O poder da comunicação na divulgação de produtos inovadores
Se as empresas não conseguirem transmitir a verdadeira essência do que vendem, por muito importante que a inovação seja, esta não terá o devido reconhecimento
Atualmente, os mercados estão cada vez mais saturados, o que representa também uma maior competitividade. Nesse sentido, a inovação é o elemento perfeito para ajudar qualquer empresa a destacar-se. No entanto, para uma marca ter, realmente, sucesso precisa não só de inovar, como saber comunicar o novo produto/serviço de forma eficaz. Se as empresas não conseguirem transmitir a verdadeira essência do que vendem, por muito importante que a inovação seja, esta não terá o devido reconhecimento.
Ser claro e transparente no momento de comunicar a inovação dos produtos/serviços é uma mais-valia para as empresas. Se as marcas optarem por colocar termos muito técnicos ou explicações complicadas, é provável que o consumidor não entenda a finalidade do que é vendido.
Nesse contexto, a explicação de como o produto/serviço pode melhorar a vida do consumidor ou resolver um problema específico, é fundamental. A par disso, se as empresas forem transparentes sobre os processos de desenvolvimento do produto e os seus verdadeiros benefícios, conseguem manter-se credíveis e criar uma relação de confiança com o público.
Hoje, as marcas já têm à sua disposição diversas ferramentas que as ajudam a aproximar do público-alvo e a transmitir informação e conhecimento com maior facilidade. Ao criarem conteúdos, seja através de blogues, vídeos, ‘webinars’, entre outros, que expliquem quais as inovações presentes nos produtos/serviços, revelam aos consumidores a importância de adquirir o produto/serviço, sabendo de que forma podem tirar o seu melhor proveito.
Adicionalmente, proporcionar ao cliente uma boa experiência também pode ser uma forma de comunicação. Desde o primeiro contacto até ao pós-venda, a experiência deve ser sempre positiva, reforçando a mensagem de que a empresa está comprometida em oferecer produtos/serviços inovadores que, definitivamente, marcam a diferença.
Oferecer uma página web intuitiva, prestar um atendimento ao cliente eficiente, possuir embalagens criativas e instruções de uso claras, podem ser formas de proporcionar uma boa experiência aos consumidores. Utilizar ferramentas de marketing direto e personalizado pode ser também uma boa estratégia para comunicar eficazmente a inovação.
Ao personalizar a comunicação com base nos interesses e comportamentos dos consumidores, as empresas demonstram que estão atentas às necessidades do público, sobretudo numa época em que a mudança é uma constante, à medida que o mundo evolui.
Segundo um estudo apresentado pelo Produto do Ano, existem pelo menos três tendências em crescimento, no que diz respeito às preferências do consumidor: sustentabilidade, saúde e bem-estar, e a utilização de tecnologia. Em relação à sustentabilidade, 82% dos consumidores prefere produtos de marcas que adotam práticas sustentáveis, logo será extremamente importante que as marcas evidenciem as características ecológicas e sustentáveis dos seus produtos e de que forma contribuem para a preservação do meio ambiente.
Relativamente à saúde e ao bem-estar, pudemos observar que 94% dos consumidores consideram importante que os produtos que consomem promovam a saúde e o bem-estar e, nesse sentido, é essencial apresentar quais as melhorias que os novos produtos trazem para o consumidor, quer seja através de ingredientes naturais, processos de fabrico mais saudáveis ou benefícios específicos para o bem-estar.
Por último, como sabemos, a tecnologia já faz parte do dia a dia e, com o aparecimento da inteligência artificial, é possível tornar a experiência do consumidor ainda mais enriquecedora, aproveitando também que 67% dos consumidores já se sentem confortáveis em utilizar assistentes virtuais ou ‘chatbots’.
Podemos concluir que comunicar a inovação pode ser desafiante, mas se for comunicada de forma transparente e com foco nas necessidades do cliente pode levar ao sucesso nas vendas do produto/serviços. Prestar atenção às necessidades do cliente e ter conhecimento das tendências de consumo é fundamental para captar o interesse dos consumidores, posicionando-se, assim, num mercado tão competitivo.