O impacto no marketing e na publicidade da suspensão temporária do TikTok
Muitos influenciadores já estão a pensar diversificar a presença digital, reforçando o alcance noutras redes para mitigar o risco de perderem relevância e receitas

A suspensão temporária do TikTok nos Estados Unidos, mesmo que tenha durado apenas algumas horas, acendeu alarmes no setor do marketing e da publicidade. Este episódio reforça a volatilidade do mercado digital e levanta reflexões importantes para marcas, agências e influenciadores digitais.
No curto prazo, o impacto já se faz sentir. Marcas que dependem fortemente do TikTok nas suas estratégias, começam a reavaliar os planos, considerando o redirecionamento de campanhas para plataformas alternativas, como o Instagram e o YouTube.
Por sua vez, muitos influenciadores já estão a pensar diversificar a presença digital, reforçando o alcance noutras redes para mitigar o risco de perderem relevância e receitas.
Curioso é perceber que o tema em si se tornou matéria-prima para conteúdos orgânicos, já que influenciadores têm abordado questões como a liberdade de expressão, a dependência das plataformas e estratégias de adaptação, cativando as suas audiências com estas discussões. Este movimento abriu oportunidades para que as marcas se posicionem, associando-se a causas como a transparência e a segurança digital.
Para as agências e os profissionais de marketing, o momento é de adaptação e planeamento e é aqui que podemos encontrar grandes oportunidades. Desenvolver estratégias para mitigar riscos, educar influenciadores sobre a importância da diversificação e explorar novas plataformas são ações essenciais num cenário onde a mudança é uma constante.
As agências de comunicação e estratégia devem ser consultadas para atuarem como consultoras para os seus clientes, ajudando a reavaliar estratégias para diminuir riscos. Por outro lado, as agências de talentos que representam os criadores de conteúdo terão um desafio enorme pela frente, já que assumirão um papel cada vez mais importante na vida e negócio dos influenciadores que representam.
O apoio e investimento na formação dos agenciados, sobre a diversificação de canais e modelos de utilização, assim como incentivá-los nesta experimentação com novos formatos e plataformas, poderão ser cruciais numa possível viragem de paradigma. Todos terão de estar alerta.
A crise do TikTok, embora tensa, pode ser uma oportunidade para inovar e diversificar o mercado da publicidade e do marketing. Será uma ótima fase de reflexão e de conclusão quanto à necessidade de criar canais diretos com o público, como sites independentes, ‘newsletters’ e outras comunidades fechadas, que ajudem a reduzir a dependência de plataformas externas.
A crescente relevância do marketing de influência ao longo dos anos levou à regulação do mercado digital. Isto, originado pelo atual panorama dos Estados Unidos, acentua esta necessidade e irá estimular debates regulatórios nos países. Especialmente sobre o controlo de dados e a influência de redes sociais estrangeiras. As marcas precisarão de acompanhar as mudanças para manter a conformidade legal e estratégica, assumindo as agências um papel que se revela cada vez mais determinante nesse processo de consultoria.
A crise pode levar o TikTok a implementar medidas para se posicionar como uma plataforma mais confiável, transparente e em conformidade com normas globais, o que pode impactar a forma como as marcas trabalham com a plataforma. Num ambiente digital tão dinâmico, o verdadeiro desafio não é apenas reagir às mudanças, mas conseguir transformá-las em oportunidades de inovação e crescimento.