Nuno Fialho, presidente da APEPE
APEPE em conversações para encontrar estudo de audiências outdoor
A Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade Exterior (APEPE) está em conversações com três empresas para avaliar a implementação de um estudo de medição de audiências de publicidade exterior em Portugal.
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
A Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade Exterior (APEPE) está em conversações com três empresas para avaliar a implementação de um estudo de medição de audiências de publicidade exterior em Portugal.
A APEPE está, neste momento, a estabelecer contactos com a Marktest, a Cuende e a GfK no sentido de ouvir as soluções que estas empresas poderão vir a oferecer ao mercado. “Essa questão tem vindo a ser debatida nos encontros nacionais ‘O Meio Outdoor em Portugal’. É uma mais-valia e é um aspecto necessário para o mercado. Esta direcção da APEPE tem vindo a trabalhar para encontrar uma solução viável”, referiu ao M&P Nuno Fialho, presidente da direcção da associação. Os associados da APEPE, diz o responsável, representam cerca de 50 por cento do mercado.
Nos últimos anos, os responsáveis das empresas de publicidade exterior têm vindo a alertar para a necessidade de se avançar com um sistema de medição de audiências. Porém, até este mês, não se tinham registado avanços concretos nesse sentido.“Pretende-se cruzar a necessidade com a viabilidade. Pretendemos discutir propostas para encontrar a solução que será usada pela APEPE. A solução que for encontrada tem de ir ao encontro das necessidades e tem de ser viável. Não nos parece que a existência de dois estudos de medição de audiências seja credível”, acrescenta o responsável.
O processo, para ser adoptado por todo o mercado, deverá passar pela Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), entidade que reúne meios, anunciantes e agências de meios. A própria CAEM admitiu, no passado, estarem reunidas condições para o lançamento de um concurso. Chegou inclusive a ser noticiado, em 2011, que a entidade já teria ultimado o caderno de encargos para que se avançasse com o processo em 2012. Fernando Cruz, director-executivo da CAEM, contactado pelo M&P, admitiu que “o tema está a ser debatido na CAEM [lançamento do concurso]”. “Mas ainda não temos nada a dizer sobre o assunto”, acrescenta.
Recorde-se que a GfK assumiu na última semana que vai mesmo avançar com um estudo de medição de audiência de publicidade exterior, mesmo que este não venha a ser adoptado em sede da CAEM. “Não vamos esperar que a CAEM abra concurso. Mas vamos ouvir todas as recomendações. Se a CAEM quiser criar um comité técnico consultivo, estamos perfeitamente disponíveis. A nossa solução é sólida, relevante e viável do ponto de vista financeiro”, declarou ao M&P António Salvador, managing director da GfK.