As sugestões de Natal de… João Gomes de Almeida, fundador da GDA&A
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]

Luis Batista Gonçalves
Podcasts da Renascença aumentam audiências em fevereiro
DCE cria e produz reunião de quadros do Millennium bcp
Bad Bunny é o rosto da campanha de primavera da Calvin Klein
Skinny recorre à IA e transforma cliente em embaixadora digital
“Um produto relevante deve oferecer uma experiência ao utilizador que o distinga”
SOS Voz Amiga ajuda em várias línguas com campanha da Uzina
Guinness celebra St. Patrick’s Day com campanha e ativações
Kevin Huh é o novo presidente e CEO da LG Portugal
Unilever investe 50% do orçamento publicitário em marketing de influência
Summa faz ‘rebranding’ da RAR Açúcar
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de João Gomes de Almeida, fundador da Gomes de Almeida & Associados (GDA&A).
3 campanhas natalícias
As da cadeia de lojas britânica John Lewis são as que mais elogia. “Há marcas que são especiais na sua relação com a época natalícia. Para mim, esta é a que tem e sempre teve os anúncios mais icónicos”, confidencia. “Monty the penguin”, de 2014, é um dos de que mais gosta.
“Mas o meu favorito é o de 2018, com o Elton John”, revela, contudo. “Do storytelling ao audiocraft, passando pelo insight criativo, até à assinatura final, é, a vários níveis, soberbo”, considera. “Some gifts are more than just a gift”, a mensagem subjacente a “The boy and the piano”, também lhe agrada muito.
“The perfect tree”, a proposta de 2023, é a terceira sugestão de João Gomes de Almeida. “O filme deste ano, não sendo dos melhores, também é digno de boa nota”, afirma, no entanto, o dirigente da consultora de comunicação.
3 podcasts
Fã do Podcast Plus do Observador, não se cansa de elogiar o projeto. “Gostei de todos, principalmente do Piratinha do Ar e do podcast sobre o Pedro Caldeira”, confessa. “Na economia, sugiro o Mistério das Finanças do António Costa e do Pedro Santos Guerreiro e para quem, como eu, é um political junkie, uma expressão do Vítor Matos, recomendo o Comissão Política do Expresso. Não passo sem ele”, assume.
“Sei que eram só três mas permitam-me voltar ao Observador e destacar o E o Resto é História do João Miguel Tavares e do Rui Ramos e O Poema Ensina A Cair da Raquel Marinho, que devia passar aos domingos no prime time da RTP. Isso, sim, seria verdadeiro serviço público”, considera.
3 livros
“O nome que a cidade esqueceu” de João Tordo (Companhia das Letras). “É um dos autores portugueses de que mais gosto e, por isso, não podia deixar de estar já a ler o seu mais recente romance, que marca também o seu regresso a Nova Iorque”, desvenda.
“As três mortes de Lucas Andrade” de Henrique Raposo (Quetzal Editores). “Ainda não o li, mas estou com muita curiosidade para ler o primeiro romance daquele que é um dos melhores cronistas nacionais”, confidencia.
“Dobra” de Adília Lopes (Assírio & Alvim), um livro que reúne todas as obras da poetisa num só volume. “Como o Natal é uma época onde temos mais tempo, sugiro a poesia desta autora. Leiam tudo o que poderem dela, tudo o que escreve é mágico”, enaltece.
1 presente que gostaria de receber este Natal
Sonha com um Natal branco, como o da canção. “Com a idade e com os filhos, isto parece conversa de velho, o que mais aprecio no Natal, que é a época de que mais gosto do ano, é de estar com a minha família. Beber bons vinhos trazidos pelo meu pai, comer as rabanadas de ovos-moles e o cabrito feito pela minha mãe, comer o bacalhau feito pela minha sogra e ver os miúdos à mesa a destruírem as incríveis decorações de Natal da minha mulher”, começa por desabafar.
“Mas, se tivesse de escolher mesmo um presente, seria neve. Queria muito estar na Consoada e ver nevar lá fora”, assume o presidente do conselho de administração da consultora de comunicação lisboeta.