Opinião

O que andámos a fazer

Nesta nova etapa, mantivemos o ADN que caracteriza o jornal desde há 27 anos: informação rigorosa e pertinente, que espelhe o ecossistema da indústria da comunicação e da criatividade, em Portugal e no mundo

Opinião

O que andámos a fazer

Nesta nova etapa, mantivemos o ADN que caracteriza o jornal desde há 27 anos: informação rigorosa e pertinente, que espelhe o ecossistema da indústria da comunicação e da criatividade, em Portugal e no mundo

Sobre o autor
Meios & Publicidade

Em março faz um ano que o Meios & Publicidade inicia um novo ciclo com uma nova direção, assumida por Catarina Nunes, com força renovada e o olhar no presente e no futuro, reafirmando o compromisso declarado no lançamento, em 1998, de ser um jornal independente ao serviço da comunidade de profissionais da comunicação, media, publicidade, marketing e marcas.

Nesta nova etapa, mantivemos o ADN que caracteriza o jornal desde há 27 anos: informação rigorosa e pertinente, que espelhe o ecossistema da indústria da comunicação e da criatividade em Portugal e no mundo, com notícias e tendências que inspirem ideias e negócios, e contribuam para as estratégias e decisões dos profissionais do setor. E que revelem o que a concorrência anda a fazer.

Ao longo do último ano, introduzimos novas rubricas fixas, que refletem a evolução da indústria. Por um lado, a hegemonia do marketing de influência, com o ranking mensal da Snack Content Portugal, relativo ao desempenho nacional de marcas e criadores de conteúdos digitais, e o espaço fixo com notícias sobre influenciadores e embaixadores de marcas.

Por outro lado, a diversidade e qualidade das marcas portuguesas leva à criação de um espaço próprio, com a rubrica O Que É Nacional, dedicada às histórias e estratégias de marketing por trás de cada marca e respetivos fundadores e líderes.

Como o presente e o futuro têm um passado, mantivemos as secções dedicadas à criatividade (Como É Que Não Me Lembrei Disto?) e aos profissionais expatriados (De Portugal Para O Mundo), mas ambas com um espaço alargado e com especial atenção aos profissionais das novas gerações.

Aliás, a cobertura de notícias e temas potencialmente mais relevantes para estudantes das áreas da comunicação ou jovens em início de carreira têm recebido atenção redobrada.

Há duas edições, recuperámos os primórdios do jornal e reintroduzimos a última página, com um novo conceito. O Lado B fecha o jornal tendo como tema central a coluna Fatal, Banal, Genial, que apresenta uma campanha ou um novo conceito de produto ou serviço, para fomentar um olhar crítico construtivo em relação ao trabalho desenvolvido por agências e marcas.

Ainda na última página, assinalamos a melhor e pior notícia da quinzena, em qualquer área da comunicação, sugerimos assuntos a seguir, apontamos um número a ter em conta, por boas ou más razões, ou destacamos a ‘história’ mais fora da caixa.

As mudanças são extensíveis ao site, que tem um novo grafismo, com mais secções e uma maior abrangência de temas, nomeadamente nos negócios da comunicação, tendências, estudos e criatividade internacionais, de par com a atualidade nacional.

Além de o site disponibilizar também a versão digital do jornal em papel, que está a ler, e que recebe na sua caixa de email.

Em março arranca novamente um novo ciclo, com a entrada de uma editora, Maria Barbosa, que até agora integrava a redação da SIC, depois de ter passado por meios de comunicação como o Expresso, Observador, Correio da Manhã e revista Máxima.

O muito que o Meios & Publicidade muda num ano significa que muito ainda vai acontecer, para inovar e entregar aos leitores mais e melhor. Da única forma que queremos fazer jornalismo: com profundidade e frescura, rigor e integridade.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.