P&G partilha fórmula para obter ‘insights’ relevantes
“Quando ambos os lados do cérebro trabalham em conjunto para combinar lógica e sentimento, expressando o desempenho superior e o valor de um produto de uma forma memorável e significativa, é que temos um bom ‘insight'”, sustenta Marc Pritchard, diretor de marca da Procter & Gamble
Daniel Monteiro Rahman
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A Procter & Gamble (P&G) está a utilizar um processo de três etapas para gerar ‘insights’ que possam resolver os problemas das pessoas e, por sua vez, impulsionar o crescimento das marcas, de acordo com Marc Pritchard, diretor de marca da P&G, noticia a WARC Media.
“Não há substituto para o envolvimento entre humanos no que respeita a obter uma verdadeira compreensão dos desejos e necessidades dos consumidores e a desbloquear o papel que as marcas podem desempenhar nas suas vidas”, afirmou Marc Pritchard, antes de revelar a fórmula de três passos para um bom ‘insight’ da P&G na conferência Masters of Marketing 2024 da Association of National Advertisers.
O primeiro passo é “encontrar momentos quotidianos que importam”. “Os marketers precisam de passar tempo com os consumidores, seja em lojas, casas, escritórios ou em qualquer outro lugar onde alguém se envolva com o seu produto”, refere o diretor de marca da P&G, citado na WARC Media.
O segundo passo é “descobrir como é que a marca pode ser importante nesses momentos”. “O objetivo aqui é encontrar um problema que precise de ser resolvido. Uma marca deve ser capaz de fornecer uma solução tangível e visivelmente superior”, afirma o responsável.
O último passo, por sua vez, é “encontrar uma ideia de marca que faça com que esses momentos sejam mais importantes”. “Os marketers têm de ligar uma ideia que resolva os problemas encontrados a resultados emocionais que façam os consumidores sentirem-se bem”, conclui Marc Pritchard.
“É quando ambos os lados do cérebro trabalham em conjunto para combinar lógica e sentimento, expressando o desempenho superior e o valor de um produto de uma forma memorável e significativa, que temos um bom ‘insight'”, revela o diretor de marca da P&G, acrescentando que “o slogan de longa data da Gillette, ‘O melhor que um homem pode ter’, é apenas um exemplo dessa ideia em ação”.
Os clientes da P&G, admite Marc Pritchard, na sua maioria “não pensam muito nos produtos, exceto talvez nos poucos minutos do dia em que os usam”. “Isto não é um problema”, acrescenta, desde que o produto ofereça uma experiência superior quando é utilizado e “o consumidor fique satisfeito com os benefícios que obtém”.
“Os momentos do dia a dia estão cheios de potencial de inspiração. Como o facto de 50% dos pais terem sido acordados a meio da noite por uma fralda a pingar de um bebé ou de 20% das cargas de loiça terem pelo menos um prato para lavar novamente”, explica o diretor de marca da P&G.
Marc Pritchard sugere ainda que a melhor forma de identificar quando um ‘insight’ está diretamente associado a uma ideia de marketing poderosa é quando se sentem “arrepios”, acrescentando que “a IA não tem formigueiros” e que “uma ideia é um esforço exclusivamente humano que vem se conecta com o coração e alma de uma pessoa”.