Instagram ou TikTok? Como decidir onde comunicar?
Escolher a plataforma apenas pelo conforto pessoal é como fazer o menu de um restaurante só baseado nos nossos gostos, ignorando o que os clientes preferem
Segue-se o dilema moderno das marcas: Instagram ou TikTok? É quase como escolher entre um café artesanal servido numa chávena e pires delicados, para beber com tempo, ou um ‘shot’ rápido num copo descartável, direto ao assunto. Ambos servem para nos dar um ‘boost’, mas o propósito é totalmente diferente, o que faz com que esta escolha não seja tão simples como parece.
Sejamos honestos: a maioria dos diretores de marketing passa mais tempo no Instagram do que no TikTok. É natural, já que o Instagram é como aquela sala de estar arrumada e bem decorada onde tudo parece estar no lugar certo. Já o TikTok é como estar numa rua cheia de movimento, meio caótica. E atenção que esta diferença pode criar uma distorção perigosa. Escolher a plataforma apenas pelo conforto pessoal é como fazer o menu de um restaurante só baseado nos nossos gostos, ignorando o que os clientes preferem.
A melhor maneira de descobrir qual é a plataforma que serve melhor a minha marca é, em primeiro lugar, começar com um projeto de conteúdos bem definido. Ter uma linha editorial clara é o ponto de partida. Como, por exemplo, pense no tema “educação financeira para jovens de uma forma divertida e leve”. De seguida, é estudar em que plataforma, neste caso Instagram ou TikTok, existem mais criadores de conteúdos a falar sobre este tema.
Depois, é preciso mapear os criadores e as tendências na plataforma escolhida, ver como comunicam e quais os formatos que funcionam melhor para atingir o público-alvo. Testar o engajamento de forma orgânica, com conteúdos piloto, também é muito importante para sentir a recetividade e ver se a plataforma identificada amplifica a mensagem que se quer passar.
É preciso considerar ainda o comportamento do público na plataforma escolhida. No Instagram, o público tende a salvar conteúdos para referência, enquanto no TikTok é mais comum partilharem, rapidamente, os vídeos que acham interessantes. Outro ponto importante é avaliar a capacidade de produção da marca. Enquanto o TikTok exige mais agilidade e frequência, o Instagram permite uma abordagem mais planeada. Garantir que a equipa, ou os parceiros de criação de conteúdos, estão preparados para atender às necessidades da plataforma é o caminho para que tudo se alinhe.
Por fim, defina os KPI antes de começar e esteja preparado para fazer ajustes contínuos. O comportamento da audiência tende a mudar e surgem novas ferramentas. A escolha da plataforma ideal para comunicar não é definitiva e é um processo de aprendizagem constante. Com os dados em mãos para medir os resultados, avalie o desempenho.
No Instagram, foque-se no alcance, nas impressões e no engajamento (gostos, comentários e partilhas) porque se consegue facilmente perceber que o aumento de seguidores e a quantidade de interações são indicadores de que a estratégia está no caminho certo. Já no TikTok, fique de olho nas visualizações, na taxa de conclusão e nas partilhas – especialmente se o público está a recriar o conteúdo partilhado ou a participar nas tendências.
Agora para baralhar: e se a resposta for que o melhor é comunicar em ambas as plataformas? Sim, existem casos em que as duas podem ser essenciais. O Instagram ajuda a construir uma presença sólida e aspiracional, enquanto o TikTok alcança novos públicos e testa os limites da criatividade. Mas cuidado e atenção: replicar o mesmo conteúdo em ambas as plataformas raramente funciona. Cada uma tem a sua própria linguagem, e ignorá-la é um erro. Por fim, é preciso lembrar que o seu público pode muito bem estar também no YouTube Shorts, que está a crescer como nunca. Mas isso já é tema para um próximo artigo.