O Lado B da edição 980 do M&P
O Lado B, última página do jornal, é dedicado à campanha da nova linha de comunicação da Nos, à escolha de Lourenço Thomaz como jurado em Cannes e ao aproveitamento do apagão geral para comunicar produtos e serviços

Meios & Publicidade
Fatal, Banal, Genial
Nos conta as histórias que se passam dentro do telemóvel
Filomena Cautela, João Manzarra, Júlio Isidro, Mafalda Creative, Carlos Coutinho Vilhena e Salvador Martinha são algumas das personalidades que materializam a nova linha de comunicação da Nos, na campanha ‘Liga Tudo A Que Ligas’, que mostra o que se passa dentro de uma rede, seja de telemóvel, televisão ou computador, quando as pessoas estão a falar ao telefone, a ouvir música, a ver notícias ou nas redes sociais.
O spot de 45 segundos, estreado a 1 de maio, conta com a criatividade da O Escritório, produção de Estela Rocha e da Krypton Films, realização de Augusto Fraga e estratégia de meios da Arena Media. A campanha multimeios inclui também digital, com vídeos específicos para YouTube, que brincam com os anúncios exibidos no YouTube antes do conteúdo desejado.
“Com esta linha de comunicação acabamos com a assinatura ‘Faz O Que Nunca Se Fez’, mas no Natal podemos ter outra. Não estamos agarrados a uma assinatura”, avança ao M&P António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos, explicando que se trata de uma mudança de ecossistema. em que o propósito é dar mais vida à vida, expandindo todas as ligações possíveis e imaginárias, para ligar todas as pessoas entre si e às suas paixões.
10
É o número de fotojornalistas que a Medialivre confirma estar a despedir, numa decisão que deixa o Sindicato dos Jornalistas (SJ) surpreendido, por o grupo ter Cristiano Ronaldo como acionista e ser dos poucos que apresenta resultados financeiros positivos. A redução de postos de trabalho é justificada com os “recursos em excesso” na área, segundo a Medialivre, que salienta que, nos últimos meses, a empresa recrutou mais de cem novos colaboradores.
Em comunicado, o SJ considera inqualificável o anúncio dos despedimentos ter sido feito na véspera do Dia do Trabalhador e vai “contestar por todas as vias” este procedimento, que é “mais uma estocada profunda na fotografia, uma linguagem jornalística que está a ser levada à morte”. A Medialivre, dona do Correio da Manhã e do Record, revela que tem 730 trabalhadores.
O Melhor🔥
A escolha de Lourenço Thomaz para jurado do Cannes Lions 2025, indicado por Espanha e enquanto diretor criativo da Dentsu Creative Iberia e da Dentsu EMEA, na categoria Direct. Junta-se a Hugo Veiga, cofundador e diretor criativo executivo global da AKQA, que é jurado dos Titanium Lions. Até à data são os únicos portugueses no júri de Cannes.
O Pior💀
O aproveitamento do apagão geral para comunicar produtos e serviços, como a APED a garantir que mais de 80% das lojas estiveram abertas e que as empresas associadas responderam às necessidades imediatas das famílias (a sério?) ou a Antral a destacar o papel dos táxis como meio de transporte. Uma comunicação próxima do consumidor não é isto.
A seguir
5.ª edição do ‘O Teu Futuro é Digital’ na Lisbon Digital School
A formação, gratuita e dedicada a estudantes universitários, decorre em quatro sábados de maio. Cada sessão termina com uma dinâmica interativa, quizzes e momentos de ‘networking’. A participação é gratuita, com inscrição prévia.
10 de maio – As marcas: estratégia e ‘branding’
Com Glauco Madeira (Lisbon Digital School), Filipa Garcia (Pingo Doce), André Rabanea (Torke CC) e Alexandre Couto (Bar Ogilvy)
17 de maio – As pessoas: social media e influencer marketing
Com Ângelo Marques (East Atlantic Engineering), Paulo Rossas (Lisbon Digital School), João Santos (WYgroup) e Pedro Caramez (LinkedIn Specialist)
24 de maio – Os dados e o futuro: AI, data e performance
Com Pedro Gomes Mota (Grupo Brisa), Diogo Abrantes (Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics para organizações de impacto e sustentabilidade), Eduardo Marques Lopes (Clan), Francisco Pinto e Tiago Janela (WYnova e Bliss Applications)
31 de maio – Trabalhar em marketing digital
Com Nuno Salema (Psicólogo Clínico e Coach), Bruno Oliveira (Sumol+Compal), Fábio Custódio (Alumni LDS) e momentos de partilha sobre o impacto da formação na vida profissional