Quando a genialidade reside na simplicidade da ideia
‘Heartstrings’, da TBWA\Media Arts Lab de Los Angeles, é a campanha que Luan Castilhos mais gostaria de ter feito. ‘Guarde Os Fatos, Mude Os Factos’, para a 5àsec, é a que mais concretiza o diretor criativo da Euro M, revela na rubrica do M&P Como É Que Não Me Lembrei Disto?

Daniel Monteiro Rahman
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Luan Castilhos, diretor criativo da Euro M, considera que os criativos têm o dever de sensibilizar a sociedade. É por isso que elege a campanha ‘Heartstrings’ para a Apple como a que gostaria de ter feito. A simplicidade da ideia é o que mais o impressiona, revela ao M&P.
‘Guarde Os Fatos, Mude Os Factos’, para a 5àsec, é o projeto que mais se orgulha de ter criado e liderado. Com o objetivo de sensibilizar para os problemas ambientais, a campanha expande-se pelas redes sociais e transforma-se num movimento sustentável de limpeza da costa portuguesa.
Quando está perante um bloqueio criativo, Luan Castilhos tenta mudar o foco. Pensa em outro projeto, ou desenha no canto do caderno para arejar as ideias e acalmar o brainstorming. “Perceber o que não funciona é meio caminho andado na procura pela melhor ideia”, conclui.
Qual é a campanha que gostaria de ter feito?
A campanha que eu mais gostaria de ter feito é a ‘Heartstrings’ da TBWA\Media Arts Lab de Los Angeles para a Apple, lançada no Natal de 2024, e que promove os novos AirPods Pro 2, com uma funcionalidade que amplifica os sons para pessoas com perda auditiva.
Quais são as razões dessa escolha?
Esta campanha não demonstra apenas uma solução criativa impressionante para os AirPods da Apple, mas também revela o propósito da criatividade e do design. Acredito que o nosso objetivo, enquanto criativos, é melhorar as conexões humanas, mobilizar a sociedade para questões esquecidas ou, simplesmente, entreter e fazer alguém rir ou chorar. Neste caso, tive de conter uma lágrima.
O que é que lhe chamou mais a atenção, o texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha?
O que mais me chama a atenção nesta campanha é a forma subtil e, simultaneamente, agressiva como a história é contada. O contraste entre os momentos de carinho das noites de Natal e a preocupação silenciosa de quem sofre, imerso num turbilhão de incertezas, quase sem conseguir ouvir.
O modo como o tratamento sonoro transmite de maneira simples e direta os benefícios do produto confere à campanha um impacto emocional mais forte, transmitindo a mensagem de forma clara e impactante.
Esta campanha inspirou-o a nível criativo?
A genialidade desta campanha reside na simplicidade da ideia e na forma como transmite a mensagem pretendida. É uma excelente fonte de inspiração para criativos que procuram casos de sucesso e projetos relevantes para acrescentarem ao seu portefólio.
Qual a campanha que mais o concretizou profissionalmente?
‘Guarde Os Fatos, Mude Os Factos’, criada pela Euro M para a 5àsec Portugal, é um dos projetos de que mais me orgulho de ter criado e liderado. Ao aceitar o desafio de dar voz ao programa Plástico Zero da 5àsec, que promove a substituição de porta-fatos de plástico por modelos reutilizáveis, deparámo-nos com dados alarmantes.
De acordo com um estudo da World Wildlife Fund (WWF), 72% do lixo nas praias portuguesas é plástico e, segundo indica a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2023, o plástico é responsável pela morte de um milhão de aves marinhas por ano. Estes dados não podiam ser ignorados e deram origem a uma campanha que, para além de alertar, convida à mudança. Como diz o ditado: contra factos, não há argumentos.
Como é que chegou a esta ideia e depois avançou para a execução?
Com o objetivo de sensibilizar para os problemas ambientais, começámos a procurar uma forma impactante de comunicar estes dados, ligando-os diretamente à solução da 5àsec e aos porta-fatos reutilizáveis.
Ao brincar com o trocadilho entre as palavras ‘factos’ e ‘fatos’, surgiu a ideia: e se reescrevêssemos a história da sustentabilidade, colocando os porta-fatos reais como protagonistas? A estética dramática e a linguagem visual forte intensificam a mensagem, sublinhando a gravidade da situação e a urgência de agir.
Assim, nasce uma campanha que se transformou num movimento de limpeza da costa portuguesa. O que começou no ponto de venda, expandiu-se pelas redes sociais e culminou num site imersivo, onde os utilizadores podiam explorar e experienciar as dificuldades da vida marinha, mergulhando nas profundezas de um oceano repleto de plástico e resíduos humanos.
Simultaneamente, os influenciadores partilhavam a sua contribuição para a limpeza das praias e incentivavam outros a juntarem-se ao movimento.
O que é que faz quando não tem ideias?
Quando me sinto bloqueado criativamente, tento mudar o foco. Penso em outro projeto, faço uma atividade diferente, desenho algo no canto do caderno ou vejo algumas referências aleatórias para arejar as ideias e acalmar o brainstorming interno.
Outra técnica mais pragmática que também utilizo é procurar associações verbais ou visuais, por semelhança ou oposição, ao conceito em que estou a trabalhar. Perceber o que não funciona é meio caminho andado na procura pela melhor ideia.
Ficha técnicaCampanha ‘Heartstrings’ |
Ficha técnicaCampanha ‘Guarde Os Fatos, Mude Os Factos’ |