Tecnológicas chinesas apostam em publicidade a produtos de IA
A ByteDance (TikTok) e a Moonshot (Alibaba e Tencent) são destacadas no relatório da AppGrowing como as duas maiores investidoras em publicidade a produtos de IA no terceiro trimestre do ano, gastando cerca de €25,9 milhões e €19,4 milhões, respetivamente
Daniel Monteiro Rahman
Prémios Marketing M&P estão de volta. Conheça o júri e inscreva-se
DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
Empresas chinesas de inteligência artificial (IA), desde ‘startups’ como a Moonshot AI e a Zhipu AI até gigantes tecnológicos como a ByteDance e a Alibaba, gastaram cerca de 500 milhões de yuans (€64,4 milhões) no terceiro trimestre de 2024, na promoção de ‘chatbots’ e outras aplicações de IA, de acordo com a empresa de análise de marketing AppGrowing.
Tendo em conta que estas empresas não divulgam as despesas com publicidade, a AppGrowing faz uma estimativa de gastos com base nos dados públicos de resultados financeiros e métricas de marketing de terceiros, como utilizadores ativos diários, taxas, cargas de anúncios e custo efetivo por milha. Combinando esses dados, a empresa estima as receitas das plataformas de publicidade e os planos de meios dos anunciantes, em um determinado período de tempo, calculando os gastos com publicidade.
Os números divulgados têm alimentado o debate na China sobre a questão de saber se as empresas locais de IA estão a gastar demasiado e depressa, num esforço para rentabilizar os seus produtos. Há o receio de que o facto de se dar demasiada prioridade aos produtos comercializáveis em detrimento da investigação fundamental possa, a longo prazo, alargar o atraso tecnológico em relação aos Estados Unidos.
As empresas chinesas de IA estão, no entanto, a realizar grandes investimentos para se tentarem destacar num mercado saturado com centenas de ‘chatbots’ e outros serviços de IA generativa. A ByteDance, empresa-mãe doTikTok, e a Moonshot AI, ‘startup’ apoiada pela Alibaba e pela Tencent Holdings, cujos ‘chatbots’ estão entre os mais populares na China, são destacadas no relatório como as duas maiores investidoras em publicidade, gastando 200 milhões de yuans (€25,9 milhões) e 150 milhões de yuans (€19,4 milhões), respetivamente, em produtos de IA no terceiro trimestre do ano.
“Na China, basicamente todos os produtos [de IA] são promovidos através de campanhas de marketing digital, o que constitui uma divergência muito significativa em relação aos seus homólogos norte-americanos”, afirma Yan Junjie, fundador e diretor executivo da MiniMax, empresa de IA sediada em Xangai, acrescentando que “as empresas americanas de IA confiam nas capacidades tecnológicas dos seus produtos para fazer a maior parte da promoção, em vez de gastarem os seus recursos em campanhas publicitárias”.