Portugal, entre janeiro e junho

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M&P 960: Entrevista José Carlos Bomtempo (Bar Ogilvy) + Balanço Cannes Lions 2024 + Especial produtoras de publicidade

No artigo de estreia da coluna de opinião Silicon Wood, sobre criação de conteúdos de vídeo para marcas nas redes sociais, Inês Ramada Curto, codiretora executiva da Snack Content, escreve sobre ‘falsos amigos’

Na edição 960 do M&P destaca-se a entrevista a José Carlos Bomtempo – vencedor de um Leão de Bronze na última edição do Cannes Lions, que considera que, apesar de Portugal ter ganho poucos prémios, há prémios a mais. Em conversa com Catarina Nunes, o COO e sócio da Bar Ogilvy faz uma radiografia ao estado atual da criatividade e das marcas em Portugal, refletindo sobre os últimos 35 anos.

Vasco Perestrelo, CEO da MOP e representante do Cannes Lions, e Miguel Moreira Rato, CEO da Adagietto, avaliam a última edição do mais importante festival de criatividade.

No Destaque, há um artigo de balanço dos grandes vencedores no festival de Cannes, assinado por Luis Batista Gonçalves.

Um estudo de neuromarketing da WYperformance, desenvolvido em exclusivo para o M&P, revela os anúncios associados ao Euro 2024 que mais ressoam na cabeça e coração dos portugueses. ‘Filhos do Euro’ é o segundo anúncio mais memorizado, mas é o que gera menor envolvimento emocional, escreve Catarina Nunes.

No artigo de estreia da coluna de opinião Silicon Wood, sobre criação de conteúdos de vídeo para marcas nas redes sociais, Inês Ramada Curto, codiretora executiva da Snack Content, escreve sobre ‘falsos amigos’.

Na rubrica Como é que não me lembrei disto?, a campanha Loewe ‘Decades of Confusion’ é a que Maria Vaz da Silva, diretora de arte júnior da Havas, gostava de ter feito.

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M&P 959: Entrevista Alberto Rui Pereira, CEO IPG Mediabrands + Nuno Leal, criativo sénior Dentsu Creative + Especial QSP Summit

Na Opinião escrevem João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Pedro Simões Dias

Na edição 959 do M&P destaca-se uma entrevista com Alberto Rui Pereira, CEO da IPG Mediabrands, que critica os milhões desperdiçados em campanhas publicitárias que não atingem os objetivos e a falta de métricas fiáveis. Aponta o dedo aos rankings de investimento publicitário da MediaMonitor e refere os desafios que se colocam às marcas e a quem as gere e planeia.

Na rubrica dedicada à criatividade, Como é que não me lembrei disto?, Nuno Leal, criativo sénior da Dentsu Creative Portugal, destaca o spot The Epic Split, da agência Forsman & Bodenfors para a Volvo, como o anúncio que gostaria de ter feito, enquanto a Ao Vivo ou Morto, para a associação Circuito, foi a campanha que mais gostou de fazer.

Na rubrica sobre marketers e gestores expatriados, De Portugal para o Mundo, João Pedro Silva, diretor regional de marketing da Nespresso para a Europa Ocidental, fala sobre a mudança de Lisboa para Lausana, na Suíça, e o desafio de interpretar as necessidades dos nove mercados que coordena.

A 17ª edição do QSP Summit dá o mote ao dossiê especial sobre o evento dedicado à gestão e ao marketing, e à entrevista com Rui Ribeiro, CEO do QSP Summit.

Na Opinião, João Paulo Luz, diretor de negócios digitais e publishing da Impresa, explica por que razões não vender é bom, Paula Cosme Pinto, comunicadora para a igualdade de género, faz o balanço da campanha Beleza Real da Dove, que assinala 20 anos desde o lançamento, e Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marca, escreve sobre o preço nas marcas de luxo.

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M&P 958: Entrevista Inês Ramada Curto e Pedro Filipe-Santos, da Snack Content + Chefs que são marcas fora da cozinha + Especial Festivais de Verão

Na Opinião, Miguel Moreira Rato é o novo colunista. As novidades e as tendências no setor da comunicação e os desafios no dia a dia de uma agência são as áreas que o CEO da Adagietto irá abordar na coluna que passa a escrever mensalmente

Na edição 958, Inês Ramada Curto e Pedro Filipe-Santos, sócios e codiretores executivos da Snack Content, partilham sobre como as marcas devem capitalizar o vídeo social, a abordagem a este formato com base em dados e o percurso que os traz até à empresa de origem brasileira, que está a investir €500 mil no mercado nacional.

Os chefs que são marcas fora da cozinha é o tema de Destaque, com José Avillez e Ljubomir Stanisic, que não se assumem como marcas com uma intenção estratégica, mas fazem um caminho que os posiciona como mais do que chefs. Um protagoniza a mais recente campanha da Xiaomi e o outro acaba de lançar uma marca de vinhos.

Na Atualidade, dados do Insight View 2024 indicam que 18% das agências de publicidade e telemarketing apresentam um risco de incumprimento elevado. António Roquette, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing, dá o seu ponto de vista sobre este estudo.

Na Opinião, Miguel Moreira Rato é o novo colunista. As novidades e as tendências no setor da comunicação e os desafios no dia a dia de uma agência são as áreas que o CEO da Adagietto irá abordar na coluna que passa a escrever mensalmente.

Os festivais de verão enquanto palcos estratégicos para as marcas que desejam estabelecer conexões emocionais profundas com os consumidores dão o mote ao dossiê especial.

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M&P 957: Como Bernardo Almeida fatura €300 mil com o YouTube + Assédio sexual na publicidade + Especial Euro 2024

O percurso do criador de conteúdos Bernardo Almeida, que fatura €300 mil com o YouTube, os casos de assédio sexual na indústria da publicidade denunciados na conta de Instagram The F Side e um especial sobre os patrocínios ao Euro 2024 são alguns dos destaques

Na edição 957 do M&P, um dos mais antigos youtubers nacionais, Bernardo Almeida, partilha com Luis Batista Gonçalves o percurso que o leva a trocar a licenciatura em engenharia mecânica pela criação de conteúdos digitais para marcas, com os quais fatura €300 mil por ano.

Na crónica Costela de Adão? Não, Paula Cosme Pinto, escreve sobre a conta de Instagram The F Side que tem dado lugar de fala a mulheres que trabalham na indústria criativa em Portugal e denunciando casos de assédio e de abusos sexuais. Na Opinião, Pedro Simões Dias considera que as marcas de serviços estão em processo de extinção, enquanto João Paulo Luz diz que a atenção é a nova variável que todos perseguem.

No Especial Euro 2024, é dada a palavra a algumas das marcas patrocinadoras da seleção nacional, da Federação Portuguesa de Futebol ou do campeonato europeu de futebol.

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M&P 956: Grande entrevista Pedro Pimentel (Centromarca) + Especial Formação&Recrutamento + Book Prémios de Marketing M&P’23

Uma entrevista com Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, um estudo que indica que quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas e o Book com os vencedores dos Prémios de Marketing M&P’23 são alguns dos destaques desta edição

Na edição 956 do M&P, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, fala sobre os desafios que as marcas enfrentam, como a ameaça das cópias parasitárias que representam €100 milhões que os detentores de marcas copiadas perdem em vendas para marcas que não são as suas. Em entrevista a Catarina Nunes, o diretor-geral da associação que representa as marcas de indústria antecipa ainda o que esperar do 3º Congresso das Marcas, a 28 de maio, e as principais reivindicações para o novo Governo.

No ano em que a empresa que detém e lidera celebra 30 anos, Nuno Santana avança ao M&P que a Niu está focada na autonomia, desenvolvendo projetos em áreas fulcrais como a serralharia e a carpintaria, nos quais está a investir €1 milhão. Em conversa com Luis Batista Gonçalves, Nuno Santana refere ainda que está a negociar o regresso da Niu a Espanha.

Do lado da criatividade, quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas. Daniel Monteiro Rahman disseca esta e outras conclusões do estudo Estado da Criatividade, da Lions Advisory, consultora do Cannes Lions que se dedica à análise do mercado publicitário. Vasco Perestrelo, diretor-geral da MOP e representante em Portugal do Festival de Publicidade de Cannes, e Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux & Gill, partilham as suas perspetivas sobre os resultados do Estado da Criatividade.

O Especial Formação&Recrutamento faz um retrato das escolas e universidades de marketing e comunicação, bem como do mercado de recrutamento nestas áreas.

O Book Prémios de Marketing M&P’23 apresenta os vencedores e os melhores momentos da entrega dos prémios do M&P, que distinguem o melhor do marketing nacional.

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M&P 955: Microagências de comunicação e in-Store Media + Especial Marketing Digital

Um artigo de fundo sobre a ascensão das microagências de comunicação e assessoria de imprensa, um dossiê especial sobre marketing digital e a coluna do novo colunista do M&P, Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marcas, são alguns dos temas da edição 955

Na edição 955 do M&P destaca-se um artigo de fundo sobre a ascensão das microagências de comunicação e assessoria de imprensa, num mercado em que, cada vez mais, as marcas nacionais e internacionais trocam agências de comunicação de média e grande dimensão por estruturas mais pequenas. Carlota Morais Pires, fundadora da The Communication Studio, é uma das empresárias da comunicação, entrevistada pelo M&P, que se lançou sozinha com uma microagência. Sofia Jardim, proprietária da Strategic Time, conta as razões para que, ao fim de um ano a operar sozinha na comunicação, tenha criado uma outra empresa com parceiros no Dubai, da Digital Connection.

Na rubrica Como é que não me lembrei disto?, o projeto ADLam de digitalização do alfabeto do idioma pulaar, desenvolvido pela McCann/Nova Iorque, é o trabalho que Levi Olivares, diretor digital da McCann Lisboa, gostaria de ter feito.

O Especial Marketing Digital aborda os temas relacionados com a revolução tecnológica e a necessidade de profissionalização no marketing digital, bem como algumas das transformações que este setor enfrenta, como o avanço da inteligência artificial, a procura crescente por personalização e a adaptação a novas plataformas e formatos.

Na Opinião, Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marcas, é o novo colunista do M&P. Escreve sobre criação e construção de marcas e os desafios relacionados com propriedade intelectual e dados pessoais, entre outros.

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M&P 954: Entrevista com Vhils + Especial Apostas Online

Uma conversa com Vhils, a propósito da colaboração artística com a Mini, a falta de dados de sustentabilidade na publicidade digital e um dossiê especial sobre apostas online são alguns dos destaques na mais recente edição do M&P

Na edição 954 do Meios & Publicidade destaca-se uma entrevista com Vhils, a propósito da mais recente colaboração do artista, também conhecido como Alexandre Farto, com a Mini, marca automóvel da qual é embaixador. Em conversa com o jornalista Luis Batista Gonçalves, Vhils fala sobre o que mais o desafia e entusiasma nas parcerias colaborativas com marcas, e sobre a Solid Dogma, agência criativa que cofundou.

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, Tiago Carvalho, diretor-geral da divisão de produtos profissionais da L’Oréal na região Sapmena, partilha a experiência de trabalhar a partir de Singapura.

A ascensão e a inovação no mercado das apostas online são o ponto de partida do dossiê especial desta edição, em que os responsáveis de alguns operadores do setor, como Betclic, Solverde.pt e Betano Portugal, partilham os desafios e as oportunidades desta indústria. Publicidade programática, análise de dados e influenciadores digitais são alguns dos principais investimentos de marketing das empresas de apostas online, num mercado em que a personalização é determinante.

João Ferreira, partner da Deloitte, escreve, por seu lado, um artigo de opinião sobre o papel da hiperautomação na personalização em larga escala, em que salienta a importância do tratamento de quantidades de dados cada vez maiores.

A questão dos dados, aliás, é transversal a outras áreas do marketing, em que a sua ausência impede as agências criativas de terem campanhas digitais mais sustentáveis, escreve o jornalista Daniel Monteiro Rahman, com base num estudo da IAB Europe, entidade europeia para o setor do marketing e da publicidade digital.

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M&P 953: Especial inteligência artificial

O tema em destaque na edição 953 do Meios & Publicidade é o marketing de influência, com uma entrevista exclusiva a Paul Scannell, líder regional da The Goat Agency, nova […]

O tema em destaque na edição 953 do Meios & Publicidade é o marketing de influência, com uma entrevista exclusiva a Paul Scannell, líder regional da The Goat Agency, nova agência da GroupM que acaba de ser lançada em Portugal. A importância dos dados primários e da autorregulação do marketing de influência, bem como os desafios e as oportunidades dos influenciadores na criação de conteúdos para marcas, são alguns dos temas abordados.

A ascensão da inteligência artificial, nas estratégias de marketing e nas campanhas publicitárias, dá o mote ao dossiê especial desta edição, na qual vários especialistas nacionais analisam as vantagens da inteligência artificial, sem deixar de parte a criatividade e as emoções humanas.

Dentro desta temática, destaca-se o artigo de opinião de Ricardo Henriques da Silva, sócio-fundador da White Way, que escreve sobre o potencial da inteligência artificial enquanto complemento da capacidade criativa, salientando a sua capacidade na análise de dados e identificação de padrões e tendências, que permitem uma melhor tomada de decisões.

Nesta edição, Paula Cosme Pinto estreia-se como cronista, com a coluna ‘Costela de Adão? Não’, dedicada à comunicação e publicidade de temas relacionados com igualdade de género. Na crónica de estreia, a especialista em comunicação, ativista pela igualdade de género e autora do podcast premiado ‘Um Género de Conversa’, reflete sobre a mais recente campanha publicitária da Wells que muda a narrativa em relação às imposições sociais colocadas às mulheres.

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M&P 952: Especial Dia da Mulher e branded content + Book Prémios Comunicação M&P’23

Especial Dia da Mulher e Branded Content  + Book Prémios Comunicação M&P’23 O tema em destaque nesta edição é o Dia Internacional da Mulher e os desafios profissionais enfrentados por […]

Especial Dia da Mulher e Branded Content  + Book Prémios Comunicação M&P’23

O tema em destaque nesta edição é o Dia Internacional da Mulher e os desafios profissionais enfrentados por mulheres portuguesas (criativas, gestoras e editoras), no mercado da publicidade, marketing e comunicação. Entre as entrevistadas, o balanço geral é que ainda há muito para fazer para alcançar o equilíbrio, sobretudo nas áreas criativas, mas as novas gerações de profissionais já estão mais sensíveis às questões da paridade de género.

Dentro desta temática, destaca-se o artigo de opinião ‘Hoje não quero flores’, de Isabel Rodrigues, administradora da Medialivre, que escreve sobre a importância de refletir sobre os números que traduzem as barreiras e os preconceitos em relação às mulheres, e as medidas necessárias no combate às injustiças de género.

O branded content é o tema do dossiê desta edição, que analisa a força e o poder incontornáveis dos conteúdos e narrativas que juntam marcas e meios de comunicação, na construção da notoriedade e da relação das marcas com os consumidores.

Em outro artigo na área do branded content, é abordada a forma como, a nível internacional, a compra ou criação de empresas de produção audiovisual são a mais recente aposta dos grandes grupos de luxo. Trata-se de uma estratégia de comunicação através da criação de conteúdos próprios com as marcas dos grupos de luxo, em parceria com a indústria norte-americana do entretenimento, da televisão e do cinema, como é o caso da recém-estreada série ‘The New Look’, na Apple TV.

Ainda lá fora, um grupo de 32 grupos de media europeus apresentou uma ação judicial contra a Alphabet, sociedade que detém a Google, no valor de 2,3 mil milhões de dólares (cerca de €2,1 mil milhões), alegando que tiveram perdas deste valor, devido às práticas da empresa tecnológica na publicidade digital.

 

Book Prémios Comunicação M&P’23

Neste número, pode ler também o book especial dedicado aos protagonistas e aos projetos vencedores dos Prémios Comunicação M&P’23.

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